Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
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Notícia
A ciência como ferramenta de alavancagem da produtividade e bem-estar
Como utilizar estratégias baseadas na ciência para potencializar a produtividade e o bem-estar?
A ciência preconiza que os relacionamentos positivos interpessoais e intrapessoais no ambiente organizacional estão condicionado ao equilibrio das competências técnicas e sociemocionais. Investir e valorizar o capital humano é sinonimo de aumento de produtividade e lucratividade. São desafios superados pelos gestores com aplicabilidade da interação de comunicação adequada, bem-estar e dos recursos da ciência.
Nesse contexto a premissa é o treinamento por otimizar os processos e oportunizar a aplicação de melhores práticas nas resoluções construtivas de conflitos, promovendo e relacionamentos saudáveis, assertivos, não violentos e empáticos.
Expressar-se com assertividade compartilhando sentimentos e pensamentos sem agressividade, com respeito a si mesmo e aos outros é transmitir informações de maneira coesa, objetiva e clara, com serenidade são habilidades relacionadas a neurociência social que associa à confiança, competição e empatia.
As empresas não são apenas espaços físicos, mas comunidades de pessoas. Os indivíduos trazem consigo uma combinação complexa de mente, corpo, emoções e espírito. Gerenciar e cuidar desses aspectos é fundamental para o desempenho e bem-estar.
- Cérebro humano
O cérebro é o computador central do corpo humano, localizado internamente na caixa craniana e atua como a central de comando do organismo. Navegar na sua estrutura e funcionamento é apropriar de recursos impares na busca do autoconhencimento em prol do crescimento pessoal e profissional.Desvendar a complexidade do cérebro humano nas conexões, funcionamento e potencialidades é considerar o sistema nervoso e os neurônios interconectados na construção da percepção sobre o mundo externo e no controle das ações e impulsos do cérebro para o corpo e do corpo para o cérebro.
- O cérebro divide em lobos
Frontal: criatividade, raciocínio, personalidade, tomada de decisões, movimentação dos músculos esqueléticos.
Temporal: comunicação, audição e compreensão da linguagem.
Parietal: percepção de dor, frio, calor e toques.
Occipital: processa informações visuais.
- Composição do cérebro
Neocórtex: funções intelectuais superiores.
Sistema límbico: emoções
Complexo reptiliano: sobrevivência.
- Mente
A mente é a parte funcional do cérebro, é o elo ou a etapa intermediária entre um estímulo que atinge nosso organismo e a resposta que damos a ele. Processa as informações recebidas e permite responder e desenvolver comportamentos específicos.
- Neurociência
A neurociência se dedica ao estudo cientifico da consciência, dos comandos cerebrais que controlam as ações do corpo e a tomada de decisões. Além disso, investiga a forma como o cérebro aprende, bem como as doenças degenerativas e outros temas relacionados.
2.1 Empatia
A capacidade de colocar-se no lugar do outro nos permite enxergar o mundo sob uma nova perspectiva e seguir adiante. Quanto mais empatia sentimos por alguém, mais seguros nos tornamos. Compreender o “não” de alguém com sensibilidade e compreensão nos impede de interpretá-lo como uma afronta.
