Caso aprovada, a PEC afetaria de forma mais direta o comércio, indústria e serviços que funcionam de forma ininterrupta ou atividades consideradas essenciais
Área do Cliente
Notícia
Especialistas defendem a importância da negociação coletiva para a promoção de direitos trabalhistas e sociais
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O Seminário de Promoção da Negociação Coletiva Trabalhista, realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo, trouxe à tona uma série de temas relevantes para o cenário atual das relações de trabalho, com foco na importância da negociação coletiva para a promoção de direitos trabalhistas e sociais. O evento, organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo Departamento de Trabalho dos Estados Unidos (USDOL), em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Fundacentro e a Parceria pelos Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras (PWR), contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais e foi transmitido ao vivo pelo canal do MTE no YouTube, em três idiomas.
Durante o evento, diversos painéis abordaram temas cruciais, como "Economia do Cuidado e Negociação Coletiva", "Inteligência Artificial e Negociação Coletiva", "Políticas de Igualdade na Negociação Coletiva", "Transição Justa", "Negociação Coletiva no Setor Público" e "Diálogo Social em Segurança e Saúde no Trabalho". Em cada painel, especialistas discutiram boas práticas, desafios e inovações em diferentes áreas da negociação coletiva.
O secretário de Relações do Trabalho do MTE, Marcos Perioto, representando o ministro Luiz Marinho, afirmou que o Seminário cumpriu sua missão ao promover debates relevantes para o futuro do trabalho no Brasil. “Fizemos um Seminário instigante do ponto de vista dos temas debatidos. Tivemos painelistas de primeira linha que trouxeram muita informação e uma abordagem muito fresca dos assuntos que nos dispusemos a tratar”, afirmou Perioto. Ele explicou que o Seminário antecipa discussões que estarão na pauta da Conferência Internacional do Trabalho e na 2ª Conferência Nacional do Trabalho, eventos importantes do próximo ano.
Perioto enfatizou a relevância de temas como a crise climática, a informalidade e a queda na sindicalização, reforçando a importância de incentivar a negociação coletiva focada no local de trabalho. “Temos que insistir no diálogo tripartite e transformar a negociação coletiva em um instrumento fundamental para o crescimento econômico, o desenvolvimento social e o fortalecimento da democracia”, concluiu.
Mark Mittelhauser, subsecretário adjunto do Departamento de Trabalho dos EUA, destacou que o Seminário superou as expectativas ao promover uma troca enriquecedora sobre tendências globais e desafios, como transição justa, inteligência artificial, equidade, saúde e segurança no trabalho. Ele enfatizou a importância de diálogos internacionais que compartilhem boas práticas entre governos, trabalhadores e empregadores, reforçando como a negociação coletiva fortalece valores democráticos e facilita a adaptação das empresas às mudanças, atendendo às demandas dos trabalhadores. Mittelhauser elogiou o projeto RISE e o Centro de Solidariedade como recursos-chave para a negociação coletiva global, além de destacar a parceria com o Brasil e o MTE para intervenções eficazes em âmbito global.
Elizabeth Ann Frantz, da OIT e representante do Projeto RISE, reforçou a importância do Seminário como uma oportunidade única para aprofundar a negociação coletiva, essencial para proteger trabalhadores, promover igualdade de gênero e assegurar estabilidade diante das mudanças climáticas. Ela destacou que a negociação coletiva beneficia os negócios, melhorando a retenção e a resolução de conflitos. Frantz também alertou para as ameaças da crise climática e da desigualdade, pedindo uma abordagem que dê voz a trabalhadores e suas famílias. Embora a liberdade de associação esteja em queda global, Frantz reafirmou o compromisso da OIT com o fortalecimento das instituições e o direito à negociação coletiva.
O Presidente da Fundacentro, José Cloves da Silva, destacou a importância de reunir pessoas para debater temas diversos que impactam o mundo do trabalho, por meio do diálogo social e da promoção da negociação coletiva.
Diálogo Social em Segurança e Saúde no Trabalho (SST)
O painel sobre “Diálogo Social em Segurança e Saúde no Trabalho (SST)”, mediado pelo diretor do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho do MTE e Representante da Bancada Governamental na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP), Rogério Araújo, destacou a importância do diálogo tripartite promovido pela CTPP, com a participação do governo, empregadores e trabalhadores para discutir e revisar normas de SST. Segundo os painelistas, o Brasil é um exemplo internacional de construção normativa participativa e qualificada, alinhada à Convenção 144 da OIT, que promove o diálogo social para a regulamentação em saúde e segurança no trabalho.
Durante o painel, foi ressaltado o papel da negociação coletiva em complementar e elevar os padrões mínimos de segurança das normas nacionais, adaptando-as às diversas realidades regionais e setoriais do país. Washington Santos e Frederico Toledo Melo destacaram que, nas discussões técnicas, 80% das normas regulamentadoras alcançam consenso entre as partes, indicando a eficácia do modelo tripartite. José Cloves reafirmou o compromisso da Fundacentro com a promoção da segurança e saúde no trabalho e a importância de fortalecer a instituição.
Semana Nacional de Promoção da Negociação Coletiva no Brasil
O Secretário de Relações do Trabalho, Marcos Perioto, também informou que os temas debatidos no seminário serão discutidos em todo o Brasil durante os encontros regionais de negociação coletiva que acontecerão nas 27 superintendências regionais do Trabalho do MTE, com a participação de representantes de trabalhadores, empregadores e do governo, nos dias 13 e 14 de novembro.
Notícias Técnicas
Ministro da Fazenda disse que aguarda aval do presidente Lula para anunciar medidas
Audiência pública deu sequência aos debates sobre o PLP 68/2024 e contou com a participação do diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, Daniel Loria
Requerimentos de Benef´ícios de Prestação Continuada (BPC) agora são mostrados em separado
Segundo balanço do Sebrae, o país soma 3,7 milhões novos CNPJ em 2024. O volume já é bem próximo dos 3,93 milhões de negócios criados em 2023
Notícias Empresariais
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Alta dos preços foi mais significativa para as famílias de renda mais baixa, refletindo as altas dos alimentos e da energia elétrica
Para a 3ª Turma, na falta de acordo com o sindicato local, deve ser pago o salário mínimo estadual
Os desafios e as oportunidades para fortalecer a negociação coletiva e enfrentar as transições que afetam os trabalhadores também foram discutidos por especialistas internacionais, sindicalistas e representantes do MTE, da OIT e do Governo Americano e de países da América Latina
O volume total de serviços está 16,4% acima do patamar pré-pandemia, cujo marco é fevereiro de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento