Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
Área do Cliente
Notícia
CPF vazado: o que fazer quando se deparar com essa informação?
Cada vez mais, os brasileiros são alvo de vazamento de CPF
Cada vez mais, os brasileiros são alvo de vazamento de CPF. Geralmente, o número no Cadastro de Pessoas Físicas na Receita Federal é usado por cibercriminosos para praticar golpes de pishing, junto com o nome completo e a data de nascimento da vítima. Com essa informação de cunho pessoal em mãos, os hackers se passam por um serviço legítimo para obter mais dados da pessoa física ou jurídica, ou mesmo solicitar dinheiro, senha de banco, empréstimos… Dependendo da situação, os golpistas conseguem até contratar serviços, abrir contas bancárias ou fazer grandes compras em nome da vítima envolvendo o cartão de crédito.
E não são poucas as evidências para não se preocupar com o assunto. Quem não lembra do megavazamento de dados do Ministério da Saúde, em 2020, que expôs as informações de 243 milhões de brasileiros, incluindo pessoas já falecidas? E o que dizer da grande falha de segurança no site do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte – Detran-RN que provocou a disseminação de informação de mais 70 milhões de motoristas em todo o País, em 2019?
E, para piorar, um vazamento sem precedentes desvendou CPF, nome completo, data de nascimento e outras informações sensíveis de mais de 220 millhões de cidadãos brasileiros, de acordo com laboratório de segurança digital da Psafe Tecnologia. Na lista roubada havia, inclusive, dados de grandes autoridades do País.
A má notícia de tudo isso é que, ao saber que seu CPF foi parar na dark web, que consiste em um conjunto de sites ocultos na internet, muito utilizado por pessoas mal-intencionadas, vez que neles são realizadas várias atividades anônimas, não há nada que pode ser feito.
Mas, como saber se estou correndo risco a partir de dados que foram vazados?
De forma geral, é preciso aplicar o ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Ou seja: é fundamental, em se tratando de internet, ter cuidado com informações, evitando o compartilhamento de dados na rede. Ao transmitir nome, CPF, data de nascimento, telefone ou endereço, é aconselhável que a pessoa se relacione com empresas de confiança, que prezem pela Lei Geral de Proteção de Dados-LGPD. Do mesmo modo, é importante comprovar se os sites que acessa, e fornece dados, são igualmente seguros.
Segurança em sites
Na internet, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é analisar se está navegando em um site seguro, antes mesmo de digitar seus dados. Para isso, existe uma contextura que é possível notar, e que faz toda a diferença: o cadeado de segurança ao lado da barra de endereço web.
Isso quer dizer que, caso o internauta esteja em um site que tenha o cadeado cinza, ele pode ficar sossegado. Com toda certeza trata-se de um ambiente seguro, com as informações contidas nele privadas. Contudo, caso haja, no cadeado cinza do navegador, um triângulo amarelo, isso significa um aviso de alerta, e o recomendável é que a pessoa saia desse site imediatamente.
Pior ainda é se o cadeado cinza estiver cortado por uma barra vermelha. Aí o aviso é de perigo total: trata-se de um site com pouca proteção ou sem resguardo algum para o usuário.
Registrato
Para ter certeza se teve ou não o CPF vazado e se os cibercriminosos fizeram algum estrago com seu nome, uma ferramenta do Banco Central pode ajudar bastante. Ela é o Registrato, uma plataforma segura para consultar todas as movimentações financeiras que podem ser feitas pelo CPF, como transações PIX, aberturas de contas bancárias, empréstimos e financiamentos, operações de câmbio e até mesmo se há débitos para com órgãos e entidades federais, no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal – Cadin.
Com esse monitoramento, a pessoa consegue identificar se alguma ação suspeita foi tomada utilizando suas informações pessoais. Caso tenha observado operações de desconfiança, é importante entrar imediatamente em contato com a instituição financeira em questão para informar sobre o ocorrido.
Da Redação do Portal Dedução
Notícias Técnicas
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)