Com uma comunicação clara e contratos bem definidos, é possível evitar esses problemas e proteger sua reputação profissional
Área do Cliente
Notícia
O que é e como implementar uma comunicação 360°?
Erik Ramalho, CEO da Beehome, comenta o case do Grupo Moura e explica como diversificar o formato do conteúdo, direcioná-lo para públicos específicos e ser multitela
O desafio agora é motivar o engajamento do colaborador e seu consequente interesse em utilizar um aplicativo de comunicação interna de uma empresa
Erik Ramalho, CEO da Beehome, comenta o case do Grupo Moura e explica como diversificar o formato do conteúdo, direcioná-lo para públicos específicos e ser multitela
O Grupo Moura conectou cerca de seis mil colaboradores em uma plataforma integrada de comunicação e serviços com o apoio da Beehome, plataforma integrada para comunicação interna, rede social corporativa e gestão de pessoas e processos. O projeto nasceu a partir da reestruturação da área de comunicação interna, iniciada há quatro anos, que expôs a necessidade de implementar um canal de comunicação instantânea.
Até então, a organização não possuía uma plataforma digital de comunicação e lidava com a dificuldade de transmitir informações para um volume significativo de trabalhadores “deskless“, ou seja, aqueles que não trabalham em uma mesa, e sim atuando nas diversas operações e atividades de uma fábrica.
Erik Ramalho, CEO da Beehome, conta que, com mais de seis mil colaboradores, alocados em sete fábricas no Brasil e Argentina e em mais de oitenta distribuidores, o Grupo Moura esbarrava no desafio de como se comunicar com os colaboradores certos, no momento ideal e de forma assertiva.
Segundo Ramalho, a estrutura da companhia aumentava a complexidade de disseminar a informação de modo segmentado. Além do mercado automotivo, a Moura produz baterias e sistemas de acumulação de energia para as mais diversas aplicações, como motos, barcos, empilhadeiras, nobreaks, metrôs, trens, estações de telefonia, sistemas de armazenagem, entre outros. O Grupo também mantém frentes verticalizadas, como as transportadoras Log M e Bitury, e um instituto de ação social que leva o nome da fundadora, Conceição Moura.
“Com o apoio da plataforma Beehome, o grupo implementou o “Moura+”, ferramenta que se tornou estratégica para a comunicação interna, conectando simultaneamente os seus colaboradores, independentemente da função ou localização geográfica”, detalha Ramalho.
Para ele, a comunicação 360º pode ser definida como uma estratégia que visa distribuir conteúdos e informações para os colaboradores de forma global, em múltiplos canais de acesso e, principalmente, permite que a comunicação seja bilateral: a empresa e os colaboradores são capazes de produzir conteúdos e interagir com eles.
O especialista explica que a primeira etapa é selecionar uma ferramenta de comunicação interna capaz de atender à premissa básica do projeto. Para tanto, a empresa precisa levar em consideração três pilares estratégicos: diversificar o formato do conteúdo, direcioná-lo para públicos específicos e ser multitela. A seguir, ele comenta cada um dos elementos:
Diversificar formato de conteúdos
“Hoje, as pessoas estão habituadas a consumir conteúdos de vídeo em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok, e em áudio, por meio de podcasts. Por isso, escolha uma plataforma software que permita explorar isso em seu projeto de comunicação 360”, diz ele. “Evite ficar apenas nos comunicados escritos. Por mais bem redigidos, os textos não são tão inclusivos e dinâmicos como os conteúdos multimídia”, recomenda.
Direcionar os conteúdos para públicos específicos
Ramalho destaca que é preciso utilizar uma ferramenta que permita a segmentação do conteúdo a públicos escolhidos. “Você não precisa liberar um comunicado que vai impactar apenas sua área comercial para toda a empresa. É importante que o colaborador, ao acessar o app de comunicação interna, tenha acesso a um conteúdo para impacta-lo direta ou indiretamente”.
Investir na comunicação multitela
“Expanda sua comunicação além dos limites do aplicativo ou portal de comunicação interna”, aconselha o empresário. “Planeje o uso de TVs corporativas, que irão substituir os antigos murais de avisos. Selecione uma plataforma que já oferece isso tudo de forma integrada, evitando, assim, que você tenha que gerir dois ambientes de conteúdo”, complementa.
Comunicação 360º promove conexão disseminação da cultura corporativa
Ramalho observa que, em média, 80% da força de trabalho não está na frente de um computador. No entanto, cerca de 91% da população mundial possui smartphones. No Brasil, há mais smartphones (242 milhões) do que habitantes (214 milhões), segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O CEO da Beehome destaca que, antes da inclusão digital, era desafiador manter uma conexão permanente com o colaborador e disseminar a cultura corporativa da empresa. No momento atual, onde todos possuem celulares inteligentes, o desafio agora é motivar o engajamento do colaborador e seu consequente interesse em utilizar um aplicativo de comunicação interna de uma empresa.
“Para esse desafio, além das estratégias de conteúdo citadas, é preciso que a plataforma de software de comunicação ofereça soluções que impactem o dia a dia do colaborador com ferramentas de gamification, solicitações ao RH (Recursos Humanos), holerites, acesso a documentos importantes e canal de ouvidoria, entre outros”, afirma.
Dessa forma, todo o contexto de perfil de colaborador será impactado positivamente ao usar o aplicativo de comunicação da empresa, conclui Ramalho.
Notícias Técnicas
CTPS Digital vai trazer descrição correta sobre cargo do trabalhador
Beneficiários que estão sem inscrição no CadÚnico e os que não fazem atualização há 48 meses precisam comparecer ao Cras da sua região para retificar as informações
Encaminhamentos da proposta de modernização da certificação digital vem sendo debatidos desde 2023
Quem teve o benefício bloqueado por não estar inscritos no CadÚnico deve ligar para a Central 135 do INSS para saber como proceder
Notícias Empresariais
Com dívidas que somam R$ 515 milhões, empresários podem aproveitar o programa de regularização tributária da PGFN, disponível no portal Regularize, para garantir condições facilitadas de pagamento
A CLT não prevê a possibilidade de pagamento parcelado das verbas trabalhistas. Entenda
O Governo Federal publicou, hoje (25), a Medida Provisória 1271/2024 que estabelece alíquota zero, até 31 de março de 2025, do Imposto de Importação incidente sobre medicamentos importados por pessoas físicas no âmbito do Regime de Tributação Simplificada – RTS, até o limite de US$ 10.000,00
Juíza considerou Estatuto do Idoso e destacou necessidade de amparo à mãe da trabalhadora
O feriado do Dia do Servidor Público será no dia 31/10
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.
A automação e a transformação digital em curso, reforçam a importância da educação continuada e da capacitação técnica como forma de se manter competitivo em um cenário cada vez mais desafiador.