O Senado Federal está avançando com a Reforma Tributária. A tão aguardada, e preocupante reforma trará alguns impactos para empresas vinculadas ao modelo tributário do Simples Nacional
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Saiba como a gestão do conhecimento transforma as empresas
A Gestão do Conhecimento é um dos assuntos do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo.
A Gestão do Conhecimento é um dos assuntos do momento nas grandes empresas do Brasil e do mundo. Não se fala em outra coisa. Ainda mais em tempos de crise. É que os grandes empresários e executivos perceberam que a informação e o conhecimento são hoje as verdadeiras fontes do poder e de riqueza mundial.
Ou seja, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mais sim da sua capacidade de produzir idéias e soluções criativas e inovadoras. Ser criativo é ter idéias novas - e ser inovador é tornar úteis estas idéias novas.
Exemplo de empresa na qual o conhecimento vale muito e as máquinas pouco representam: a Microsoft. A empresa de Bill Gates possui um ativo tangível (máquinas, equipamentos, prédios) de US$ 37 bilhões e um ativo intangível (o conhecimento) de aproximadamente US$ 300 bilhões.
"Na prática, isso significa que o conhecimento que os funcionários da Microsoft têm multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa", diz Heitor Pereira, presidente da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, uma Ong que desde maio de 2001 cumpre a missão de disseminar as práticas de Gestão do Conhecimento entre as organizações brasileiras, tanto no setor privado quanto público.
Ainda segundo ele, as empresas perceberam que o conhecimento tornou-se mais um recurso estratégico para competir no mercado. Por causa disso, elas precisam manter dentro da organização todo o conhecimento que cada um de seus empregados tem ? mesmo que esse funcionário venha a mudar de emprego.
É neste sentido que as práticas de gestão do conhecimento são cada vez mais aplicadas pelas empresas. Tais práticas incluem a criação e aplicação do conhecimento, visando a inovação nos produtos, serviços e métodos de gestão; a organização do conhecimento através de sistemas de informação; a disseminação, compartilhamento e retenção do conhecimento entre as pessoas atuantes na organização; e a proteção do conhecimento como parte do capital intelectual da empresa.
No final de setembro, entre os dias 23 e 25, a SBGC vai realizar em Salvador o 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento - KM BRASIL 2009. É a primeira vez, em oito anos, que o Congresso não será realizado em São Paulo.
O KM Brasil 2009 vai reunir os principais acadêmicos e executivos brasileiros do setor, para discutir o que há de mais novo nestas práticas de gestão do conhecimento. As palestras incluem temas como inovação, redes sociais, sustentabilidade, competitividade, gestão de pessoas, entre outras questões gerenciais pertinentes ao conhecimento organizacional. Para abordar estes temas, a SBGC convidou palestrantes internacionais e brasileiros com experiência e conhecimento profundo nos conceitos e práticas de gestão do conhecimento.
Segundo o presidente da SBGC, neste congresso será possível discutir e entender como as empresas brasileiras estão evoluindo estas práticas no contexto da crise econômica. O congresso também vai demonstrar como muitas empresas estão conseguindo superar as dificuldades do mercado por meio de inovações gerenciais e práticas de gestão do conhecimento.
"No Brasil, já temos muitos casos bem-sucedidos destas práticas para compartilhar entre empresas e profissionais", diz Heitor Pereira. Ele ressalta que, ao realizar este primeiro Congresso na região Nordeste, a SBGC pretende também levar a oportunidade de os profissionais e acadêmicos da região se atualizarem nas últimas práticas de gestão empresarial. "Temos a expectativa de recebermos cerca de 800 participantes, do Nordeste e demais regiões do país", diz.
Piada sobre a gestão do conhecimento
Um homem entra no banho enquanto a sua mulher acaba de sair dele e se enxuga. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender, a mulher desiste, enrola-se na toalha e desce as escadas.
Quando abre a porta, vê o vizinho Bob na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz:
- Dou-lhe dez mil reais se deixar cair essa toalha.
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob, então, entrega-lhe os dez mil reais prometidos e vai-se embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher enrola-se novamente na toalha e volta para o quarto. Quando entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Bob, o vizinho da casa ao lado, diz ela.
- Ótimo! Ele pagou os dez mil reais que me devia?
Moral da história:
Quem compartilha informações pode evitar exposições desnecessárias.
Compartilhar informações dentro da empresa é uma das leis básicas da Gestão do Conhecimento
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