Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
Área do Cliente
Notícia
Com baixo custo, pequenos negócios podem profissionalizar gestão financeira
Empresas menores passaram a contratar profissionais de CFO as a Service para cuidar das finanças, deixando mais tempo livre para o dono tocar o negócio
Pesquisas coordenadas por entidades ligadas aos pequenos negócios, como o Sebrae, apontam que a falta de gestão adequada está entre as principais causas para o fechamento de empresas no Brasil.
Diferente do que ocorre com uma grande organização, que possui departamentos separados e estruturados, os pequenos negócios em geral são tocados por seus proprietários, que passam a acumular funções burocráticas que nada têm em comum com a sua expertise.
A sobrevivência de qualquer negócio, independentemente do porte, requer planejamento e coordenação por profissionais qualificados na área financeira, o que é praticamente inviável para as micro, pequenas e médias empresas por conta dos custos envolvidos.
Hoje, a contratação pelo regime CLT de um bom diretor financeiro, controller ou gerente financeiro pode custar mensalmente ao empresário entre R$ 10 mil a R$ 15 mil, fora os encargos, segundo estimativa feita por Itamara Ferreira, CEO da Anit – Serviços Financeiros.
“É um custo muito alto, que faz com que o dono do negócio assuma várias funções dentro da empresa, algumas bem burocráticas, e fique sem tempo para se dedicar à parte estratégica do seu negócio”, explica.
Com o impulso da terceirização do País e a percepção cada vez maior da necessidade de profissionalizar departamento tão importante nas empresas, cresce o aumento da procura por profissionais de CFO as a Service que, em tradução livre, significa diretor financeiro sob demanda.
De acordo com Itamara Ferrara, um diretor financeiro sob demanda, nesses moldes, cuidará das finanças da empresa a maior parte do tempo de forma remota com o propósito de viabilizar a estruturação e gestão profissional do negócio.
Entre as atividades desenvolvidas estão a análise da saúde financeira da empresa, construção de relatórios para identificar os indicadores de desempenho, atuação para melhorar a comunicação e relacionamento junto a fornecedores, treinamento de funcionários, gestão de capital de giro e planejamento do fluxo de caixa.
Uma empresa com faturamento de cerca de R$ 100 mil por mês e que realize em média 100 pagamentos mensais poderá contratar os serviços de um CFO as a Service a partir de R$ 2 mil mensais. O valor do contrato é calculado com base nas necessidades da companhia e também do volume de pagamentos e vendas.
De acordo com a CEO da Anit, esse modelo de contratação é uma alternativa viável e interessante principalmente nos casos de empresas que já contam com um time de colaboradores, mas precisam de um profissional qualificado para gerenciar e coordenar as ações dentro da empresa.
OUTROS SERVIÇOS
Para reduzir custos sem perder a qualidade na gestão, os pequenos negócios também podem optar pela terceirização dos processos financeiros, como a tesouraria, faturamento (BPO) e gestão de RH, por exemplo.
De olho nesse mercado, os sócios da King, conhecida no mercado por sua atuação na área de contabilidade, criaram uma empresa especializada em serviços administrativos, como BPO (Business Process Outsourcing), ou Terceirização de Processos de Negócios, nas áreas financeira, de RH e Fiscal.
Além do custo menor se comparado com o gasto decorrente da contratação de um funcionário pela CLT, essa alternativa oferece segurança às empresas. No contrato de prestação de serviço, por exemplo, há cláusula impondo limites de senhas sensíveis ao andamento da empresa.
Uma empresa pequena que atue na área de vendas on-line, por exemplo, que necessite da presença de um profissional capacitado uma vez por semana, poderá fechar um contrato de BPO Financeiro a partir de R$ 500 por mês.
MAIS TEMPO
Graças a um contrato de serviços de BPO, às segundas, quartas e sextas, Sergio Portelo, dono da Mainflame, empresa especializada em combustão industrial, tem à sua disposição um profissional para cuidar do agendamento de compras de matérias-primas e pagamento de funcionários, relacionamento com fornecedores, contas a pagar e elaboração de relatórios com projeção de gastos.
Com perfil comercial, o empresário conta que depois de optar por essa solução no negócio, sobrou mais tempo para visitar clientes e viajar em busca de novos contatos. “Hoje, eu apenas faço as checagens dos lançamentos”, conclui.
Notícias Técnicas
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)