O Senado Federal está avançando com a Reforma Tributária. A tão aguardada, e preocupante reforma trará alguns impactos para empresas vinculadas ao modelo tributário do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Uber: entidades garantem que reajuste não chega aos motoristas
Aplicativo anunciou aumento de 6,5% no preço das viagens, mas representantes dos condutores descartam melhoria de condições
A Uber anunciou um reajuste de 6,5% no preço de suas corridas nesta segunda (14/3), diante do aumento de 18,8% na gasolina, com a tarifa cobrada pelo etanol também se elevando. O que parece ser uma boa notícia para os motoristas, no entanto, não segue a lógica. De acordo com entidades representativas, esse crescimento no que é cobrado do passageiro não chegará ao condutor do veículo.
“A Uber mudou o algoritmo dela. Hoje, a oferta da corrida para o motorista é uma espécie de leilão. Ela apresenta um valor para o usuário e outro para o motorista. À medida que o motorista rejeita aquela corrida porque não está valendo a pena, ela (a Uber) vai tentando melhorar”, explica Paulo Xavier, da Frente de Apoio Nacional dos Motoristas Autônomos (Fanma).
De acordo com Paulo, essa mudança no algoritmo do aplicativo dificulta o planejamento dos motoristas. Segundo ele, fica quase impossível fazer uma média de ganhos. Nesse cenário, o aumento de 6,5% anunciado nesta segunda dificilmente chega ao bolso do prestador de serviço.
Antes dessa mudança, o motorista era pago de acordo com o tempo da corrida e o quilômetro rodado, que ainda é a política da 99, principal concorrente da Uber, que anunciou reajuste de 5% na semana passada.
“A gente consegue perceber esse aumento (no sistema de pagamentos por tempo e quilômetro rodado). Ela pegou e aplicou esse aumento direto na conta do motorista, como uma taxa de combustível”, explica o presidente da Fanma.
O presidente da Associação dos Motoristas de Aplicativos de Minas Gerais (Asmopli), Sérgio Nascimento, compartilha da mesma leitura do colega. Segundo ele, o reajuste de 6,5% só chegará para o passageiro e para a própria empresa.
“Mesmo se passasse (os 6,5%), não seria significativo. A gasolina aumenta, e o álcool, que não tem muito a ver (com o reajuste da Petrobras), já aumenta também. O pessoal das refinarias de álcool fala que não repassou. É uma cadeia que você não sabe quem está falando a verdade e quem está falando a mentira”, critica Nascimento.
Neste cenário, a categoria analisa uma saída em massa de motoristas. Principalmente, aqueles que não têm carro próprio e dependem de um carro alugado para poder trabalhar.
"O cara que faz um pouco de conta percebe que está praticamente pagando para trabalhar. Eu suponho que cerca de 60% dos motoristas deixaram de trabalhar. Pessoal está procurando outros trabalhos. A categoria foi formada em meio à recessão de 2015. Agora, essas mesmas pessoas começam a deixar o setor, mesmo sem os índices de desemprego melhorarem", avalia Warley Leite, do Clube dos Motoristas por Aplicativos.
Uber
Em comunicado oficial, a Uber informou que o reajuste nas viagens vem para lidar com a alta no preço da gasolina que tem assustado motoristas da plataforma. A empresa esclareceu que o aumento será repassado integralmente para os parceiros e deve ser aplicado no preço final das corridas de forma temporária.
"Sabemos que motoristas estão entre os primeiros a sentir o impacto dos preços recordes dos combustíveis, então estamos implementando essas iniciativas para ajudá-los. Esperamos que essas ações emergenciais colaborem para reduzir os impactos no dia a dia, mas continuaremos ouvindo nossos parceiros, especialmente neste momento", afirma Silvia Penna, diretora-geral da Uber no Brasil, em comunicado enviado ao jornal O Estado de S. Paulo.
Notícias Técnicas
Mesmo com previsão de reduzir em 60% a alíquota da CBS e do IBS e garantia de não-cumulatividade, categoria vê medida com cautela, pois prestadores de serviço terão que escolher entre permanecer no Simples ou sair e arcar com carga tributária maior
Texto-base havia sido aprovado em agosto; projeto agora segue para o Senado, Casa em que tramita o PLP 68, que regulamenta a maior parte da reforma
Parceria visa intercâmbio de dados, desenvolvimento de pesquisas e ações conjuntas para promover condições justas e seguras no ambiente de trabalho
A decisão impactará processos semelhantes e envolve questões de constitucionalidade e valorização do magistério
Notícias Empresariais
O JSCP beneficia empresas de lucro real, reduzindo a carga tributária e incentivando o investimento.
Os prazos das operações com outorga de garantia variam entre 12 e 120 meses, incluindo uma carência mínima de 3 meses
Magistrada determinou devolução integral dos valores já pagos e fixou indenização aos consumidores
Medidas criadas para aumentar a segurança do meio de pagamento.
Curso é voltado a servidoras e empregadas públicas de estados e municípios. Alunas que se destacarem participarão de atividade presencial na Universidade Harvard, nos EUA
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.