Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Risadas no trabalho aumentam engajamento e produtividade
Começar uma reunião fazendo a equipe rir pode tornar o clima mais leve, reduzir o estresse dos funcionários e melhorar a participação
Talvez nunca tenha havido uma necessidade maior na história de mais leveza para compensar a turbulência vivida por muitos funcionários no mundo e no trabalho hoje. Quando foi a última vez que você deu uma boa gargalhada no trabalho, por exemplo? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente já faz um tempo, e incluir o riso na rotina pode ser um bom remédio para a explosão de problemas de saúde mental no local de trabalho.
A ideia medieval de trabalho como exaustão e suor não se sustentam mais. À medida que nos recuperamos do trauma e das incertezas pós-pandemia, mais empresas podem alcançar um equilíbrio saudável aumentando o engajamento e a produtividade no trabalho com risadas, leveza e diversão. Muitas pesquisas mostram que funcionários felizes e sem estresse estão diretamente relacionados a maiores lucros para a empresa.
A ciência do riso
Você provavelmente já ouviu o ditado de que rir é um bom remédio, e estudos mostram que ele dá ao seu corpo alguns dos mesmos benefícios que o exercício físico moderado. Você pode até perceber que se sente melhor segundos depois de rir. Isso porque o riso reverte as mudanças hormonais causadas pelo cortisol estressante e ativa um coquetel de endorfinas – o analgésico do próprio corpo – em seu sistema.
Quando você ri, os níveis de cortisol diminuem e as endorfinas aumentam, assumem o controle do seu corpo e te deixam menos estressado. A ciência do riso tem implicações profundas para as empresas que lidam com a epidemia de saúde mental, a Grande Demissão, quiet quitting, “paranóia de produtividade”, custos crescentes e todos os outros problemas vividos no pós-pandemia. Eu poderia continuar a lista, mas você entendeu.
Ioga do riso
Pesquisas mostram que rir — mesmo se for uma risada falsa — por apenas um minuto por dia reduz o estresse, alivia a dor, diminui a pressão arterial, estimula o sistema imunológico e clareia a sua visão mental. E isso leva a uma maior satisfação no trabalho, mais engajamento, produtividade, retenção e resultados financeiros da empresa.
Aproveitando esses benefícios, a yoga do riso consiste em forçar a risada até que ela pareça real. A ciência diz que, mesmo que você comece fingindo rir, seu corpo não percebe a diferença, e momentaneamente o riso apaga todas as suas preocupações e alivia sua mente do estresse. A ioga do riso pode ser feita em alguns passos simples, se você quiser tentar:
- De pé, olhe para cima e mantenha os braços bem separados acima da cabeça.
- Comece com o riso forçado, envolvendo seus ombros, braços, rosto e barriga até que o riso comece a parecer real.
- Continue o máximo que puder, deixando rolar: ahhh-hahaha-whoohoohoo-ha-heeheehee!
- Depois de alguns minutos de gargalhadas, veja se você não percebe um aumento instantâneo das endorfinas que seu corpo produz.
Riso como ferramenta para o bem-estar e produtividade
De acordo com Kevin Hubschmann, fundador da Laugh.Events, especialista em criar experiências cômicas, “uma vez que começamos a entender a ciência do riso, fomos capazes de entender por que nós – e quase todas as pessoas ao redor do mundo – amamos isso e então consideramos o trabalho como um ambiente não convencional para fazer o riso acontecer com mais frequência.”
Pesquisas recentes defendem a ideia de tratar o riso como bem-estar, não apenas como uma saída para o entretenimento. Ele está sendo repensado como uma ferramenta para aumentar a felicidade e a produtividade dos funcionários no trabalho. Riso e estresse não podem coexistir, e o riso sempre vence. “À medida que o Laugh.Events crescia, nos unimos à nossa conselheira, a diretora de psicologia Dra. Natalie Dattilo, para aprender o que estava fisicamente por trás das risadas e como poderíamos expandir esse conceito no local de trabalho para transformar esse ambiente para melhor.”
“Se você fizer sua equipe rir primeiro e depois começar uma reunião, a reunião ainda pode ser considerada estressante para os participantes, mas seus corpos vão reagir de maneira diferente“, explica Dattilo. “As endorfinas e a sensação de bem-estar liberadas durante crises de riso atenuam o efeito do estresse no corpo, diminuindo os efeitos nocivos do cortisol quando ele é liberado.”
A Laugh.Events é especializada em criar experiências de comédia personalizadas em ambientes virtuais e presenciais. Eles dão às empresas e seus funcionários uma saída para rir e se relacionar por meio de eventos interativos. Sua missão é mudar a percepção de que a comédia é simplesmente uma forma de entretenimento e repensá-la como uma ferramenta para aumentar a felicidade e a produtividade dos funcionários no trabalho.
“Oferecemos programas de comédia virtual curtos de 15 minutos chamados Laugh Breaks. Muitas empresas compram como uma abertura para uma reunião geral mais longa, e algumas compram vários para usar mensalmente ao longo do ano”, diz Hubschmann.
“A duração de 15 minutos proporciona às equipes uma pausa necessária e incentiva a produtividade. É a nossa versão da ‘pausa para fumar’, substituindo a nicotina por endorfinas.” O trabalho deles foi apresentados em programas como Late Night with David Letterman e The Tonight Show com Jimmy Fallon.
A Laugh.Events lançou seu serviço para eventos presenciais este ano, que inclui shows de standup e workshops de improviso. “Os workshops de improviso têm sido os mais interessantes e são o futuro do engajamento corporativo presencial”, disse Hubschmann. “Eles são voltados para o desenvolvimento profissional e de habilidades como escuta ativa e colaboração, mas também são a maneira perfeita para as equipes fazerem uma pausa no trabalho e relaxarem – e sempre acabam sendo hilários.”
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.