Quem ganha mais de R$ 2.824 pagará imposto
Área do Cliente
Notícia
Envelhecimento populacional é oportunidade para a economia
Fran Winandy, pesquisadora, consultora e especialista em diversidade etária e etarismo, se reúne com empresários do Comitê ESG da FecomercioSP
Os profissionais maduros podem auxiliar no crescimento dos negócios, especialmente às empresas que buscam retomar os resultados obtidos antes da crise econômica, gerada pela pandemia de covid-19. Isso, porque a experiência dos empregados com mais de 50 anos é uma grande aliada do mercado de trabalho, uma vez que estes profissionais já passaram por diferentes tribulações na política e na economia, superando dificuldades diversas.
O tema foi abordado na reunião do Comitê ESG, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), ocorrida no dia 13 de junho, pela convidada Fran Winandy, pesquisadora, consultora e especialista em diversidade etária e etarismo e autora do livro Etarismo, um novo nome para um velho preconceito.
No encontro, Fran destacou o grande problema da discriminação etária: vagas de emprego, promoções, transferências e treinamentos são negados a certos profissionais em razão da sua idade. De acordo com a especialista, apesar de as empresas não mostrarem interesse em tratar do assunto, o pilar etário deveria ser o primeiro a ser trabalhado, pois toda a população vai envelhecer, independentemente de raça ou gênero.
“Dentro das organizações, existem normas etárias. Se a pessoa tem 20 anos, não será promovida gerente porque é muito novo. Caso tenha 60, tampouco será contratado, porque é muito velho. A questão é que a população está envelhecendo, e ninguém está fazendo nada”, detalhou Fran, enfatizando que, atualmente, um quarto da população brasileira atingiu os 50 anos. A especialista ainda chamou a atenção para que o setor empresarial evite o estereótipo negativo de que a idade avançada é um empecilho à vida das pessoas, assim como à economia de forma geral.
Para Fran, é importante ainda ressaltar que essa parcela da sociedade considerada como “economia prateada” consome produtos, inclusive pelos meios digitais. Essa população representa uma “fatia” de mercado com tendência a crescimento, uma vez que a população está envelhecendo e os mais jovens pensam cada vez menos em ter filhos.
“Dependendo da idade, olha-se para um currículo já com um olhar julgador, mas as raízes do preconceito não têm muita lógica. Os negócios que trabalham com este público obtêm resultados positivos. Como você vai entender qual é necessidade do cliente de 50 anos se não há ninguém na empresa dessa idade? Além disso, que diferença a idade do profissional vai fazer no desempenho de determinada função?”, questionou.
Luiz Maia, coordenador do Comitê ESG, concordou com os pontos levantados na reunião e aconselhou: “O jovem pode ensinar o mais experiente e vice-versa. As empresas podem usar este material humano de excelente qualidade para impedir a barreira existente na transição de uma geração para outra”.
O Comitê ESG da FecomercioSP tem como objetivo incorporar a agenda ESG nos negócios, particularmente nas MPEs. Conheça nossas ações.
Notícias Técnicas
Outra fraude recorrente voltou a circular por aplicativo de mensagem: a do falso crachá de funcionário que visita a casa de segurados para pedir documentos e foto. Fuja, é armadilha para roubar dados
Indenização será paga em casos de criança com deficiência comprovada
O Índice Nacional da Construção Civil (SINAPI) variou 0,21% em dezembro, ficando 0,03 ponto percentual abaixo do índice de outubro (0,24%). O acumulado do ano foi de 3,98%, resultado acima dos 2,55% registrados em 2023. O índice de dezembro de 2023 foi de 0,26%.
Em dezembro de 2023, a variação havia sido de 0,56%. O IPCA fechou o ano com alta acumulada de 4,83%.
Notícias Empresariais
Criminosos estão aproveitando a onda de "fake news" relacionadas à fiscalização da Receita Federal sobre declarações prestadas por instituições financeiras e de pagamento para enganar cidadãos e aplicar golpes.
Para a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatóriaPara a 6ª Turma, a medida foi nitidamente discriminatória
O acumulado nos últimos 12 meses ficou em 4,6%, 26º mês seguido em que esse indicador é positivo
Prazo para submissão de propostas encerra-se em 24 de fevereiro de 2025
Em comunicado, o Fisco desmentiu informações falsas que circularam nas redes sociais nos últimos dias sobre cobrança de imposto para transferências digitais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.