Documento tem o objetivo de orientar entes federativos e as Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) que ainda não viabilizaram o efetivo ingresso de servidores públicos como participantes nos planos de benefícios
Área do Cliente
Notícia
RS - O futuro das finanças do Estado
O resultado da arrecadação do Rio Grande do Sul em 2013 reflete o esforço do governo, que optou pela sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social
O resultado da arrecadação do Rio Grande do Sul em 2013 reflete o esforço do governo, que optou pela sustentabilidade e o desenvolvimento econômico e social. Utilizando uma política tributária equilibrada, fecharemos o ano com o PIB superior a 6% (mais do que o dobro do Brasil), com o crescimento do ICMS muito acima da média nacional e a menor taxa de desemprego do país.
Sem aumentar impostos, o governo elevou a arrecadação do ICMS em 12,8% (maior crescimento do Sul e do Sudeste). Índice que demonstra o acerto da política fiscal, cujo objetivo é estimular a economia gaúcha, sempre com vistas à competitividade. Recente pesquisa da CNI/Sebrae comprovou que o RS tem a segunda menor carga tributária do país para micro e pequenas empresas, mostrando que o Estado tem política especial para o segmento.
A Fazenda está promovendo avanços tecnológicos e nos processos da administração tributária, utilizando-se de serviços de inteligência. Com a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) podemos cruzar dados e agir de forma estratégica. Já o lançamento da Nota Fiscal Gaúcha (NFG) consolidou uma nova etapa para o cidadão, que pode ser parceiro do Estado.
O atual crescimento econômico e social também passa pela resolução de bloqueios históricos. Após uma década sem financiamentos para investimentos, o Estado retomou operações de créditos destinadas à infraestrutura, tanto no desenvolvimento econômico como na prestação de serviços públicos. Também as nossas empresas estatais retomaram os seus investimentos em áreas básicas, como saneamento e energia, com apoio do Governo Federal.
O espaço fiscal ocorreu pelo aumento da receita. Agora, abre-se uma nova janela para a redução do endividamento. O governo trabalha para a aprovação da renegociação da dívida, em fase final no Congresso Nacional. Com isso, o Rio Grande do Sul passa a vislumbrar o fim da sua dívida, agora efetivamente. Foram necessários 15 anos de contrato para a revisão da taxa de juros, tornando-a pagável.
Entraremos assim num período de transição com pouca margem para a expansão do gasto com a estrutura estatal, mas com espaço fiscal para mais investimentos, respeitando-se a trajetória de redução do endividamento a que estão submetidos os Estados brasileiros. Hoje, o RS deve 65% do que devia quando assinou o contrato da dívida, em relação à sua receita, e chegará ao final do acordo tendo como limite legal de endividamento a metade do que deve atualmente.
Fonte: https://www.sefaz.rs.gov.br/Site/NoticiaDetalhes.aspx?NoticiaId=5196
Notícias Técnicas
Veja quais foram as implementações e como fazer o download da nova versão da EFD ICMS IPI.
Voto no STF propõe limite inspirado na Lei de Falências para garantir equilíbrio entre verba alimentar e arrecadação fiscal.
Obra explora casos concretos de países e suas políticas visando subsidiar gestores, pesquisadores e formuladores de políticas no desenvolvimento de novas abordagens regulatórias para uma política de preços mais equilibrada e eficiente no Brasil
Nova norma detalha incentivos fiscais e reforça segurança jurídica para atrair investimentos estratégicos.
Notícias Empresariais
Pagamento da segunda parcela do décimo terceiro deve ser feito até o dia 20 de dezembro
Entenda as diferenças entre IFRS e US GAAP e como a contabilidade internacional impacta negócios globais. Saiba como se adequar às normas e garantir conformidade
Os grupos Despesas Pessoais (0,83% e 0,08 p.p.) e Transportes (0,82% e 0,17 p.p.) completam o ranking das três maiores variações neste mês
Para a 3ª Turma, ele não deu motivo à paralisação da execução
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável