Em meio a um cenário de inovação tecnológica e complexidade fiscal, contadores precisam de habilidades digitais e consultivas para prosperar e atender às novas demandas do setor.
Área do Cliente
Notícia
Uber: entidades garantem que reajuste não chega aos motoristas
Aplicativo anunciou aumento de 6,5% no preço das viagens, mas representantes dos condutores descartam melhoria de condições
A Uber anunciou um reajuste de 6,5% no preço de suas corridas nesta segunda (14/3), diante do aumento de 18,8% na gasolina, com a tarifa cobrada pelo etanol também se elevando. O que parece ser uma boa notícia para os motoristas, no entanto, não segue a lógica. De acordo com entidades representativas, esse crescimento no que é cobrado do passageiro não chegará ao condutor do veículo.
“A Uber mudou o algoritmo dela. Hoje, a oferta da corrida para o motorista é uma espécie de leilão. Ela apresenta um valor para o usuário e outro para o motorista. À medida que o motorista rejeita aquela corrida porque não está valendo a pena, ela (a Uber) vai tentando melhorar”, explica Paulo Xavier, da Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos (Fanma).
De acordo com Paulo, essa mudança no algoritmo do aplicativo dificulta o planejamento dos motoristas. Segundo ele, fica quase impossível fazer uma média de ganhos. Nesse cenário, o aumento de 6,5% anunciado nesta segunda dificilmente chega ao bolso do prestador de serviço.
Antes dessa mudança, o motorista era pago de acordo com o tempo da corrida e o quilômetro rodado, que ainda é a política da 99, principal concorrente da Uber, que anunciou reajuste de 5% na semana passada.
“A gente consegue perceber esse aumento (no sistema de pagamentos por tempo e quilômetro rodado). Ela pegou e aplicou esse aumento direto na conta do motorista, como uma taxa de combustível”, explica o presidente da Fanma.
O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Minas Gerais (Asmopli), Sérgio Nascimento, compartilha da mesma leitura do colega. Segundo ele, o reajuste de 6,5% só chegará para o passageiro e para a própria empresa.
“Mesmo se passasse (os 6,5%), não seria significativo. A gasolina aumenta, e o álcool, que não tem muito a ver (com o reajuste da Petrobras), já aumenta também. O pessoal das refinarias de álcool fala que não repassou. É uma cadeia que você não sabe quem está falando a verdade e quem está falando a mentira”, critica Nascimento.
Neste cenário, a categoria analisa uma saída em massa de motoristas. Principalmente, aqueles que não têm carro próprio e dependem de um carro alugado para poder trabalhar.
"O cara que faz um pouco de conta percebe que está praticamente pagando para trabalhar. Eu suponho que cerca de 60% dos motoristas deixaram de trabalhar. Pessoal está procurando outros trabalhos. A categoria foi formada em meio à recessão de 2015. Agora, essas mesmas pessoas começam a deixar o setor, mesmo sem os índices de desemprego melhorarem", avalia Warley Leite, do Clube dos Motoristas por Aplicativos.
Uber
Em comunicado oficial, a Uber informou que o reajuste nas viagens vem para lidar com a alta no preço da gasolina que tem assustado motoristas da plataforma. A empresa esclareceu que o aumento será repassado integralmente para os parceiros e deve ser aplicado no preço final das corridas de forma temporária.
"Sabemos que motoristas estão entre os primeiros a sentir o impacto dos preços recordes dos combustíveis, então estamos implementando essas iniciativas para ajudá-los. Esperamos que essas ações emergenciais colaborem para reduzir os impactos no dia a dia, mas continuaremos ouvindo nossos parceiros, especialmente neste momento", afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, em comunicado enviado ao jornal O Estado de S. Paulo.
Notícias Técnicas
É nesse cenário que o papel do contador se torna indispensável.
Ineditismo foi a palavra de ordem na contabilidade brasileira no ano de 2024. Ao longo desse período, a classe contábil, bem como a sociedade brasileira, acompanhou com expectativa os grandes acontecimentos na área
Entre as suas diversas realizações, a publicação das normas de divulgação de sustentabilidade é um marco histórico, que posiciona o país como pioneiro mundial nessa temática
Aumento em relação a outubro foi de R$ 131,17 bilhões, uma variação de 1,85%
Notícias Empresariais
No dia 31, terça-feira, não há expediente bancário
Com aumento de 12,29% nas contratações, programa prioriza inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade e reforça o papel da qualificação profissional no Brasil
Planejar e estabelecer metas são fundamentais para um crescimento pessoal e profissional. Pensando nisso, o Geração SESI SENAI preparou seis passos essenciais para te ajudar a definir as metas anuais
Em dezembro, todos os indicadores de expectativa do setor para os próximos meses cresceram, mas taxa de juros e custos elevados podem mitigar projeções positivas
Publicação vai monitorar os principais instrumentos disponíveis para o desenvolvimento produtivo da indústria
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.