Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Dia do Empresário Contábil (12 de janeiro): desafios econômicos na pandemia impulsionaram o novo perfil profissional do setor
Para Fenacon, além de comemoração, data é momento para contadores refletirem o potencial empreendedor dos serviços que prestam
Nessa quinta-feira, 12 de janeiro, é comemorado o Dia do Empresário Contábil. Diferentemente dos contadores, este profissional se dedica também a demandas de gestão, unificando características do universo da contabilidade com o empreendedorismo. Para os especialistas da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas), a pandemia impulsionou a carreira, já que contadores viram nos desafios econômicos do período uma chance de reinventar suas atuações.
“É natural do profissional da contabilidade ter que se manter constantemente atualizado. Durante a pandemia, com o aumento do exercício de funções em home office e os debates de adaptação das leis trabalhistas à nova realidade, o profissional se viu encarregado de mais funções administrativas e até de gestão de pessoas. Houve também, por conta desse dia a dia constantemente em mudanças, uma aproximação do profissional com as empresas em que prestava serviços, e isso impulsionou o seu perfil empreendedor”, explica Daniel Coêlho, presidente da Fenacon.
Para Coêlho, o maior desafio do contador ao se tornar empresário é conseguir agregar valor ao serviço que presta. “Existe uma visão muito conservadora ainda do contador como aquele profissional dedicado aos tributos em si. Quando a gente fala do empresário contábil, ele mantém as suas obrigações da contabilidade, mas ele também busca trazer benefícios que desenvolvam não só as suas atividades, como os negócios em que ele vai se relacionar. Por exemplo, é alguém que pode ter conhecimento tecnológico para sugerir programas de gestão, uma pessoa que ofereça treinamentos ou até um consultor que atue diretamente nos órgãos políticos para ajudar na construção dos projetos de lei a serem votados.”
Para migrar à área, é necessário marketing pessoal e organização
E como fazer essa transição de contador para um empresário contábil? Reynaldo Lima Junior, vice-presidente institucional da Fenacon dá a deixa: é necessário sair do comodismo em que muitos profissionais acabam entrando e pensar na sua prestação de serviços como uma oportunidade para novos produtos:
“O profissional tem que ter a autovalorização do seu trabalho e o entendimento que, com os novos modelos de gestão, ele tem a oportunidade de se tornar mais próximo dos seus clientes, expandindo os serviços que presta. Hoje, a gente tem uma maior importância e relevância da contabilidade no mercado, eu não conheço uma empresa que não esteja conectada a um contador, mas para o profissional que queira ser empresário, ele tem que estar preparado para outros desafios”, ressalta Lima.
Os desafios envolvem, principalmente, criatividade, e refletir onde o serviço prestado pode evoluir. “A gente vê hoje vários empresários contábeis dando consultorias, diagnósticos na área de investimentos, serviços para pessoas físicas quanto jurídicas. O importante é que, para chegar a isso, é necessário o marketing pessoal, tanto para o contador como empresário quanto para a sua empresa contábil, para assim apresentar os novos serviços e a sua nova função”, ressalta.
Lima conclui que o empresário contábil é uma evolução da contabilidade, e que o mercado tende a crescer ainda mais. “Estamos cada vez mais utilizando a contabilidade como a ciência que ela é. Ela não é uma mera administradora de tributos, mas sim uma ciência analítica do cenário mercadológico.”
Sobre a Fenacon
Criada em 1991, a Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) nasceu da necessidade de empresários do setor de serviços de se ter uma entidade que os representasse nacionalmente.
Filiada à Confederação Nacional do Comércio (CNC), a Fenacon conta com 38 entidades empresariais, que representam, aproximadamente, 400 mil empresas distribuídas nos 26 estados e no Distrito Federal.
Atendimento à imprensa
Rafael Martins - (11) 98782-6737
Lucílio Lessa - (85) 98601-2944
imprensa@fenacon.org.br
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)