Segundo a RFB, mudanças atendem demandas da classe contábil
Área do Cliente
Notícia
Você é um líder que responsabiliza ou culpa?
Quando somos responsáveis, respondemos pela nossa vida, pelo nosso trabalho, pelas nossas tarefas, etc.
O que é culpa e o que é responsabilidade?
Qual é a diferença entre essas duas palavras?
Quando somos responsáveis, respondemos pela nossa vida, pelo nosso trabalho, pelas nossas tarefas, etc. A responsabilidade traz movimento e ação.
E a culpa? Por que se sente culpa? Sentimos culpa quando provocamos em alguém, prejuízo material, espiritual ou moral. Ao contrário da responsabilidade, a culpa paralisa, porque não há mais o que fazer. Pode-se até reparar, mas o que foi feito está feito.
Vamos trabalhar esses conceitos em quatro dimensões:
Primeira dimensão: Liderança
Percebo minha equipe como responsável ou não? Como líder, atribuo responsabilidades para a equipe? Delego com clareza? Delego tarefas que são compatíveis com as competências e alinhamentos feitos com a equipe? Delego de uma forma responsável?
Segunda dimensão: Equipe
Será que as pessoas que fazem parte da equipe são as adequadas para o resultado que será construído? Essas pessoas são aptas a entender as orientações? Ser responsável é construir uma equipe competente. É muito importante saber se o time está pronto para assumir as responsabilidades e chegar nos resultados esperados.
Terceira dimensão: Comunicação
Ninguém assume responsabilidades se não entende o que vai fazer. É normal que se queira orientar da forma como entendemos. Isso não é ser responsável. Ser responsável é se comunicar na forma como as pessoas conseguem entender. Às vezes, é necessário mostrar o que se quer, outras vezes apenas falar na velocidade e na linguagem que as pessoas entendem.
Ser irresponsável é deixar que as pessoas se sintam culpadas, pois só o ego de quem culpa fica feliz… “o problema não está comigo, é da outra pessoa”. No entanto, fazer com que alguém se sinta culpado, além de paralisar a pessoa, não resolve o problema. Quando o foco é na responsabilidade, o problema pode ter ocorrido, mas o chamado à razão, leva as pessoas a se movimentarem.
Ainda tendo o foco “comunicação” como direcionador, o alinhamento de expectativas é uma grande responsabilidade da liderança. A responsabilidade é construída quando se coloca claramente o que se espera da equipe e se ouve, também, o que a equipe espera do líder. E aqui cabe um cuidado: há pessoas que não sabem dizer “não” e aceitam a responsabilidade por um volume de coisas acima do que seria razoável. Cabe também ao líder não aceitar essa postura de colaboradores que, apesar de mostrarem comprometimento, são irresponsáveis com o reconhecimento das próprias limitações.
Cobranças muito intensas geram estresse e paralisam quem não tem competência para lidar com esse tipo de gestão. Portanto, não é ser responsável cobrar intensamente quem não está preparado para tal, O que se consegue, nesses casos, é uma paralisa na ação ou a utilização de mecanismos de defesa.
Quarta dimensão: Cultura da empresa
Há empresas cuja cultura favorece a busca de culpados. A primeira pergunta diante do problema é: quem foi? No entanto, quem estabelece a cultura da empresa são os líderes. Portanto, empresas com essa cultura deveram pensar em alterar a pergunta para: quem assume a responsabilidade e resolve essa questão / situação / problema?
A culpa traz arrependimento e sofrimento. Como ninguém gosta de sofrer, cria-se mecanismos de defesa dos mais variados: negamos o ocorrido, colocamo-nos em uma posição de vítima, acusamos outra pessoa, falamos que o problema está no tempo e no acúmulo de tarefas, ou seja, a culpa gera desculpas. E as desculpas são carregadas de mecanismos de defesa: a culpa foi de “fulano”, não minha, foi o tempo, foi a chuva, me atrasei, não existe problema nenhum, eu sabia que isso não ia dar certo, avisei etc.
Culpa e responsabilidade são sentimentos próximos, que caminham juntos, às vezes a culpa se confunde com competência ou incompetência. E não há o que fazer. O propósito e valores alinhados à ação ajudam a reconhecer as competências e lidar com as incompetências de forma a não se tornarem problemas. Ou seja, quando se é responsável por algo cujo propósito e valores são conhecidos e alinhados com o propósito e valores pessoais, grande parte da situação é resolvida, seja porque a responsabilidade é assumida com vontade, a delegação feita com segurança, seja porque nada será feito que coloque em perigo o propósito e os valores.
A forma tríplice como grande aliada à responsabilidade
Além dos aspectos já mencionados, a fórmula tríplice é uma grande aliada: autoconhecimento, autoconfiança e autoliderança. Conhecer os pontos fortes e limitações ajuda a assumir o que se pode assumir. Autoconfiança permite que a responsabilidade seja chamada para si, uma vez que quem tem confiança em si mesmo(a), sabe que é confiável e sabe em quem confiar. E a autoliderança que permite que cada um se conduza de acordo com valores e propósitos
Agora o trabalho é de cada um. Observe suas responsabilidades e separe-as do sentimento de culpa. Vá para a ação. Solucione e não culpe.
E, fica aqui, mais uma vez, a pergunta: Você é um líder que responsabiliza ou culpa? E ainda, nos outros papéis da sua vida, você responsabiliza ou culpa?
Notícias Técnicas
Fraudadores alegam existência de suposta lista de pedidos de benefícios indeferidos pelo instituto para entrar com ação na Justiça
Processo define ordem de preferência para os bancos que vão pagar futuros benefícios
As mudanças possuem como objetivo a melhoria da experiência do usuário e evitar a geração de guias que não podem ser vinculadas automaticamente aos débitos declarados
Estão sendo cumpridos 44 Mandados de Busca e Apreensão nas cidades de Campo Grande/MS, Brasília/DF, Cuiabá/MT e São Paulo/SP, além de medidas como afastamento da função pública, monitoramento eletrônico dos investigados e outras cautelares
Notícias Empresariais
Muitas pessoas acabam ficando na dúvida se existe alguma forma de pedir demissão e ainda sim receber o seguro-desemprego
Daniel Loria destacou a sofisticação tecnológica do modelo operacional que está sendo desenvolvido na reforma
Entenda como pequenas atitudes podem fazer total diferença para o desenvolvimento da sua empresa
Levantamento da instituição identifica que, em média, o salário do dono de pequeno negócio é R$ 3,5 mil
Estimativa está abaixo ainda da previsão do Ministério da Fazenda, que projeta crescimento de 3,2% neste ano
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.
A automação e a transformação digital em curso, reforçam a importância da educação continuada e da capacitação técnica como forma de se manter competitivo em um cenário cada vez mais desafiador.
A implementação da EGC, além de promover a qualificação do corpo funcional, também contribui para o amadurecimento do ambiente corporativo do Sistema CFC/CRCs