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CEO do Rock in Rio fala de inovação e jornada do cliente no Startup PR Conecta
Painéis de conteúdo sobre open innovation e inteligência artificial foram tema na oitava edição do evento, em Curitiba
O primeiro dia do Startup PR Conecta, no dia 23 de junho, foi marcado por painéis de conteúdo que também exploraram temas relacionados à inovação aberta (open innovation), proporcionando inspirações valiosas para empreendedores e entusiastas do ecossistema de startups no Estado. O evento, promovido pelo Sebrae/PR, fez parte da programação do Conecta Week, que terminou no sábado (24), em Curitiba, para fomentar e desenvolver a inovação.
Um dos destaques foi a presença do CEO do Rock in Rio, Luis Justo, que compartilhou no painel “Rock in Rio: o caso de sucesso de quem empreende sonhos” os desafios enfrentados para viabilizar, há 38 anos, um dos maiores festivais de música do mundo sem perder o espírito de startup e como o foco no cliente funciona como guia para a inovação do produto.
“A cada ano, nós exploramos maneiras de utilizar a tecnologia para proporcionar uma experiência ainda melhor e transformar essas oportunidades em algo maior. Um exemplo disso é a adoção de tecnologias como NFT para pulseiras, shows de drones e outros elementos que oferecem experiências inesquecíveis ao público do Rock in Rio”, conta Justo.
Entre as dicas: ouça atentamente seu cliente e desenvolva um plano estruturado com soluções viáveis para implementar em seu negócio; compreenda as necessidades do cliente, como ele engaja em toda jornada (não só na de consumo) e identifique as oportunidades que ele sente falta.
“Assim, você poderá aplicar melhorias ao longo de toda a jornada, a fim de aprimorar a experiência de ponta a ponta. Vá além do que o produto oferece e analise toda a jornada, pois, assim, conseguirá identificar uma série de experiências significativas”, indica Justo.
Outro painel importante do dia foi mediado por José Gava Neto, diretor de Administração e Finanças do Sebrae/PR, e contou com a participação de Anderson Dieh (Angel Investor Club), Monnaliza Medeiros (Dealist) e Edson Mackeenzy (Non Stop). Os convidados falaram sobre a temática “investimentos, SVB e cenário para captar dinheiros”.
Já o painel “Oportunidades no ecossistema do Paraná” foi mediado pelo diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete. Nessa ação, Poliana Brito (Hotmilk), Gabriel Caus (Incubadora PTI) e Marcos Aurélio Pelegrina (coordenador de Ciência e Tecnologia da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná) falaram sobre formas de desenvolver os empreendimentos locais, fornecendo novas perspectivas para os participantes.
Por fim, o painel “Open Innovation: conexão entre startups e grandes marcas” reuniu Arlete Tavares (Klabin) e Nelson Saito (Furukawa) para falar sobre como startups e empresas de grande porte podem se beneficiar da parceria.
O Startup PR Conecta reúne empreendedores, acadêmicos, investidores de diferentes regiões na sede do Sebrae/PR, em Curitiba. A programação segue neste sábado (24), com atividades previstas até às 12h.
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