PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Enfim, a Selic cai. Para 12,75%
Decisão mostra que pressão inflacionária perdeu espaço. Preocupação, agora, é com emprego.
No corte de juros mais agressivo em mais de cinco anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou no início da noite de ontem a redução de um ponto percentual na taxa básica de juros da economia, para 12,75% ao ano. A última vez em que o Banco Central (BC) cortou a Selic foi em dezembro de 2003 – na mesma porcentagem. A decisão pegou a maioria dos analistas de surpresa, já que o mercado trabalhava com redução menor, de 0,75 ponto.
Em comunicado divulgado após a decisão, os diretores do BC afirmam que "o Comitê inicia um processo de flexibilização da política monetária realizando de imediato parte relevante do movimento da taxa básica de juros". Segundo a nota, o corte de um ponto não trará "prejuízo para o cumprimento da meta de inflação".
Na reunião, cinco diretores votaram pelo corte de um ponto e três optaram por redução de 0,75 ponto.
Na última vez em que o BC cortou o juro nessa medida, no final de 2003, o contexto econômico era muito diferente. De junho a dezembro daquele ano, o primeiro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, o juro caiu 10 pontos. A redução era respaldada pela melhora dos indicadores de investimento estrangeiro depois da demonstração de desconfiança do mercado com o resultado das eleições de 2002. Hoje, a situação é oposta.
Em meio aos efeitos da crise financeira mundial sobre a economia brasileira, o BC tem sido alvo de inúmeras críticas de dentro do próprio governo e do mercado. Para os críticos, o desaperto monetário deveria ter começado no fim de 2008 para tentar minimizar o impacto da crise. Até o presidente Lula tocou no assunto e, nos bastidores, passou a agir mais fortemente a favor da redução dos juros e dos spreads.
No mercado, a expectativa de um corte maior da Selic ganhou força nos últimos dias com a divulgação de dados de deflação e queda da atividade do final do ano para cá.
Em dezembro, foi exatamente a falta de definição sobre a trajetória da inflação e da atividade econômica que fizeram o Copom ignorar a sugestão de corte de 0,25 ponto e optar pela manutenção da taxa. Na ata daquela reunião, no entanto, o BC já havia indicado que poderia reduzir os juros a partir de janeiro. Mas não se sabia qual o tamanho do corte.
Na inflação, o que mais chamou a atenção nos últimos dias foi o Índice Geral de Preços - Mercado 10 (IGP-10), que teve queda de 0,85% em janeiro, a maior já apurada pelo indicador. Na visão dos analistas, o IGP-M anulou qualquer preocupação com os preços e enterrou a possibilidade de que a alta do dólar – outro reflexo da crise – pudesse ocasionar reajustes.
Enquanto a atividade econômica dá sinais cada vez mais claros de que está patinando, cresceu a preocupação com o emprego. Segundo o Ministério do Trabalho, 654 mil foram demitidos em dezembro, a pior marca histórica.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável