Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Influenciado pelo crescimento do investimento e do consumo das famílias, PIB cresce 0,8% no primeiro trimestre de 2024
Variação está em linha com a projeção da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Na comparação anual, a soma de todos os bens e serviços produzidos no Brasil avançou 2,5% e ficou acima da mediana das expectativas do mercado
O Produto Interno Bruto do Brasil nos primeiros três meses do ano avançou 0,8% na margem, com ajuste sazonal. Os números foram divulgados nesta terça-feira (4/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima da mediana das previsões de mercado e em linha com a projeção da Secretaria de Política Econômica (SPE), do Ministério da Fazenda. Na comparação interanual, o PIB do primeiro trimestre de 2024 cresceu 2,5%, acelerando ante a alta de 2,1% nos três últimos meses de 2023. A variação, também nessa base de comparação, ficou acima da mediana das expectativas de mercado e em linha com a projeção da SPE.
Acesse a Nota Informativa sobre o resultado do PIB do 1º Trimestre de 2024.
O resultado foi influenciado pelo crescimento acima do esperado do PIB de serviços (alta de 3%), repercutindo a expansão da massa de rendimentos, das concessões de crédito e o pagamento de precatórios. Avanços expressivos foram verificados para atividades de informação e comunicação e imobiliárias, para o comércio, para os transportes e para outras atividades de serviços, relacionadas a serviços prestados às famílias.
O crescimento abaixo do esperado para o PIB da indústria refletiu o pior desempenho da indústria extrativa e da construção. No entanto, conforme esperado, houve expansão da indústria de transformação, impulsionada pelo crescimento da produção de bens de capital e de bens de consumo duráveis. O avanço do setor agropecuário veio em linha com as expectativas da SPE.
Pela ótica da oferta, em relação ao trimestre anterior com ajuste sazonal, o setor agropecuário registrou alta de 11,3%, ante recuo de 7,4% nos três últimos meses de 2023. Na indústria, houve recuo de 0,1% na margem, com desaceleração ante a expansão de 1,2% no quarto trimestre do ano passado. No setor de serviços, a atividade avançou 1,4% nos primeiros três meses deste ano, ante expansão de 0,5% registrada em 2023.
Sob a perspectiva da demanda, na comparação trimestral com ajuste sazonal, o consumo das famílias cresceu 1,5% no 1º trimestre de 2024, após recuo de 0,3% no último trimestre de 2023. Já o consumo do governo desacelerou, passando de alta de 0,9% no fim do ano passado para estabilidade nos primeiros três meses deste ano. A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), indicador que mostra o investimento em ativos que aumentam a capacidade produtiva de uma economia, registrou a segunda alta consecutiva, com alta de 4,1% na margem. A recuperação do investimento indica maior sustentabilidade no potencial de crescimento estrutural da economia brasileira pelos próximos anos.
As exportações cresceram 0,2%, ante estabilidade no fim de 2023, enquanto as importações cresceram 6,5%, ante alta de 1,4% no trimestre anterior.
Comparação interanual
Para o setor de serviços, o crescimento interanual avançou de forma expressiva, passando de 1,9% no quarto trimestre de 2023 para uma alta de 3,0% nos primeiros três meses deste ano. A aceleração da atividade nesse setor repercutiu o melhor desempenho do comércio, dos transportes, de atividades de informação, comunicação e imobiliárias e de outras atividades de serviços.
O consumo das famílias acelerou de 2,3% nos últimos três meses do ano passado para 4,4% no primeiro trimestre de 2024, repercutindo o maior crescimento da população ocupada, do rendimento real e das concessões de crédito para pessoas físicas nessa base de comparação. A Formação Bruta de Capital Fixo cresceu 2,7% na variação interanual no primeiro trimestre deste ano após três quedas consecutivas.
Sob a ótica da oferta, na comparação interanual, houve recuo do PIB do agropecuário, mas um avanço no ritmo de crescimento do PIB de serviços. O PIB agropecuário passou de estabilidade no quarto trimestre do ano passado para recuo de 3,0% nos primeiro três meses de 2024, repercutindo as menores safras de soja e de milho comparativamente aos recordes de 2023.
No caso da indústria, a variação interanual desacelerou de 2,9% no quarto trimestre do ano passado para 2,8% nos primeiros três meses deste ano. A desaceleração repercutiu o menor ritmo de expansão da indústria extrativa e da produção de eletricidade e gás, em contrapartida, à aceleração observada para a indústria de transformação e construção. O avanço na indústria de transformação está relacionado ao crescimento na produção de bens intermediários e à queda menos acentuada na produção de bens de capital na passagem dos trimestres e repercute o cenário menos restritivo de juros e crédito.
Comparativo internacional
Dentre os países que compõem o G20 e que já divulgaram o resultado do PIB do período, o Brasil ocupou a 5ª colocação na margem, a 8ª colocação na comparação interanual e a 7ª melhor posição no acumulado em quatro trimestres. Turquia (2,4%), China (1,6%), Arábia Saudita (1,3%) e Coreia do Sul (1,3%) lideram o ranking na margem, com ajuste sazonal.
Na variação interanual, o Brasil está atrás da Índia (7,8%), Turquia (5,7%), Rússia (5,4%), China (+5,3%), Indonésia (5,1%), Coreia do Sul (3,4%) e Estados Unidos (2,9%). Enquanto no ranking dos países do G20 na base de comparação da variação percentual acumulada em quatro trimestres, o país está atrás da China (5,4%), Rússia (5,3%), Turquia (5,3%), Indonésia (5,1%), Estados Unidos (2,8%) e México (2,8%).
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)