CFC, FENACON e Ibracon encaminharam, em 2 de janeiro, um ofício para a Receita Federal manifestando a insatisfação da classe contábil brasileira em relação à Instrução Normativa RFB nº 2.237/2024
Área do Cliente
Notícia
Indústria do Brasil tem avanço ligeiro em janeiro, indica PMI
A demanda e produção estão pressionadas por preocupações sobre a política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio
A atividade industrial do Brasil acelerou apenas ligeiramente em janeiro, iniciando o ano com demanda e produção pressionadas por preocupações sobre a política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio, mostrou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira (3).
O Índice de Gerentes de Compras (PMI), compilado pela S&P Global, subiu a 50,7 em janeiro, de 50,4 em dezembro, permanecendo acima da marca de 50 que separa crescimento de contração.
“Os dados de janeiro pintaram um cenário um pouco preocupante para a indústria, que iniciou 2025 em terreno instável”, avaliou Pollyanna de Lima, diretora associada de Economia S&P Global Market Intelligence.
O levantamento apontou que os produtores estavam mais otimistas em relação às perspectivas do que em dezembro. As empresas citaram como motivos oportunidades de exportação, investimentos, desenvolvimento de novos produtos e sinais de melhora em outras partes da economia – setores automotivo, agrícola e de construção.
Com isso, as empresas contrataram mão de obra temporária para sustentar a produção futura, e o emprego teve o maior aumento desde setembro, o que garantiu a melhora na leitura do PMI.
“Embora a alta na criação de empregos pareça uma luz no fim do túnel, percepções dos participantes da pesquisa revelaram uma realidade marcante: a maior parte das vagas foi temporária, conforme as empresas fazem um jogo de espera, sem ter certeza de que o crescimento econômico esperado irá realmente se materializar”, completou De Lima.
As novas encomendas cresceram no ritmo mais fraco em 13 meses, enquanto a produção ficou amplamente estagnada, interrompendo quatro meses de expansão e pesando sobre o índice.
Apenas as empresas que fabricam bens intermediários indicaram crescimento da produção, com quedas entre os produtores de bens de consumo e de bens de capital.
As novas encomendas de exportação, por sua vez, permaneceram em trajetória de queda, recuando pelo terceiro mês seguido em janeiro.
A pesquisa mostrou ainda uma intensificação das pressões de custos em janeiro, o que segundo os entrevistados se deu por conta da taxa de câmbio desfavorável principalmente ante o dólar, mas também o euro, com preços mais caros de materiais e frete.
Quase 15% dos produtores elevaram seus preços de venda em janeiro em resposta, mas 5% ofereceram descontos na tentativa de garantir novas encomendas, e a inflação dos preços cobrados caiu para uma mínima de oito meses.
Notícias Técnicas
Proposta precisa ser analisada por outras comissões da Câmara e pelo Senado
A proposta, que altera a CLT, será analisada pelas comissões de Trabalho; e de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados
A IX Semana Nacional da Conciliação Trabalhista será realizada este ano em todo o país no período de 26 a 30 de maio. A ação tem como objetivo promover um verdadeiro mutirão para solucionar processos do Judiciário Trabalhista por meio do diálogo mediado
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
Notícias Empresariais
Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020
A demanda e produção estão pressionadas por preocupações sobre a política fiscal, as condições monetárias e a taxa de câmbio
Gestores sêniores conseguem equilibrar prudência e inovação, adaptando-se rapidamente às mudanças regulatórias e às flutuações do cenário econômico.
Uma delas é a Certidão de Ação Trabalhista (CAT), que é emitida por todos os regionais trabalhistas e indica se a pessoa ou empresa pesquisada possui ações em trâmite naquele tribunal, independentemente da fase do processo
Aderson Frota destacou que, inicialmente, a Indústria estava protegida com seus benefícios, mas o Comércio perderia os incentivos e reduções de impostos federais, o que afetaria a competitividade da região amazônica.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional