Ajuste Sinief padroniza a guarda dos arquivos “XML” com efeitos a partir de 1° de maio
Área do Cliente
Notícia
RS - Governo reduz juros sobre cobrança de dívidas com o Estado
O primeiro projeto altera o índice de correção das dívidas, que passa a ser a taxa Selic, a partir do ano que vem.
A governadora Yeda Crusius encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (19), projeto de lei que reduz os juros que corrigem as dívidas tributárias com o governo do Estado e também projeto que cria alíquotas únicas para o imposto sobre transmissãocausa mortis e doação (ITCD) incidente sobre doações e heranças.
O primeiro projeto altera o índice de correção das dívidas, que passa a ser a taxa Selic, a partir do ano que vem. Atualmente, as dívidas são corrigidas a juros de 1% ao mês mais a variação da Unidade Padrão Fiscal (UPF), enquanto que a correção da taxa Selic vem se mantendo abaixo de 1% ao mês. "Vamos incentivar os devedores do Estado a pagar suas dívidas com uma taxa de juros menor", disse a governadora ao apresentar os projetos no Palácio Piratini.
De acordo com o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, a medida adapta as regras de correção das pendências de inadimplentes junto ao Estado ao cenário de estabilidade econômica, já que os índices de correção anteriores eram necessários quando havia índices altos de inflação, por exemplo.
O secretário da Fazenda, Ricardo Englert, ressalta que os índices de correção mais adequados à realidade da economia também devem reduzir o número de empresas inadimplentes com o Fisco, já que vai facilitar o pagamento das dívidas. "É uma medida que traz benefícios tanto para as empresas, que terão mais facilidade em quitar suas pendências devido às taxas de correção menores, quanto para o Estado que irá aumentar a recuperação desses valores.
Com essa alteração, será mais fácil reduzir os estoques da dívida ativa no Estado, não só com a recuperação de créditos, mas também trazendo os valores da dívida ativa para patamares mais realistas, já que as altas taxas de juros elevaram esses valores de forma exagerada. Dos mais de R$ 20 bilhões do total do estoque da dívida ativa do Estado, mais de R$ 8,5 bilhões correspondem a juros.
O diretor da Receita Estadual, Júlio César Grazziotin, explica que os juros com base na taxa Selic são os praticados pela Receita Federal e por grande parte dos Fiscos estaduais. Observa também que a medida ainda contribui para a harmonização das legislações tributárias no país.
Notícias Técnicas
Apesar do prazo legal de 60 dias, pedidos de restituição no Simples Nacional podem levar anos; contador tem papel essencial no processo.
Nova funcionalidade do PGMEI facilita o pagamento de débitos passados e futuros, poupando tempo e simplificando a rotina do microempreendedor
Mais do que uma exigência legal, a NR-1 é um espelho da cultura organizacional. Quando líderes e RH atuam juntos, o cuidado deixa de ser protocolo e se transforma em valor estratégico.
Alguns fatores podem inserir o MEI a prestar contas à Receita Federal
Notícias Empresariais
Em entrevista coletiva sobre prioridades regulatórias da autarquia, Gomes ponderou que essa revisão não tem ligação com nenhum acontecimento conjuntural
Investidores avaliam o embate comercial à medida que Washington suaviza a retórica tarifária
A partir desta sexta-feira, 25, é possível solicitar empréstimos com o modelo de crédito consignado CLT através das plataformas dos próprios bancos
Presidente dos EUA ainda acrescentou que espera ter uma lista completa de acordos anunciados nas próximas três a quatro semanas
Entre os temas está a importância da modernização do sistema financeiro, destacando a evolução do Pix e inovações do sistema de pagamento
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.