Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Os impactos do BPO na sustentabilidade empresarial
Veja como o BPO pode ajudar a sua empresa a ser mais eficiente e sustentável.
O mercado contábil e empresarial continua se atualizando em meio à novas tecnologias, normas e necessidades, enquanto busca constantemente mais eficiência e sustentabilidade nos processos.
Segundo o Vice-presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), auditor e presidente dos conselhos fiscais da Natura, Qualicorp e Fundação Ambev, Eduardo Luque, uma das principais buscas do momento é encontrar meios de atender aos requisitos Environmental, Social and Governance, mais conhecidos como ESG em português, enquanto também se reduz custos e aumenta-se o faturamento.
“Ao longo dos anos, os negócios estão realmente descobrindo como fazer isso, priorizando alguns novos métodos de gestão e metodologias organizacionais”, afirma o especialista.
Ele reforça que esse é o caso do Business Process Outsourcing, popularmente chamado pela sua sigla BPO, que se traduz na terceirização de processos internos de uma empresa realizada por outra especializada e focada no ofício em questão.
Em alguns setores empresariais, é algo que já acontece com frequência faz tempo, como na logística, com a contratação de transportadoras. Em outros, a demanda está começando a crescer cada vez mais — como vem ocorrendo com as áreas de apoio como a contabilidade, apuração tributária, folha de pagamentos, financeiro e tesouraria, TI e outras.
“O BPO é uma prática estratégica que pode proporcionar benefícios financeiros e operacionais, inclusive desempenhando um papel fundamental na promoção da sustentabilidade empresarial. Esse modelo tem se destacado porque pode contribuir para a otimização de processos, a redução de custos e desperdícios e a melhoria na gestão de recursos financeiros e ambientais. Tudo isso aumenta consideravelmente o equilíbrio da empresa e sua capacidade de crescimento sustentável”, esclarece Luque.
A abordagem difere do modelo tradicional no sentido de não ser contratado um time que vai trabalhar internamente, mas sim especialistas da área de uma outra empresa. O atendimento é recorrente, pois se trata de uma atuação cotidiana, na qual os profissionais envolvidos estão inteiramente conectados com todos os processos contábeis do cliente.
Algumas pessoas temem que a terceirização signifique o afastamento do contador – peça chave no desenvolvimento empresarial – ou demais especialistas da realidade da empresa, mas isso não necessariamente acontece na prática.
“Quando a parceria é bem estabelecida, o profissional tem todas as informações de que precisa para trabalhar como se fosse contratado tradicionalmente. Junto a isso, ele muitas vezes possui experiência e conhecimento a mais por conta do trabalho com diferentes clientes, dando maior visão e perspectivas inovadoras ao serviço, o que é especialmente valioso quando se trata de buscar práticas sustentáveis”, reforça o especialista.
Abaixo, Luque reforça todos os benefícios do BPO, confira.
Benefícios do BPO
Na gestão ambiental, há algumas vantagens importantes. Primeiro, o BPO não apenas reduz os custos operacionais, mas também minimiza o consumo de recursos, como espaço físico em escritórios e todos os aspectos relacionados a isso, como equipamentos, deslocamento de pessoas, papel e energia elétrica, necessários para a execução dos processos internamente.
Além disso, há ações relevantes que reforçam a sustentabilidade nesse setor, como a digitalização de documentos e a geração de relatórios de impacto ambiental — práticas com uma tendência crescente entre os BPOs. A expertise em questões regulatórias ambientais e emissões de carbono também permite que as empresas atendam aos requisitos legais e adotem medidas proativas para minimizar seu impacto ambiental.
Estrategicamente, há outros benefícios na gestão de recursos financeiros. Boas assessorias trabalham com ferramentas tecnológicas de ponta e com conhecimento especializado para identificar áreas de desperdício financeiro e desenvolver estratégias para a redução dessas despesas desnecessárias. Essa análise aprofundada pode resultar em economia significativa de recursos, o que, por sua vez, permite que as empresas invistam em outras frentes, incluindo iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social corporativa.
Com todas essas vantagens, é possível que o BPO ocupe um papel cada vez maior no mercado, auxiliando empresas de todos os tipos a crescerem de maneira sustentável. Ao otimizar processos, reduzir desperdícios e melhorar a gestão de recursos, as empresas que optam por essa abordagem podem avançar em direção a um futuro mais verde, promovendo uma cultura de responsabilidade corporativa e tendo mais capacidade de investir em outras áreas do negócio.
Com informações EDB Comunicação
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)