Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Férias sem fim são adotadas por empresas para incentivar produtividades dos funcionários
Existem várias técnicas de produtividade que podem ser colocadas em prática de acordo com a realidade de cada negócio.
As empresas já perceberam que a sua eficácia está diretamente relacionada com a produtividade de seus colaboradores, que pode melhorar ou piorar dependendo da produtividade da equipe. Por isso, muitas pessoas se perguntam hoje se existe alguma fórmula para ser mais proveitoso. A boa notícia é que sim, existem várias técnicas de produtividade que podem ser colocadas em prática de acordo com a realidade de cada negócio. Mas, boa parte dessas técnicas é uma via mão dupla.
Isso quer dizer que de nada adianta, para os empresários, ficar esperando bons frutos dos funcionários sem fazer absolutamente nada por eles. Portanto, para manter seus colaboradores produzindo, está valendo tudo: vale-refeição, descontos em academias, shows, acordos com nutricionistas e psicólogos, palestras, ingressos de cinema e teatro, sessões de massagem, ginástica laboral… E, mais recentemente, a boa nova é que algumas startups estão adotando as “férias ilimitadas”, um recurso que não está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho-CLT, mas que com certeza atrai muitos talentos em busca de emprego.
Vale lembrar que as leis trabalhistas brasileiras estipulam que o funcionário celetista tire, no máximo, 30 dias de férias; os quais devem ser avisados com, no mínimo, um mês de antecedência. Por sua vez, as empresas que permitem o descanso interminável trata o benefício sem limites, sem interrupções ou dias fixos. Tudo porque o que importa é o resultado, ou melhor, a produtividade da pessoa.
Organizações como a plataforma de streaming Netflix e o Grupo Kronos, por exemplo, já adotam a prática, ao invés de cartão de ponto e remuneração de acordo com dias trabalhados. E, segundo elas, a repercussão tem sido positiva.
Uma pesquisa global feita pela consultoria Gartner com mais de quatro mil profissionais mostra que, atualmente, 93% dos líderes de Recursos Humanos estão preocupados com o esgotamento dos funcionários. Então, indo na contramão dessa realidade, outorgar férias intermináveis é uma maneira de compreender os novos tempos, que exigem mais flexibilidade na jornada de trabalho, garantindo assim a atração e retenção dos talentos, e cuidando mais da saúde mental e física das pessoas e evitando afastamentos.
Na prática, a ideia não é atuar depois do cansaço ou das doenças surgirem e, sim, antes. É como diz o ditado: “melhor prevenir do que remediar”.
No ano passado, uma pesquisa da empresa Gattaz Health & Results, liderada pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria da USP, Wagner Gattaz, apontou que 18% dos profissionais brasileiros, ou seja, 1 em cada 5, sofrem com o esgotamento profissional, também conhecido como “síndrome do burnout”. Ademais, 43% do universo dos pesquisados afirmaram ter sintomas depressivos e 24% apresentaram queixas de ansiedade.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.