Alta das taxas cobradas nas operações com cartão de crédito rotativo, e com o cheque especial, acontecem em um cenário de elevação da taxa básica da economia - que voltou a subir no mês passado, atingindo 10,75% ao ano. Dados foram divulgados pelo BC
Área do Cliente
Notícia
Etarismo: entenda o que é e como combatê-lo nas empresas
O etarismo surgiu, que nada mais é do que a discriminação de um profissional com base em estereotipos de idade, que nada mais tem a ver com a realidade.
Com as mudanças no mercado de trabalho vividas nas últimas décadas, os profissionais estão se aposentando cada vez mais tarde e disputando vagas de emprego com novas gerações.
Com esse cenário, o etarismo surgiu, que nada mais é do que a discriminação de um profissional com base em estereotipos de idade, que nada mais tem a ver com a realidade.
Normalmente, o termo é mais empregado aos profissionais mais velhos, mas os jovens também estão sentindo na pele essa situação pois estão cada vez mais cedo entrando no mercado e, muitas vezes, são considerados bem qualificados para a pouca idade.
O etarismo tem relação com um choque de gerações e o preconceito que existe em ambos os lados da linha do tempo: dos mais jovens às pessoas com mais idade e experiência.
O etarismo na prática
A escritora e palestrante, Cris Pàz, explicou durante participação ao Robert Half Talks, podcast promovido pela empresa de consultoria Robert Half, que a definição se resume a um “preconceito com relação à idade” e também aponta outros termos associados ao problema: “idadismo ou ageísmo”.
Independentemente do termo usado, o etarismo se reflete fortemente no mercado de trabalho quando a idade se mostra como um impeditivo para que um candidato seja considerado para uma vaga, por exemplo.
Pàz também reflete que “o mercado que rotulou isso”, e que existem dois mitos que devem ser urgentemente derrubados:
- O de que envelhecer também amadurece as pessoas;
- O de que envelhecer significa desatualização de conhecimento.
Em um país onde, atualmente, quase 15% da população tem mais de 60 anos, a discussão se faz cada vez mais necessária.
A coordenadora de relações públicas da Robert Half, Patrícia Alves, e a diretora de mercado da empresa, Ana Carla Guimarães, afirmaram durante o bate-papo que veem o RH como um elemento central para definir cargos e salários e analisar as características para o preenchimento de uma oportunidade, independentemente da sua faixa etária e outras características pessoais que não refletem, direta ou indiretamente, na sua capacidade para ocupar vagas que têm recebido um olhar restrito do mercado de trabalho.
Como o etarismo se revela no ambiente corporativo?
Durante o podcast, as participantes explicaram que o etarismo pode acontecer com jovens de 50 ou 60+. Em ambas as situações, o problema se instaura e deve ser combatido. Principalmente, porque ele pode aparecer em discretas situações ou em casos mais aparentes. Alguns exemplos:
- Presumir que uma pessoa não tem mais interesse/capacidade em aprender algo novo porque é mais velha do que outros profissionais;
- Usar a idade como um filtro restritivo para um processo seletivo;
- Baixa quantidade de promoções para pessoas com idade avançada;
- Demissões de colaboradores quando atingem certa idade.
Essa exclusão só divide mais o mercado e quem tem a perder são, verdadeiramente, as empresas. E, claro, as pessoas excluídas da competitividade do mercado por causa de suposições infundadas.
Como combater o etarismo?
Mais inclusão, por favor. Essa é a principal solução — embora não seja suficiente, segundo as participantes do podcast.
Segundo as especialistas, também é necessário ter empatia e comprometimento para combater todas as formas de etarismo, mesmo quando as empresas começam a incluir profissionais de todas as idades no seu quadro de colaboradores.
Trata-se de um esforço coletivo, portanto, e que deve ser continuamente desmistificado e combatido para que velhos preconceitos não criem raízes em um momento de múltiplas gerações dividindo o mesmo espaço dentro das empresas.
E esse assunto é tão amplo e diversificado quanto complexo, mas sob a ótica de Cris Pàz, Patrícia Alves e Ana Carla Guimarães, o etarismo se mostra como um obstáculo que pode ser removido das jornadas de trabalho.
Notícias Técnicas
Outra opção para reativar o pagamento é ligar para a Central 135 e informar que está regularizando os dados, o pagamento será desbloqueado em até 72h. O beneficiário terá de 45 a 90 dias para comparecer ao Cras e apresentar a documentação
O dado veio acima da expectativa em pesquisa da Reuters com analistas de alta de 1,48%
Ataques hackers e instabilidades no Gov.br prejudicam a vida de milhões de empresas e cidadãos, que passaram a depender de um único meio de acesso para mais de 5 mil serviços públicos digitais
Saiba como e em quais situações o recebimento do benefício é concedido pelo INSS
Notícias Empresariais
Prazo termina em 18 de novembro. A autorregularização evita riscos fiscais e litígios.
Cliente poderá pagar sua conta aproximando o celular de uma máquina de cartão
Como o Brasil é um país onde a tributação é muito complexa, cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidos todos os anos, e um desses ramos é as autopeças para caminhão
Veja as vantagens e as diferenças para os demais cartões, além da hora certa de utilizá-lo
Secretaria de Prêmios e Apostas contará com novas frentes de monitoramento e inteligência na identificação de movimentações suspeitas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.