Os valores estarão disponíveis para saque dos 31.292 trabalhadores até o encerramento do calendário em 27 de dezembro
Área do Cliente
Notícia
Pedido de registro de marca cresce 24% no país
Micro e pequenas empresas lideram aumento do número de solicitações
Neste ano, a quantidade de pedidos de registro de marcas feitos por micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais cresceu 24%, segundo o Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual).
De janeiro a agosto foram protocoladas 24.115 solicitações. No mesmo período de 2009 foram 19.378.
O aumento foi superior ao registrado entre médias e grandes companhias, que tiveram incremento de 6%. Juntas, elas somaram 45.886 neste ano e 43.212 em 2009.
Um dos motivos para a alta é a redução do valor do pedido de marca para pequenas empresas. Até maio do ano passado, o Inpi cobrava R$ 260 -agora pede R$ 120.
Desde janeiro deste ano, microempreendedores individuais também passaram a pagar R$ 120 pelo serviço.
Especialistas creditam esse crescimento a outro fator: o aquecimento da economia brasileira.
A criação de modelos de negócio, produtos e serviços faz empresários ficarem mais atentos ao registro da marca. Sem ele, não há resguardo legal caso um concorrente adote o mesmo nome.
"Há um aumento de competitividade", pontua o diretor de assuntos internacionais da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Ivan Pinto.
Entre novas marcas nessa disputa está a da especialista em marketing Thais Angelotti, 29. Neste ano, a empresária registrou a JellyG.com.br, clube de descontos na web.
"Foi tudo feito pela internet, em apenas 15 minutos."
Pequenas têm aumento de 130%
Maioria das empresas não faz registro de marca no Inpi; para especialista, falta conscientização
O número de pedidos de marcas feitos por empresas de pequeno porte mais do que dobrou de janeiro a agosto deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
O aumento de 130% (veja ao lado) não está relacionado só à redução de valor promovida pelo Inpi, na avaliação da coordenadora-geral de articulação institucional, Rita Pinheiro Machado.
Desde que os pedidos de marca passaram a ser feitos pela internet, em 2006, o volume tem crescido.
Além disso, diz, as atividades educativas do Inpi têm ajudado a conscientizar os empresários sobre a importância de registro da marca.
Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Hoje, o Inpi tem 600 mil registros de marca em vigor -há 5,1 milhões de empresas. Desse total, 98% são micro e pequenas, segundo o Sebrae-SP.
"A maioria ainda não tem o registro, mas é ele que traz proteção à marca. Falta conscientização", destaca.
ADESÃO
Quem também impulsionou o aumento de pedidos de marca entre as firmas de menor porte foi o MEI (microempreendedor individual).
Em vigor desde julho do ano passado, o programa permite formalizar trabalhadores com renda anual de R$ 36 mil. Até setembro deste ano, 566 mil profissionais tinham aderido ao programa.
Parte deles, como o engenheiro José Hélio de Brum Muller, aproveitou para fazer o registro da marca.
Muller aderiu ao MEI neste ano e, em maio, solicitou o registro da marca Bolsa de Produtos no Inpi.
"O pedido foi rápido: em três dias estava pronto", conta ele, que contratou um escritório de advocacia especializado para registrar também a patente da ferramenta de negociação eletrônica e o nome da empresa.
O próprio empresário pode pedir o registro pessoalmente ou pela internet, mas é possível contar com o serviço de escritórios especializados que cobram de R$ 1.000 a R$ 6.000. O especialista deve ser cadastrado pelo Inpi -a lista com os nomes pode ser vista em www.abapi.org.br.
FOCO
Reposicionamento leva firma a investir em novo registro
Dois nomes de empresas, dois registros de marca.
Quando o sócio da então Sterilizer (serviços de sanitização) Eric Stocker, 36, decidiu passar de licenciador a franqueador, em 2008, adotou uma estratégia diferente: rebatizar a companhia e permanecer com duas identidades por cerca de um ano.
O primeiro passo foi verificar a disponibilidade do nome. Certo de não haver nenhum concorrente com o mesmo registro no país, protocolou a nova marca da empresa, SuperSan, no Inpi.
O investimento não foi apenas na pesquisa e na criação da futura identidade. Incluiu também divulgação do slogan "SuperSan by Sterilizer" e elaboração da logomarca. Ao todo, aplicou R$ 300 mil na mudança.
No começo, lembra o empresário, a clientela fazia confusão entre as duas marcas, o que atrapalhava as vendas. A mudança, porém, mostrou-se positiva. "As vendas cresceram 30% no primeiro semestre [de 2009]", diz ele. A empresa, arremata, hoje conta com 21 franquias.
Notícias Técnicas
Material foi produzido com base nas informações constantes da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária- Dirbi.
Apenas no município do Rio de Janeiro, não haverá funcionamento nas agências nos dias 18 e 19 de novembro. Nos feriados nacionais de 15 e 20 de novembro, todas as unidades do INSS estarão fechadas
Iniciativa contou com a participação de 57 empresas brasileiras de TI
Responsáveis devem apresentar carteira de vacinação e/ou comprovante de frequência escolar
Notícias Empresariais
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Ministro visitou nesta quinta-feira (14) a Fesaúde em São Paulo e abordou mudanças trabalhistas
Sistema da SPE-MF que capta expectativas sobre as principais variáveis fiscais indica melhoras também nas percepções sobre arrecadação, receita líquida e PIB
Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)