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Embalado pela sustentabilidade, mercado de produtos naturais tem crescido

Segmento de cosméticos veganos deve movimentar R$ 18 bilhões até 2024

Sustentabilidade, autocuidado orgânico e consumo ético são, atualmente, mais do que palavras aderidas pelo consumidor contemporâneo. São a base de um estilo de vida para aqueles que buscam migrar de produtos convencionais, mais danosos ao bem estar animal e ao meio ambiente, para os naturais.

Uma pesquisa de mercado da empresa germânico-americana Nilsen aponta que a ascensão do mercado de beleza no Brasil é acompanhada pela mudança nos hábitos do consumidor. A sustentabilidade já é uma das três maiores preocupações para 32% dos brasileiros na hora de comprar. E os produtos mais sustentáveis crescem mais rápido.

Em comparação com os não sustentáveis, itens cruelty free (produzidos sem testes em animais) têm crescimento 61% maior. Já aqueles com ingredientes naturais apresentam um ritmo de crescimento de 124%. Em termos financeiros, uma previsão realizada pela Technavio, empresa especializada em pesquisa de mercado, projeta uma movimentação mundial de US$ 3,32 bilhões de dólares até 2024, cerca de R$ 18 bilhões, no segmento de cosméticos veganos.

Embora sem número que quantifiquem, Laura Kim, diretora da Associação Brasileira de Veganismo, avalia que a busca por esses produtos tem aumentado. E acredita que essa alta tem relação com uma maior conscientização no país. “As pessoas já procuram saber se tal empresa testa os produtos em animais ou usa insumos de origem animal, por exemplo, e a excluem. Há uma maior preocupação com a vida no planeta.” A associação tem mais de 2,6 mil produtos certificados e centenas de empresas associadas em todo o Brasil.

Laura ressalta que o veganismo é um estilo de vida. Ela própria o segue há 18 anos. “Mudei tudo em minha vida. E para melhor”, atesta. O crescimento, bem avaliado mesmo em face das adversidades econômicas infundidas pela pandemia do covid-19, também reforça as novas demandas do consumidor, que agora não só busca adquirir mercadorias com menor impacto ambiental, como também deseja saber a origem dos ingredientes no produto.

Foi justamente a confiança e a vivência diária desses produtos em casa que levou os irmãos Letícia, 30 anos, e Frederico Pernambucano, 27, a investirem, há quase um ano, na loja de beleza e bem-estar, a Empório GreenCare, ofertando produtos livres de tóxicos para o organismo dos consumidores. “Nos importa também a sustentabilidade. E não só de nossos produtos, mas também de nossas ações, a exemplo da diminuição de uso de plásticos, o reaproveitamento das caixas de papelão que vêm com as reposições, assim como o processo de reciclagem, fazendo a destinação correta de embalagens de produtos que recebemos”, explica Letícia Pernambucano.

Dentre os artigos de maior destaque entre os clientes da Empório GreenCare e por aqueles que buscam fazer parte deste estilo de vida, estão os produtos faciais e capilares sem parabenos, petrolatos e demais componentes considerados suspeitos de fazerem mal ao organismo, maquiagem sem contaminação de metais pesados, desodorante e esmaltes livres de substâncias tóxicas. Além disso, óleos essenciais, velas aromáticas com cera vegetal e demais produtos relacionados a aromaterapia também movimentam a loja. “Disponibilizamos as melhores marcas, sempre dando prioridade aos produtores brasileiros. Buscamos estimular o comércio local e, para tanto, já inserimos algumas marcas de parceiros da região em nosso portfólio, a exemplo da Céu e da Lavand’alma”, afirma Letícia Pernambucano.

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