- Sistemas neurais ativados na empatia
Sistema Neuronal
|
Atribuição neuronal
|
Manifestação empática
|
Sistema de espelho |
Reproduz mentalmente a ação do outro no próprio cérebro. |
Compreende as intenções e emoções dos outros. |
Rede de teoria da mente |
Atribui estados mentais aos outros, como crenças, desejos e intenções. |
Permite inferir o que os outros estão pensando ou sentindo, contribui para a compreensão. |
Sistema límbico |
O sistema límbico, incluindo a amígdala e o córtex cingulado anterior. |
Regulação emocional e resposta afetiva aos estímulos emocionais dos outros. |
Circuito da recompensa |
Composto pelo núcleo accumbens e pelo córtex pré-frontal ventromedial, está envolvido na sensação de prazer e recompensa. |
É ativado quando nos engajamos em ajudar os outros e estabelecer conexões sociais. |
Fibras de substância branca |
Responsáveis pela transmissão de informações e sinais elétricos entre diferentes áreas do cérebro. |
A conectividade funcional e estrutural entre as regiões cerebrais é fundamental para o processamento e compartilhamento de emoções e estados mentais dos outros. |
Sistema de atenção |
Permite que direcione a atenção para as pistas sociais relevantes e sintonizemos nas experiências emocionais dos outros. |
A regulação da atenção é crucial para a focar na pessoa em questão e responder adequadamente às suas emoções e necessidades. |
Rede de memória autobiográfica |
Composta pelo hipocampo e áreas corticais associadas. |
Permitir a lembrar das próprias experiências passadas, auxilia nos relacionamentos com as experiências e emoções dos outros. |
Rede de tomada de perspectiva |
Composta pelo córtex pré-frontal dorsomedial e a junção temporo-parietal. |
Permite adotar a perspectiva dos outros e compreender seu mundo interno. |
- Estratégias aplicáveis
Autoconhecimento: Gerenciar as próprias emoções antes de compreender as emoções dos outros.
Explorar a abertura e a curiosidade: engajar-se em diálogos com indivíduos de diversos círculos sociais para entender suas perspectivas.
Desenvolver habilidades de escuta: estar plenamente presente e minimizar a urgência de expressar opiniões.
Reduzir julgamento: Praticar a suspensão de julgamentos para compreender a perspectiva do outro.
Comunicação empática: Expressar sentimentos e necessidades e ouvir ativamente os outros.
Feedback e opiniões: Buscar a perspectiva dos outros sobre comportamento e situações vivenciadas.
- Neurotransmissores relevante na empatia
A influência dos neurotransmissores na empatia pode variar dependendo do contexto e das características individuais.
Neurotransmissores |
Funcionalidades |
Ocitocina |
Regulação do afeto e na promoção de comportamentos pró-sociais. Fortalece os laços sociais, à confiança e à formação de vínculos emocionais. |
Serotonina |
Regulação do humor e das emoções. |
Dopamina |
Regulação da motivação e recompensa, associada ao bem estar em ajudar os outros. |
Noradrenalina |
Regulação do estado de alerta e da resposta ao estresse. Empatia cognitiva. |
2.2. Bem-estar
Segundo Seligman (2010), o modelo PERMA, que reúne os elementos de emoções positivas, engajamento, relacionamentos, sentido e realização, não apenas contribui para uma vida mais feliz e próspera, mas também tem profundos efeitos positivos na saúde física e mental das pessoas. Esses componentes formam uma base sólida para o florescimento humano, promovendo bem-estar e resiliência.
- Neurotransmissores relevante ao bem-estar
A regulação dos neurotransmissores e sua relação com o bem-estar são processos complexos e multifatoriais. Eles são influenciados por diversos fatores, incluindo genética, ambiente, estilo de vida e experiências individuais.
Estudos neurocientíficos têm revelado que o bem-estar está associado a ativação de regiões como o córtex pré-frontal, o sistema límbico (incluindo o hipocampo e a amígdala) e o sistema de recompensa.
Neurotransmissores |
Funcionalidades |
Endorfina
|
Atua como analgésicos naturais e promovem uma sensação de euforia e prazer. |
Serotonina
|
Frequentemente chamada de "hormônio da felicidade". Regulação do humor, do sono, do apetite e do desejo sexual. |
Dopamina
|
Relacionada à motivação, ao prazer e à recompensa. Fundamental na sensação de bem-estar e satisfação. |
Glutamato
|
É inibitório do cérebro, reduze a atividade neuronal. Ajuda a acalmar a mente, aliviar a ansiedade e promover o relaxamento. |
Gaba
|
É excitatório do cérebro, crucial no aprendizado, na memória e na regulação do humor. |
2.3 Comunicação
A neurociência e a comunicação estão relacionadas no sentido em que se baseia em uma compreensão da estimulação na ativação de processos cerebrais e emocionais para promover uma comunicação eficaz e construtiva.
