Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Importar-se com o sono é fundamental para alcançar melhores resultados no ambiente de trabalho
De acordo com o Dr. Gleison Marinho Guimarães, médico especialista em Medicina do Sono, noites bem dormidas estão diretamente relacionadas a produtividade no trabalho e na vida pessoal
É cada vez mais evidente que uma boa noite de sono causa efeitos muito positivos no organismo, refletindo diretamente na disposição e produtividade apresentadas ao desempenhar as atividades do dia a dia.
De acordo com o Dr. Gleison Marinho Guimarães, médico especialista em pneumologia com residência pela UFRJ e pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia – SBPT, produtivas são aquelas pessoas que fazem seu tempo render mais e, para isso, dormir bem é fundamental. “Quando alguém não dorme o suficiente ou de forma adequada, é comum que no dia seguinte essa pessoa esteja em um estado maior de fadiga, principalmente porque não houve o descanso necessário e o corpo ainda precisa se recuperar. Com isso, esse indivíduo não tem a mesma capacidade de executar suas atividades pessoais e profissionais, podendo cometer erros que não cometeria se estivesse completamente descansado. Por outro lado, uma noite de sono bem aproveitada é primordial para elevar o rendimento de qualquer pessoa, melhorando a produtividade e os resultados apresentados”, pontua.
No caso de um cargo de liderança, por exemplo, a importância do sono é ainda maior. “Líderes e gestores, geralmente, acumulam funções de impacto em uma companhia. Portanto, descansar bem é fundamental para ter a disposição de comandar uma equipe no dia seguinte. Os colaboradores de uma empresa costumam ser contagiados por seus líderes, tanto positiva quanto negativamente”, declara Dr. Gleison Marinho.
Para o especialista em Medicina do Sono, existem algumas dicas que podem estabelecer uma rotina de sono inteligente, capaz de aumentar a produtividade e a disposição no ambiente de trabalho. “Primeiramente, é fundamental entender as necessidades do próprio corpo. Se prender ao clássico conceito de dormir oito horas por dia é um bom pontapé inicial, mas esse não deve ser o único indicador levado em consideração. A necessidade de sono varia de acordo com cada pessoa, por isso é importante que cada um entenda o seu próprio organismo. Alguns se sentem bem dormindo apenas seis horas por dia, enquanto outros precisam de até 10 horas para estarem com toda a disposição necessária no dia seguinte. É importante ter algum autoconhecimento nesse sentido antes de introduzir regras sobre o próprio sono”, pontua.
Estabelecer uma rotina de sono também pode ser um passo importante neste sentido. “É muito difícil manter a disciplina e ir para a cama sempre no mesmo horário. No entanto, se levarmos em consideração que temos um horário fixo para acordarmos durante a semana, é recomendável ter o mesmo rigor sobre o momento certo de ir descansar. Se o horário definido for 22 horas, por exemplo, será necessário adequar os compromissos noturnos a essa rotina, mitigando as chances de dormir em um horário completamente fora do que foi estabelecido”, relata o médico formado pela UFRJ.
O especialista acredita que criar um ambiente propício ao sono também pode ser um passo valioso em busca de noites bem dormidas. “Deve-se desenvolver um ambiente que inspire tranquilidade e permita que o sono seja, realmente, um combatente do cansaço. Evite a possibilidade de claridade entrando no cômodo, seja pelas janelas, telas de televisão e até mesmo o celular, e esteja atento em relação a cama e os travesseiros, que devem oferecer o máximo de conforto para que o cérebro compreenda esse ambiente como um lugar de repouso, entrando com mais facilidade em um estado que favoreça um sono pleno e restaurador”, finaliza.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.