Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Call centers dizem ao STF que bloqueio derruba empregos, mas chamadas são feitas por robôs
A decisão da Anatel de coibir o uso abusivo de robôs de telemarketing deve gerar novas disputas judiciais, até porque atinge o coração do que se tornou o serviço de telefonia na era dos aplicativos de mensagens.
A decisão da Anatel de coibir o uso abusivo de robôs de telemarketing deve gerar novas disputas judiciais, até porque atinge o coração do que se tornou o serviço de telefonia na era dos aplicativos de mensagens. A maior parte do tráfego telefônico gerado atualmente é por call centers, o que ajuda a entender porque a sucessão de medidas anteriores, desde o cadastro Não Me Perturbe, jamais contou com apoio entusiasmado das operadoras de telecomunicações.
“Em uma única empresa, com cerca de 80 milhões de usuários, em torno de 350 deles são responsáveis por 60% do trafego da rede. Então temos resistência de empresas de telemarketing e resistência de operadoras para que essas medidas sejam efetivas e para que haja racionalidade maior nesse serviço, que é lícito, mas vem sendo utilizado de forma irracional e sem o mínimo de razoabilidade”, disse o conselheiro Emmanoel Campelo, que está à frente desse tema na Anatel.
A resistência, como já se viu, chegou ao Supremo Tribunal Federal, em uma ação direta de inconstitucionalidade que tenta derrubar a determinação da Anatel de que todas as chamadas de telemarketing ativo sejam identificadas pelo prefixo 0303. As empresas de call center alegam no STF que a possibilidade de os usuários identificarem previamente que a chamada é de telemarketing vai prejudicar o setor e provocar demissões.
A julgar pelos números apresentados pela Anatel, no entanto, quem corre mais risco de ficar sem emprego são robôs. “Robôs fazem 60% da rede, sem fazer o serviço”, resumiu o superintendente de Outorgas e Recursos à Prestação da agência, Vinícius Caram.
E apesar da grita de algumas entidades de call centers, pelo menos parte do segmento já se movimentou para adotar as novas regras. Desde que a exigência do 0303 foi adotada, no início de março deste ano, 440 empresas solicitaram 1.022 códigos 0303 junto à Anatel, que tem pedidos para outros 438 na fila. Vale lembrar que essa medida, que começou obrigatória para chamadas de telemarketing originadas em celulares, passa a valer também para telefones fixos a partir de 8 de junho.
“Estamos diante de um mercado grande de empresas de telemarketing que usam desses mecanismos para viabilizar o negócio. Mas não se pode utilizar os atendentes de telemarketing como escudo para que se permita um incômodo desenfreado aos consumidores. Chegamos a um patamar em que temos que pensar em quem está do outro lado. Acabar com o robocall, que liga de forma autônoma, pode gerar até um efeito contrário, de contratar mais atendentes e de que fato seja uma pessoa ligando para o consumidor. É um argumento apelativo, falacioso e não cabe como forma de tentar impedir as medidas”, completou Emmanoel Campelo.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)