Alta das taxas cobradas nas operações com cartão de crédito rotativo, e com o cheque especial, acontecem em um cenário de elevação da taxa básica da economia - que voltou a subir no mês passado, atingindo 10,75% ao ano. Dados foram divulgados pelo BC
Área do Cliente
Notícia
Cartão MEI: como funciona e quais cuidados que é preciso ter
Veja as vantagens e as diferenças para os demais cartões, além da hora certa de utilizá-lo
No dia 16 de setembro o Governo Federal lançou, em parceria com o Banco do Brasil, um cartão de crédito e débito para quem é MEI (Microempreendedor Individual). O produto tem como objetivo formalizar os MEIs e facilitar suas atividades comerciais, mas seu uso deve ser pensado com cuidado.
Durante o evento de lançamento, o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, informou que os MEIs (microempresários individuais), MEs (microempresas) e EPPs (Empresas de Pequeno Porte) representam 27% do PIB nacional, equivalem a 99% dos CNPJs do País, e geram 6 em cada dez empregos criados no Brasil.
Como funciona o Cartão MEI
O cartão funciona tanto na modalidade débito quanto crédito e oferece anuidade zero. Com ele, os MEIs podem parcelar compras, pagar contas e ter acesso a plataformas de capacitação, como o “Liga PJ”, uma plataforma de capacitação gratuita do Banco do Brasil.
Além disso, o cartão traz um QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor, facilitando o acesso a informações e serviços importantes. Apesar de iniciar pelo Banco do Brasil, de acordo com o anúncio, outros bancos também poderão aderir à oferta do cartão no futuro.
Diferenças de outros cartões para PJs
O Cartão MEI apresenta algumas diferenças em relação aos cartões de crédito tradicionais voltados para MEIs oferecidos por bancos privados. São eles:
Anuidade Zero: Assim como alguns bancos digitais, o cartão MEI oferece isenção de anuidade. Enquanto alguns cartões de bancos privados podem cobrar anuidade, a depender do pacote de serviços ou benefícios associados.
Capacitação: Inclui acesso gratuito a plataformas de capacitação, como o Liga PJ, voltado para microempreendedores. Isso difere dos cartões privados, que normalmente não incluem programas de educação ou apoio técnico como parte do pacote.
Foco na Formalização: Um dos principais objetivos do Cartão MEI é incentivar a formalização dos MEIs e facilitar operações comerciais básicas, como o parcelamento de compras e o pagamento de contas, com acesso ao Portal do Empreendedor via QR Code.
Quando vale a pena ou não o MEI usar cartão
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para quem é MEI, mas seu uso depende da gestão financeira do negócio e da situação individual de cada microempreendedor.
Por exemplo, se o MEI enfrenta desequilíbrios no fluxo de caixa, o cartão de crédito pode ajudar a cobrir despesas imediatas e a parcelar compras, sem comprometer o orçamento do mês.
Ou seja, é uma boa opção para adquirir equipamentos ou insumos que são essenciais para o crescimento do negócio e cujo pagamento pode ser parcelado, permitindo o uso do capital de giro para outras prioridades.
Usando um cartão exclusivo para as despesas do negócio, o MEI pode separar melhor as finanças pessoais das empresariais, facilitando o controle e planejamento financeiro, o que lá na frente irá ajudá-lo a solicitar um empréstimo para alavancar seu negócio, por exemplo.
Já se o MEI tem dificuldade em controlar os gastos ou está frequentemente atrasando pagamentos, o uso do cartão poderá ser uma armadilha perigosa e levá-lo ao endividamento, já que os juros do crédito rotativo são altos.
O uso do cartão para compras desnecessárias ou que não geram retorno direto para o negócio pode levar a um aumento nas dívidas, prejudicando a saúde financeira da empresa, principalmente se o MEI não separa as despesas pessoais das despesas do negócio.
