Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Mato Grosso revela redução de 28% da carga tributária do ICMS em 8 anos
O segmento agropecuário, que representa aproximadamente 28,9% do PIB estadual, foi um dos principais beneficiados pelas desonerações tributárias.
Mato Grosso reduziu em 28% a carga tributária do Imposto s obre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) em oito anos. Em 2002, a relação entre a arrecadação do ICMS e o Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, a soma das riquezas produzidas pelo Estado no ano, era de 9,7%. Em 2010, passou para 6,99%.
O secretário de Estado de Fazenda, Edmilson José dos Santos, afirma que a redução é resultado de ao menos cem desonerações tributárias efetivadas em várias atividades econômicas, desde 2003, a fim de elevar a competitividade das empresas, gerar investimentos, emprego e renda e reduzir os preços ao consumidor final.
O segmento agropecuário, que representa aproximadamente 28,9% do PIB estadual, foi um dos principais beneficiados pelas desonerações tributárias. Uma das medidas foi o diferimento (adiamento do lançamento e do recolhimento do imposto para momento posterior) do ICMS do frete em operação interna (redução de carga de 17% para 0%).
Outras medidas foram a redução do ICMS do milho, café, sorgo e alpiste, de 17% para 0% (diferimento); do transporte de cargas destinadas à exportação, de 12% para 4%; da aquisição de tratores de até 75 CV por pequenos agricultores, efetuadas de estados das regiões Sul e Sudeste, exceto do Espírito Santo, de 1,5% para 0%; das entradas de máquinas, aparelhos e equipamentos industriais e de máquinas e implementos agrícolas (Convênio ICMS 52/91), de até 3,66% para 0% (diferimento).
A base de cálculo do ICMS na saída de máquinas e implementos agrícolas usados, decorrente de desincorporação do ativo fixo ou imobilizado, passou de 32,95 para 0%. O agronegócio também foi beneficiado pela redução da base de cálculo do ICMS nas saídas internas de algodão em pluma, promovidas por produtores cadastrados no Programa de Incentivo à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat), com destino a cooperativas de que faça parte, de 17% para 12%, dentre outras.
As desonerações justificam a baixa participação do ICMS no faturamento tributável do segmento (excluídas as exportações de produtos industrializados ao exterior, as quais são imunes do ICMS). Em 2010, por exemplo, o imposto representou apenas 7,99% do faturamento na cultura do arroz; 7,25% no setor de madeira; 3% na pecuária; 1,78% na cultura da soja e 1,28% na cultura de algodão.
Assim, embora os ganhos do setor primário tenham representado 39% do faturamento tributável dos demais segmentos econômicos em 2010, a participação do segmento na arrecadação global do ICMS foi de apenas 13,7%.
EFICÁCIA TRIBUTÁRIA
O secretário de Fazenda argumenta que, mesmo com as desonerações, Mato Grosso aumentou consideravelmente a eficácia de arrecadação do ICMS, principal fonte de receita própria do Estado. “No período de 2003 a 2011, a eficácia tributária passou de 62,62% para 85,61% (janeiro a agosto)”, afirma Edmilson dos Santos.
A eficácia tributária do ICMS é a relação entre a receita efetiva e a potencial, ou seja, representa o percentual que o Estado arrecada daquilo que poderia arrecadar, caso não houvesse deduções, como utilização de créditos e renúncia fiscal, nem situações em que o contribuinte deixe de recolher o tributo (disputas judiciais, fraudes, débito em conta corrente etc.).
Segundo Edmilson, o aumento da eficácia tributária é resultado de uma série de medidas implementadas pela Fazenda estadual, principalmente pela mudança do mecanismo de controle fiscal, do físico para o eletrônico.
“O controle eletrônico possibilitou aumento no número de verificações fiscais de 96 mil, em 2003, para 600 mil, de janeiro a agosto de 2011. Também oportunizou aperfeiçoamento da detecção de infrações tributárias. A margem de acerto de alvo passou de 24% para 97%. Em outras palavras, atualmente, 97% das ações de fiscalização resultam em receita efetiva, por conta do trabalho de cruzamentos eletrônicos de dados dos contribuintes”, ressalta o secretário de Fazenda.
O mecanismo de controle fiscal eletrônico também possibilitou aumento da produtividade dos servidores da receita pública, de 90 para 600 trabalhos/ano por funcionário. Outras medidas que contribuíram para o incremento da eficácia de arrecadação do ICMS foi a realização de ações pontuais de fiscalização, aperfeiçoamento dos mecanismos de administração financeira de débitos e difusão do risco fiscal.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)