Os valores estarão disponíveis para saque dos 31.292 trabalhadores até o encerramento do calendário em 27 de dezembro
Área do Cliente
Notícia
Convênio entre CNI e Sebrae vai fomentar inovação nas MPE
Serão investidos R$ 48,6 milhões, ao longo de três anos, em ações como sensibilização e assessoria de empresas, além da criação de uma rede nacional de núcleos de inovação
O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) assinaram nesta sexta-feira (1º), em São Paulo, um convênio no valor de R$ 48,6 milhões (até o final de 2013) para fomentar a inovação nas micro e pequenas empresas. O documento foi firmado diante de uma platéia de representantes do governo, entre eles o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, e de grandes empresas do país, como Natura, Grupo Ultra, CPFL, Embraer e IBM, durante reunião do Comitê de Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI).
Para o presidente Paulo Okamotto, o convênio é de suma importância para ajudar as pequenas empresas, que muitas vezes desconhecem as possibilidades de inovação. "Num primeiro momento, faremos a sensibilização de milhares de empresas. Depois, dependendo da demanda, apoiaremos na consultoria para a produção de projetos inovadores e busca de recursos junto às empresas financiadoras."
A parceria do Sebrae com a CNI irá criar a Rede de Núcleos de Inovação (RNI), que agregará núcleos de inovação nos estados, ligados às federações estaduais da indústria, e núcleos de inovação setoriais, vinculados às associações setoriais nacionais. Com o apoio da RNI, que vai atuar em todo o território nacional, as empresas serão motivadas a ingressar na agenda da inovação, adquirindo conhecimentos e condições necessárias para implantar ferramentas de gestão, definindo seus planos e projetos e participando de uma comunidade de empresas inovadoras.
Eixos
O convênio prevê sensibilizar pelo menos 18 mil micro e pequenas empresas no País para a importância da inovação. Além disso, deverão ser implantados três mil planos de inovação nas empresas e fornecida assessoria na busca de recursos de fundos setoriais para 2.400 empresas. "Este é apenas o começo. No futuro, deveremos colocar mais recursos para chegarmos a muito mais empresas", disse Okamotto.
O acordo entre CNI e Sebrae contempla seis eixos: eventos de sensibilização e motivação; cursos de capacitação em gestão; planos de inovação; suporte à adoção da estratégia; consultorias para elaboração de projetos à análise de órgãos de fomento; e avaliação e monitoramento de resultados.
Para o diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, "a baixa produtividade deste setor impacta na produtividade média da economia, atingindo as cadeias de valor. Por isso, precisamos fomentar a inovação nos pequenos empreendimentos, aumentando a competitividade e, consequentemente, a produtividade".
De acordo com Robson Andrade, presidente em exercício da CNI, a apresentação de projetos e a disponibilidade dos recursos já são um avanço muito grande, "considerando principalmente que as micro e pequenas empresas têm muitas dificuldades de investir em inovação porque estão muito voltadas para o seu dia a dia, para o seu mercado". Para ele, "esse é exatamente o nicho de empresas em que precisamos atuar, para fazer com que deem um salto de qualidade, de desenvolvimento de produtos para atingir um mercado maior".
Notícias Técnicas
Material foi produzido com base nas informações constantes da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária- Dirbi.
Apenas no município do Rio de Janeiro, não haverá funcionamento nas agências nos dias 18 e 19 de novembro. Nos feriados nacionais de 15 e 20 de novembro, todas as unidades do INSS estarão fechadas
Iniciativa contou com a participação de 57 empresas brasileiras de TI
Responsáveis devem apresentar carteira de vacinação e/ou comprovante de frequência escolar
Notícias Empresariais
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Ministro visitou nesta quinta-feira (14) a Fesaúde em São Paulo e abordou mudanças trabalhistas
Sistema da SPE-MF que capta expectativas sobre as principais variáveis fiscais indica melhoras também nas percepções sobre arrecadação, receita líquida e PIB
Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)