Além disso, para quem já tem dívidas ou enfrenta dificuldades para pagar contas, o cartão de crédito pode ser uma solução arriscada, pois os juros de atraso podem aumentar rapidamente.
Como fazer o Cartão MEI
Por enquanto, o cartão de crédito está disponível somente pelo Banco do Brasil, ou seja, os interessados devem procurar uma agência da instituição financeira.
A expectativa é que, em breve, outros bancos também comecem a trabalhar com o cartão.
Cuidados com o cartão MEI
O cartão de crédito para o MEI pode ser um aliado importante para a gestão, desde que seja usado de forma consciente, planejada e com o controle adequado. Para isso seguem algumas dicas. Confira:
1. Separar despesas pessoais das despesas da empresa
É de extrema importância que o cartão de crédito do MEI tenha seu uso exclusivamente para as necessidades do negócio. Misturar as finanças pessoais com as da empresa pode gerar confusão na hora de controlar os gastos, o que dificulta o planejamento financeiro.
2. Planejamento de gastos do MEI
Antes de realizar qualquer compra com o cartão, o MEI deve planejar as despesas e garantir que se pague o valor na data de vencimento. O uso descontrolado do crédito pode gerar dívidas com altos juros, esse descontrole vira uma bola de neve e poderá até levar o MEI à falência.
3. Pagamento da fatura integral
O MEI deve sempre pagar a fatura integral do cartão de crédito. O crédito rotativo (quando o valor total não é pago) tem juros elevados, o que pode aumentar rapidamente o endividamento e prejudicar o fluxo de caixa do negócio.
4. Cuidado com compras parceladas
O parcelamento pode ser uma boa alternativa para diluir os custos de um investimento, mas é preciso ter cautela para não acumular muitas parcelas e comprometer o fluxo de caixa futuro. O MEI deve calcular se os pagamentos mensais cabem no seu orçamento.
5. Monitoramento constante
O controle rigoroso dos gastos é necessário para evitar surpresas. O MEI deve monitorar constantemente as transações no cartão, revisando as faturas e registrando todas as despesas de forma organizada. Isso pode ocorrer em uma planilha, em aplicativos ou até mesmo em um caderninho.
6. Uso do crédito para investimentos
O cartão deve ser utilizado exclusivamente para gastos que tragam retorno para o negócio. Como a compra de equipamentos, insumos ou ferramentas que contribuam diretamente para o crescimento da empresa.
7. Verificar as condições e benefícios
Antes de contratar um cartão de crédito empresarial, o MEI deve avaliar cuidadosamente todas as condições e benefícios oferecidos. Entre elas taxas de juros, isenção de anuidade e programas de recompensas. Uma análise criteriosa garante que o cartão se torne uma ferramenta estratégica para o crescimento, e não um fardo financeiro.
Notícias Técnicas
Outra opção para reativar o pagamento é ligar para a Central 135 e informar que está regularizando os dados, o pagamento será desbloqueado em até 72h. O beneficiário terá de 45 a 90 dias para comparecer ao Cras e apresentar a documentação
O dado veio acima da expectativa em pesquisa da Reuters com analistas de alta de 1,48%
Ataques hackers e instabilidades no Gov.br prejudicam a vida de milhões de empresas e cidadãos, que passaram a depender de um único meio de acesso para mais de 5 mil serviços públicos digitais
Saiba como e em quais situações o recebimento do benefício é concedido pelo INSS
Notícias Empresariais
Prazo termina em 18 de novembro. A autorregularização evita riscos fiscais e litígios.
Cliente poderá pagar sua conta aproximando o celular de uma máquina de cartão
Como o Brasil é um país onde a tributação é muito complexa, cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidos todos os anos, e um desses ramos é as autopeças para caminhão
Veja as vantagens e as diferenças para os demais cartões, além da hora certa de utilizá-lo
Secretaria de Prêmios e Apostas contará com novas frentes de monitoramento e inteligência na identificação de movimentações suspeitas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.