Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Revista PPP publica estudo sobre viés de gênero e idade no comportamento de motoristas
Agricultura familiar, educação, previdência social e crescimento econômico também são temas abordados no periódico do Ipea
A edição número 67 da revista Planejamento e Políticas Públicas (PPP), lançada nesta segunda-feira (23/12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apresenta uma pesquisa de Luciana Tai e Eduardo Issei que investiga o viés de gênero e idade no comportamento de motoristas. Os dados coletados, que incluem informações demográficas e perfis de condução, indicam que homens e jovens manifestaram maiores níveis de desengajamento moral, resultando em comportamentos mais problemáticos no trânsito, tanto em violações ordinárias quanto agressivas. O desengajamento moral ocorre quando as pessoas se afastam de seus padrões morais para justificar ações prejudiciais, manipulando o inconsciente para evitar a culpa por suas condutas.
Homens demonstraram níveis de desengajamento moral mais elevados do que mulheres, especialmente nos fatores de “reconstrução da conduta” e “minimização da culpa”. Isso sugere que homens podem tentar justificar suas ações para evitar a culpa e, assim, cometer mais infrações. A idade também corroborou hipóteses anteriores de que jovens se arriscam mais e cometem mais infrações. Os modelos mostraram que, quanto mais velho o motorista, menor o índice de desengajamento moral e violações ordinárias, possivelmente devido a um viés de excesso de confiança entre os jovens, que acreditam ter maior habilidade de direção e avaliam mal os riscos.
A pesquisa apontou uma influência relevante de gênero na probabilidade de acidentes após multas por excesso de velocidade. Homens com histórico de infrações por excesso de velocidade quase dobram o risco de acidentes, enquanto mulheres reduzem esse risco pela metade. Segundo os autores, estudos sugerem que mulheres são mais avessas ao risco e aprendem com eventos passados.
Para reduzir esse comportamento de risco entre homens e jovens, os autores propõem políticas focadas e campanhas educativas que explorem fatores motivacionais intrínsecos desse grupo. Recomendam também que agentes de trânsito sejam capacitados para orientar e coibir justificativas de infrações.
A nova edição do periódico traz ainda artigos sobre o Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade de Compra Institucional (PAA-CI) e os desafios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Alto Oeste Potiguar, destacando-os como mecanismos de grande importância para a agricultura familiar.
O tema da educação é contemplado em dois estudos, ambos em inglês. O primeiro aponta que alunos de escolas públicas federais obtêm melhores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em comparação com alunos de escolas públicas estaduais. O segundo estudo, focado no impacto da educação infantil no desempenho acadêmico de estudantes do ensino fundamental em escolas públicas do Recife, mostra que a pré-escola melhora o desempenho em matemática, especialmente entre crianças com menor performance.
A PPP 67 traz também um artigo (em inglês) sobre os impactos de médio e longo prazo da reforma previdenciária estabelecida pela Emenda Constitucional nº 103/2019. A conclusão é que a reforma estabiliza o déficit da seguridade social por cerca de 10 a 15 anos e, após esse período, a situação tende a se deteriorar novamente, com a previdência social retornando a uma trajetória insustentável.
Por fim, a revista inclui um artigo que compila dez mudanças institucionais recentes no Brasil a fim de facilitar a atividade empresarial e alavancar o crescimento econômico. Os autores consideram que as mudanças trazem melhorias no mercado de crédito, maior transparência nas garantias e proteção aos credores, além de inovações nos instrumentos creditícios, como o Novo Marco das Garantias e as Leis do Agro.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.