Proposta será enviada após eleições na Câmara e no Senado
Área do Cliente
Notícia
4 tecnologias que vão impactar o futuro do mercado imobiliário
O mercado imobiliário tem cada vez mais se modernizado, e diversas novas tecnologias prometem impactar o setor. Saiba quais!
Como um setor tradicional, o mercado imobiliário não está de fora das inovações tecnológicas: cada vez mais, novas tecnologias podem trazer eficiência e economia para o setor.
Seja para quem quer uma kitnet na Praia Grande ou para quem quer uma mansão em São Paulo, o mercado vai mudar e ser mais eficiente com a modernização do setor.
Por isso, leia o artigo para entender mais sobre o futuro do mercado imobiliário e quais as tecnologias mais promissoras para os próximos anos.
1. Blockchain e Tokenização
Primeiramente, a tecnologia blockchain pode revolucionar o setor imobiliário, simplificando e tornando mais seguros os processos de registro e transação – que tendem a ser demorados e caros.
Assim, com o uso da blockchain, será possível registrar informações sobre imóveis de forma mais transparente e confiável, desde a sua propriedade até as informações sobre pagamentos e transferências.
Além disso, a tecnologia blockchain permite a realização de contratos de forma digital, evitando a necessidade de presença física para assinaturas e reconhecimento de firma.
Tudo isso ajuda a tornar o processo de compra e venda de imóveis mais ágil e seguro, facilitando a vida dos envolvidos e tornando o mercado imobiliário mais eficiente.
2. Impressão 3D
A Impressão 3D está cada vez mais presente no mercado imobiliário e, de fato, sua aplicação tem potencial para revolucionar o setor. Ainda que sua aplicação não seja tão extensa no setor, já se vê o seu efeito.
Em primeiro lugar, a impressão 3D já é utilizada para produzir modelos de casas e empreendimentos, o que pode ser fundamental na hora de decidir se alguém vai comprar um imóvel na planta.
Isso porque as maquetes produzidas através da impressão 3D são fiéis ao imóvel que será construído e permitem que o cliente visualize áreas de lazer e até mesmo a unidade.
Além disso, a impressão 3D permite que se construam imóveis com muito mais rapidez e eficiência, já que é possível construir muito mais imóveis em menos tempo por conta da automatização de processos – o que pode gerar imóveis mais baratos.
3. Realidade Virtual e Realidade Aumentada
As tecnologias de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) estão mudando a forma como o setor imobiliário apresenta e vende imóveis.
A realidade virtual permite aos clientes experimentarem visitas virtuais a imóveis, através do uso de óculos VR, sem sair de sua casa. Isso oferece uma experiência única e imersiva para o cliente, que pode visualizar como o imóvel será quando estiver concluído.
Por outro lado, a realidade aumentada permite que os clientes visualizem como o imóvel ficará decorado e personalizado, inserindo elementos virtuais em ambientes reais.
Assim, com o uso de um smartphone ou tablet, o comprador pode experimentar uma visita guiada ao imóvel, visualizando as possibilidades de decoração e design.
O mesmo conceito pode ser usado para reformas, trabalhos de design e outros tipos de serviços relacionados ao setor imobiliário.
4. Automação Robótica de Processos
A RPA é uma abordagem geral para qualquer software que automatiza processos manuais, repetitivos e baseados em regras e tarefas. Essa é uma tecnologia disruptiva que se aplica ao setor imobiliário, que é um mercado com muitas tarefas a serem realizadas dos bastidores.
Com isso, ela pode ser aplicada de diversas formas, desde uma solução simples para retirar informações de uma planilha, passando por e-mail, até um sistema maduro de CRM que organiza tarefas de múltiplos departamentos em uma única interface de usuário.
A área mais óbvia de aplicação dessa tecnologia disruptiva é a área administrativa do setor imobiliário, como a geração de faturas, gerenciamento de pagamentos, renovações e aplicações de crédito, gerenciamento de risco e muito mais.
Notícias Técnicas
A Fundação IFRS divulgou um compilado de notícias, eventos e outras informações sobre a IFRS para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), bem como atividades relacionadas às PMEs. Veja o conteúdo publicado na última quinta-feira (09).
Atualmente o INSS não está notificando ou bloqueando pagamentos de nenhum segurado pela falta de comprovação
As inscrições da 1ª/2025 edição do Exame de Suficiência estão abertas. Os interessados em participar do certame terão entre as 16h do dia 14 de janeiro de 2025 e as 16h do dia 13 de fevereiro de 2025 para efetuar as inscrições.
Dados globais de movimentações enviadas à Receita geraram polêmica. Estados dizem receber informações sobre pagamentos feitos às empresas, que consideram essenciais para que os fiscos desempenhem suas 'funções constitucionais de arrecadação e fiscalização'.
Notícias Empresariais
País é o único de seus pares emergentes no pódio que apresenta uma piora no resultado fiscal entre 2024 e 2025
No terceiro prognóstico para a safra 2025, a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve somar 322,6 milhões de toneladas, com alta de 2,5% ante o 2º prognóstico (7,8 milhões de toneladas) e alta de 10,2% frente a 2024 (29,9 milhões de toneladas)
As alterações no Cosif não provocarão modificações nas estatísticas monetárias e de crédito e fiscais, e nem em suas respectivas séries históricas.
A receita líquida atingiu R$ 232,8 bilhões no mês, enquanto a despesa totalizou R$ 213,4 bilhões
Já houve tentativas frustradas de fixar a data das festas para março
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
asdf
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.