De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Área do Cliente
Notícia
AL - Projeto prevê mudanças para Selos Fiscais
Assembleia Legislativa recebe projeto de Lei para alterações em selos fiscais; objetivo é aumentar eficiência da fiscalização
Foi enviado para a Assembleia Legislativa de Alagoas nesta segunda-feira (10), o projeto que altera a Lei 6.165/2000, responsável pela criação dos selos. As modificações, que aguardam votação dos deputados estaduais, pretendem garantir um maior controle sobre as operações realizadas pelos contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços (ICMS).
A primeira mudança é quanto à criação de mais um selo: o de Produto, destinado ao controle de artigos em circulação em território alagoano. Por enquanto, a nova certificação – aplicada pelo próprio contribuinte – vai valer apenas para vasilhames que contenham água mineral natural ou adicionada de sais minerais. Mas, segundo a proposta do governo, a exigência pode ser estendida ainda para outras mercadorias.
Já para que a Secretaria da Fazenda (Sefaz) libere os modelos a serem adotados, será observado se o fornecimento para as gráficas – que devem apresentar Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF) –, ocorrerá nos termos previstos pela legislação estadual, que fixa, periodicamente, o custo por selo. Além disso, a empresa responsável pela confecção deve comprovar o recolhimento da quantia correspondente ao Estado.
As multas também ficarão maiores. Imprimir selos fiscais sem autorização da Fazenda, fora das especificações técnicas, em duplicidade ou em quantidade superior à concedida vai gerar um prejuízo de 20 Unidades Padrão Fiscal de Alagoas (UPFALs) por peça. Já pela aposição do selo em campo diferente do previsto e pela não comunicação à Sefaz, no local, forma e prazo fixados, do extravio de selos, os valores cobrados serão de duas e dez UPFALs, respectivamente.
Dois novos artigos adicionados a lei também prevêem mais penalidades: a não devolução, à secretária, de talões selados não repassados a empresas ou a falta de solicitação de cancelamento de AIDF passam a valer 30 Unidades Padrão. E as multas também foram dobradas com relação aos contribuintes. Os que fornecerem os quantitativos relativos a documentos fiscais emitidos e/ou cancelados com erros terão de pagar 10 Unidades Padrão por cada incorreção.
Quem realizar operações com mercadorias obrigadas à aposição do Selo do Produto também deve ficar atento: o pagamento é de uma UPFAL pela não comunicação à Fazenda da existência de qualquer irregularidade em relação à autenticação ou a sua colocação no documento. Já pela falta dele, a penalidade será de duas Unidades Padrão Fiscal de Alagoas.
Segundo a mensagem enviada à Assembleia Legislativa, a finalidade da nova redação para a Lei 1.165 é evitar a evasão fiscal, já que, com a alteração nos valores das multas, a repressão a infrações tributárias e a prevenção de fraudes será bem maior. Ainda de acordo com o texto assinado pelo governador Teotônio Vilela Filho, as mudanças não acarretarão aumento nas despesas públicas.
Todos os detalhes do projeto encaminhado aos deputados estaduais podem ser conferidos na página 1 do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (10) ou ainda no site www.cepal-al.com.br.
por Larissa Bastos
Notícias Técnicas
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Objetivo é a formação de quadros técnicos especializados no setor público, com certificação internacional, para fortalecer as administrações estadual e municipal
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)