- Benefícios: colaboração, trabalho em equipe, resolução de conflitos, aumento da produtividade e eficiência, engajamento dos funcionários, ambiente de trabalho saudável e desenvolvimento de habilidades de liderança.
- Abordagens utilizadas como estratégias
Escuta ativa: ouvir de forma genuína, concentrada e empática, com o objetivo de compreender o interlocutor.
Empatia: expressar compreensão e cuidado pelos sentimentos e necessidades dos outros, estabelecendo uma conexão emocional.
Não violenta: basea-se em princípios de empatia, compaixão, respeito mútuo e interação na expressão de sentimentos e necessidades.
Assertiva: expressar pensamentos, sentimentos e opiniões de maneira clara, direta e respeitosa, sem infringir os direitos das outras pessoas.
De acordo com Brum (2021), as empresas enfrentam problemas de comunicação, como informações centralizadas, reuniões longas e improdutivas, falta de clareza na transmissão de informações estratégicas, boatos informais, falta de feedback entre líderes, subordinados e colegas de trabalho, além da falta de comunicação entre diferentes áreas ou setores da empresa.
- Escuta ativa e comunicação empática
Situações hipotéticas |
Escuta ativa |
Escuta passiva |
Comunicação empática |
Comunicação sem empatia |
Exemplo: 1
Um colega de trabalho está compartilhando seus desafios e frustrações em relação a um projeto.
|
Entendo que você esteja enfrentando dificuldades com o projeto. Você poderia me contar mais sobre os principais obstáculos que está encontrando? |
Não se preocupe com isso. Todos têm problemas nos projetos. |
Lamento que você esteja passando por dificuldades com o projeto. Gostaria de saber mais sobre como se sente e como posso ajudar. |
Pare de reclamar tanto. Todos nós temos problemas. |
Exemplo: 2
Durante uma reunião de equipe, há um desacordo sobre a melhor abordagem para um projeto. |
Compreendo que existam opiniões diferentes sobre a abordagem do projeto. Poderíamos ouvir cada perspectiva com atenção e discutir as vantagens e desafios de cada uma delas? |
Não acho que sua ideia seja viável. Devemos seguir o meu plano. |
Entendo que você tenha uma visão diferente sobre o projeto. Gostaria de saber mais sobre sua abordagem e os motivos pelos quais você acredita que ela seja eficaz. |
Seu ponto de vista não faz sentido. O meu plano é claramente o melhor. |
- Comunicação não violenta e assertiva
Situação hipotética |
Comunicação não violenta |
Comunicação agressiva |
Comunicação assertiva |
Comunicação não-assertiva |
Exemplo: 1 |
|
|
|
|
O cliente está insatisfeito com o serviço recebido. |
Entendo sua insatisfação. Vamos discutir suas preocupações e encontrar uma solução que atenda às suas necessidades. |
Você está exagerando. O serviço foi prestado de acordo com o contrato. |
Lamento sua insatisfação. Por favor, me diga suas preocupações para que possamos resolver juntos. |
Não posso fazer nada sobre isso. É assim que nosso serviço funciona. |
Situação hipotética |
Comunicação não violenta |
Comunicação agressiva |
Comunicação assertiva |
Comunicação não-assertiva |
Exemplo: 2 |
||||
Um colega de trabalho cometeu um erro que afetou negativamente um projeto. |
Percebo que ocorreu um erro que teve impacto no projeto. Podemos analisar o ocorrido juntos e encontrar maneiras de evitar situações semelhantes no futuro. |
Você estragou tudo. Não consigo entender como você pode ser tão incompetente. |
Compreendo que houve um erro no projeto. Vamos discutir o que aconteceu e encontrar soluções para corrigir o problema e evitar recorrências. |
Você sempre faz tudo errado. É inaceitável. |
- Comunicação não verbal: Expressões faciais podem transmitir emoções, gestos podem reforçar ou contradizer o discurso verbal, e o contato visual pode demonstrar interesse e engajamento.
Gestos e posturas |
Significado da mensagem |
Aperto de mãos firme |
Transmite confiança e profissionalismo. |
Contato visual adequado |
Demonstra interesse, respeito e engajamento na interação. |
Postura ereta e aberta |
Indica confiança e disposição para se envolver na comunicação. |
Sorriso genuíno |
Cria uma atmosfera acolhedora e positiva, facilitando a comunicação e fortalecendo as relações interpessoais. |
Nodulação |
Transmite interesse e encorajamento quando faz leves movimentos de cabeça para demonstrar que se está ouvindo e compreendendo o que o outro está dizendo. |
Expressões faciais congruentes |
Mostra coerência emocional e facilitando a compreensão do interlocutor. |
Gestos calmos e controlados |
Transmite confiança e segurança, além de ajudar na ênfase e clareza das ideias. |
A interpretação dos gestos é influenciada por diferentes normas sociais e culturais, necessário considerar outros aspectos da comunicação para melhor compreensão. A comunicação não verbal complementa e enriquece a comunicação verbal, fornecendo pistas adicionais sobre o significado e a intenção das mensagens transmitidas.
- Linguagem positiva
De acordo com Brum (2021) a linguagém positiva envolve o uso de palavras e frases na promoção de ambiente positivo, encorajador e construtivo. As palavras expressadas determina a qualidade dos sentimentos, relacionamentos, ações e resultados. Fortalece relacionamentos, estimula o otimismo e a confiança, promove a criatividade e a resolução de conflitos proporcionando um ambiente saudável e promissor.
Linguagem positiva |
Orientações |
Em vez de dizer |
Você pode dizer |
Use palavras afirmativas |
Escolhas palavras que transmitam otimismo, encorojamento e confiança. |
Não acho que isso funcione. |
Acredito que podemos encontrar uma solução eficaz. |
Foque em soluções |
Ao discutir problemas ou desafios, direcione a conversa para possíveis soluções. |
Isso não vai dar certo. |
Podemos explorar outras abordagens que possam ser mais efetivas. |
Elogie e reconheça |
Reconheça os esforços, realizações e contribuições dos outros. |
Você sempre comete erros. |
Agradeço o seu empenho e compromisso em melhorar constantemente. |
Seja claro e direto |
Comunique-se de forma clara, evitando ambiguidades ou linguagem excessivamente complexa. |
Seria bom se você pudesse me enviar as informações atualizadas o mais rápido possível. |
Envie as informações atualizadas até amanhã de manhã. |
Demonstre empatia |
Use frases que mostrem que você valoriza as opiniões e sentimentos dos outros. |
Isso não é importante. |
Entendo que essa questão é importante para você. Vamos discuti-la e encontrar uma solução juntos. |
- Feedback construtivo
Feedback construtivo impulsiona o crescimento, a motivação e o sucesso, a não aplicabilidade resulta em estagnação, falta de desenvolvimento, desmotivação e lacunas na comunicação.
Feedback construtivo |
Orientações |
Linguagem assertiva |
Linguagem inadequada |
Seja especifico e objetivo |
Identifique comportamentos ou ações específicas que você deseja abordar. |
Gostaria de discutir áreas específicas para melhorar a qualidade do seu trabalho. |
Seu trabalho não é bom. |
Foque nos fatos |
Baseie o feedback em evidências e observações concretas. |
Na última reunião, você chegou 10 minutos após o horário marcado. |
Você sempre se atrasa para as reuniões. |
Seja equilibrado |
Reconheça tanto os pontos fortes quanto as áreas de melhoria. |
Você é comunicativo e articulado, mas precisa melhorar sua organização pessoal para cumprir os prazos das tarefas. |
Você é bom em se comunicar, mas precisa melhorar em cumprir prazos. |
Ofereça sugestões construtivas |
Proporcione orientações claras sobre como a pessoa pode melhorar. |
Sugiro simplificar o processo, eliminando etapas intermediárias e tarefas desnecessárias para melhorar a eficiência e alcançar resultados mais rápidos e melhores. |
Isso não está bom. Tente de novo. |
Seja empático e aberto |
Demonstre empatia e considere o impacto emocional do feedback. |
Entendo o desafio que o projeto representou para você. Acredito no seu potencial e estou aqui para apoiá-lo. Vamos superar esses obstáculos juntos. |
Você deveria ter lidado melhor com a situação. Não entendo por que você está tão preocupado. |
- Validar emoções
É fundamental reconhecer e validar as emoções dos outros, conforme preconizado por renomados especialistas como Rogers, Satir e Rosenberg. Validar emoções promove a comunicação eficaz, cria confiança e empatia. A falta dessa validação leva a incompreensão, mal-entendidos, distanciamento emocional e problemas na resolução de conflitos.
