Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
MT - Sefaz inicia discussões para promover simplificação da cobrança do ICMS
A proposta é estabelecer novo modelo de tributação do ICMS
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT), iniciou estudo para simplificar o sistema de cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), principal fonte de receita própria estadual. A proposta é estabelecer novo modelo de tributação do ICMS, com equidade entre as atividades econômicas, sem prejudicar a arrecadação do ICMS e, consequentemente, sem comprometer a capacidade do Estado de atender às demandas sociais.
O trabalho envolverá a participação das entidades representativas de todas as CNAEs (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), nos moldes dos debates que resultaram na simplificação tributária para os segmentos de medicamentos, em 2009, e de materiais de construção, em 2010. As discussões começaram nesta segunda-feira (21.03) entre técnicos da Sefaz e representantes do comércio varejista de mercadorias.
O secretário-adjunto da Receita Pública da Sefaz-MT, Marcel Souza de Cursi, explica que a ideia de simplificar e uniformizar a cobrança do ICMS por CNAE parte do premissa de que todos os segmentos foram beneficiados com as reduções de carga tributária implementadas desde 2003. Entretanto, o histórico da arrecadação do ICMS em muitas atividades foi consideravelmente aquém da evolução do faturamento tributável.
Em 2003, a carga tributária do ICMS em Mato Grosso era a segunda maior do país (a proporção entre a receita tributária e o PIB era 9,4%). Em 2008, quando foi divulgado o último PIB oficial pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a carga tributária do Estado passou para a nona posição (8,7%).
Em 2005, a relação entre a carga tributária do ICMS e o faturamento era 7,60% em Mato Grosso. Atingiu 8,30% em 2007 e foi reduzida para 6,99% em 2010.
O adjunto da Sefaz argumenta que essa situação está sendo compensada pelos repasses constitucionais feitos União. Em 2002, 70% da arrecadação de Mato Grosso era proveniente de recursos próprios e 30% de transferências feitas pela União. Em 2008, o cenário passou a ser o seguinte: 57,2% de recursos próprios e 42,8% de repasses constitucionais. “Isso tem possibilitado ao Estado reduzir o ICMS, gradativamente e de forma responsável, sem prejudicar o financiamento dos serviços públicos”, argumentou Cursi.
Entretanto, com o estudo de simplificação tributária, o secretário de Fazenda, Edmilson José dos Santos, afirma que o Estado pretende definir em quais atividades será possível promover novas reduções e em quais terá de haver compensações. “As reduções tributárias já adotadas e aquelas que por ventura sejam implementadas são sempre casadas com o Programa de Reestruturação e Ajuste Fiscal, porque é preciso manter o equilíbrio das contas públicas, de forma a não prejudicar o financiamento dos serviços públicos”, justificou o titular da Sefaz-MT.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Paulo Gasparoto, afirmou que a proposta é bem-vinda, principalmente por ter a participação de representantes dos segmentos econômicos. “Não nos exitaremos em contribuir para fazer prosperar a economia e o Estado de Mato Grosso”, afirmou.
Participou também da primeira reunião de discussão do assunto o empresário João Batista Rosa (da CDL Cuiabá). Os trabalhos foram conduzidos pelos seguintes técnicos da Sefaz-MT: Maria Célia Oliveira Pereira (assessora especial), Jonil Vital de Souza (assessor de Pesquisa Econômica Aplicada), Jorge Luis da Silva (assessor de Política de Tributação) e Eliezer Pereira da Silva (técnico da Área Instrumental do Governo).
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)