É a segunda menor taxa de desocupação da série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012, só perdendo para o trimestre encerrado em dezembro de 2013
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Censo 2022: você pode responder a pesquisa online ou por ligação
Desde o início deste mês recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começaram a coleta de dados para o Censo Demográfico 2022. Os profissionais estão passando casa por casa para entrevistar os brasileiros e descobrir quais os principais índices a respeito do país. A última pesquisa foi realizada no ano de 2010.
O cidadão entrevistado tem três opções para participar da entrevista do Censo 2022: presencial, por telefone ou pela internet. A participação por ligação é inédita, já que na última pesquisa que aconteceu em 2010 apenas a versão pela internet também estava disponível. No entanto, existem algumas regras para ter acesso a versão remota.
O questionário somente pode ser respondido depois da visita do recenseador no domicílio, porque será neste momento em que o cidadão vai receber um tíquete eletrônico para acesso. Dessa forma, em conversa com o entrevistador será possível optar por responder o questionário via internet ou por telefone.
A partir dessa decisão, um e-ticket será gerado pelo recenseador e entregue ao cidadão, tendo prazo de sete dias para o autopreenchimento do questionário. Devendo responder sobre educação, trabalho, deficiência, cor ou raça, características dos domicílios, entre outras.
Suporte do IBGE auxilia no preenchimento do Censo
Ao optar por preencher de forma remota o questionário do Censo 2022, o cidadão vai contar com um suporte do IBGE no caso de dúvidas. O Centro de Apoio ao Censo (CAC) funciona por meio do número 0800 721 8181, prestando atendimento todos os dias, das 8h às 21h30.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida neste telefone, onde 180 agentes censitários estarão disponíveis para prestar ajuda aos entrevistados. A ligação é totalmente gratuita, mas cabe ao cidadão estar atento ao horário de atendimento do CAC para conseguir ser atendido.Um dia após a entrega do e-ticket o morador vai receber uma notificação lembrando sobre a necessidade de responder a pesquisa. A mensagem chega por SMS e também será enviada por e-mail. Caso não obtenha sucesso, no quarto dia o IBGE entra em contato novamente para saber o motivo do não preenchimento do questionário.
O último contato remoto para saber por qual razão a entrevista ainda foi feita acontece no sexto dia. Caso as tentativas por telefone não deem certo, um recenseador vai comparecer no endereço do cidadão novamente para realizar a entrevista do Censo de forma presencial.
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