Validar emoções |
Orientações
|
Linguagem assertiva
|
Linguagem inadequada |
Esteja presente e ouça atentamente |
Dê total atenção à pessoa que está compartilhando suas emoções. |
Reconheço seu empenho e dedicação. Se estiver sobrecarregado, vamos conversar e encontrar soluções juntos. |
Você precisa lidar com isso sozinho. Não posso fazer nada para ajudar. |
Demonstre empatia |
Coloque-se no lugar do outro e tente compreender como ele está se sentindo. |
É natural se sentir ansioso diante dessas circunstâncias. |
Você não deveria se sentir ansioso diante dessas circunstâncias. |
Utilize linguagem adequada |
Evite minimizar ou desqualificar as emoções do outro. |
É perfeitamente compreensível que você esteja se sentindo magoado. |
Não entendo por que você está tão chateado com isso. |
Reflita emoções |
Repita ou reformule as emoções expressadas pela pessoa para mostrar que você as entende. |
Parece que você está se sentindo triste e desapontado com a situação. |
Você está triste e desapontado com a situação? Isso é exagero, não há motivo para se sentir assim. |
Evite dar conselhos prematuros |
Concentre-se em validar as emoções antes de oferecer qualquer conselho ou solução. |
Estou aqui para ouvir suas preocupações e encontrar soluções para os desafios do projeto. |
Não vejo motivos para ficar tão frustrado. Não é tão complicado assim. Você só precisa se concentrar mais e trabalhar duro. |
- Empatia reflexiva:
A prática da empatia refletiva beneficia a comunicação, a construção de relacionamentos sólidos e na resolução de conflitos, enquanto a ausência pode levar à incompreensão, conflitos e prejuízos nas relações interpessoais.
Situação
|
Linguagem assertiva
|
Linguagem inadequada |
Um membro da equipe está frequentemente atrasado para as reuniões. |
Percebo que você está chegando atrasado para algumas de nossas reuniões. |
Você precisa se organizar melhor. Chegar atrasado não é uma desculpa válida. |
Um colega de trabalho cometeu um erro em um projeto importante. |
Lembre-se de que todos cometemos erros, e é assim que crescemos profissionalmente. |
Essa é a segunda vez que você comete esse erro. Você nunca aprende? |
Um colega de trabalho interrompe constantemente os outros durante as reuniões de equipe. |
Você tem algum motivo para interromper durante as reuniões? Existe algo importante que você gostaria de compartilhar? |
Por que você acha que suas opiniões são mais importantes do que as dos outros? |
2.4 Produtividade
As contribuições da ciência são positivas para o negócio. A chave do processo é compreender o funcionamento de cérebro e utilizar esse entendimento para desenvolver padrões de trabalho mais produtivos.
- Fatores que alavanca o desempenho das equipes
Estimular períodos de descanso com a equipe, implementar recursos para redução do estresse, evitar multitarefa, dividir atividades longas em blocos gerenciais e utilizar listas e checklists como ferramenta de organização.
Nesse contexto, compreender as funcionalidades do cérebro e processos cognitivos influencia positivamente no comportamento humano e contribui para eliminar ruídos, mal-entendidos e situações conflitantes através da implantação de culturas de emoções positivas, engajamento, relacionamentos positivos, sentido e realização como consequência potencializa o florescimento humano com a valorização, compreensão e motivação. Investir em processos de conexão da neurociência, produtividade, comunicação e bem-estar impulsiona a criatividade e proporciona um ciclo virtuoso de sucesso.
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Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
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