Alta das taxas cobradas nas operações com cartão de crédito rotativo, e com o cheque especial, acontecem em um cenário de elevação da taxa básica da economia - que voltou a subir no mês passado, atingindo 10,75% ao ano. Dados foram divulgados pelo BC
Área do Cliente
Notícia
Melhora na atividade ajuda a reduzir pedidos de falência e recuperação judicial
No mês passado, credores requisitaram a falência de 156 empresas, queda de 23,2% em relação a maio do ano passado.
A recuperação da atividade econômica, ainda que discreta, começa a se refletir na solvência das empresas. Dois levantamentos distintos mostraram recuo dos pedidos de falência, recuperações judiciais e dos títulos de empresas protestados em maio. No mês passado, credores requisitaram a falência de 156 empresas, queda de 23,2% em relação a maio do ano passado. Foi o menor número para o mês desde a nova Lei de Falências, editada em junho de 2005. Nos primeiros cinco meses do ano, foram protocolados no total 734 pedidos, 10,2% a menos do que em igual período de 2012, de acordo com dados da Serasa Experian.
As recuperações judiciais requeridas pelas empresas em dificuldades financeiras também caíram 26,8% no mês passado, em relação a igual período do ano anterior. No entanto, nos primeiros cinco meses foram contabilizados 13,6% a mais de pedidos do que no ano passado. Ainda que alta, é uma cifra já bastante inferior ao avanço de 70% observado nos cinco primeiros meses de 2012.
Pesquisa da Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), mostrou que houve queda de 13,7% dos títulos de pessoas jurídicas protestados em maio, recuo maior do que no acumulado deste ano (-5,7%).
Para Carlos Henrique de Almeida, assessor econômico da Serasa, o cenário ainda é de incerteza e não necessariamente a queda em maio vai ditar a tendência para o restante do ano. Em sua opinião, "mudanças rápidas" no cenário macroeconômico estão dificultando prognósticos em relação à situação de solvência das companhias nacionais.
Almeida destaca, principalmente, o início de um novo ciclo de aperto monetário em abril, que já soma alta de 0,75 ponto percentual, o que levou a Selic a 8% ao ano. Outro ponto é a taxa de câmbio. Após desvalorização de pouco mais de 7% do real no mês passado, o governo retirou o IOF que incidia sobre operações de estrangeiros em renda fixa, o que pode levar a divisa doméstica a se valorizar em relação ao dólar. "Para empresas que dependem mais do comércio exterior, essa "dança" torna o cenário menos previsível".
Flávio Calife, economista-chefe da Boa Vista Serviços, tem percepção mais otimista. Para ele, a tendência é de moderação no ritmo de aumento das falências e recuperações ao longo do ano, mesmo em um cenário que contempla aumento de juros. Em sua avaliação, a recuperação da atividade em curso, ainda que lenta, já está tendo reflexo sobre a situação financeira das empresas.
Almeida, da Serasa, avalia que a situação para as empresas nos próximos meses permanece desafiadora, ainda que a perspectiva seja de contínua melhora da economia. O setor industrial, após um ano muito ruim em 2012, mostra alguma reação, em função dos estímulos já concedidos. Na indústria, concentram-se as grandes empresas, com faturamento anual acima de R$ 50 milhões, observa Almeida. Nesse segmento, a Serasa mostra que as recuperações judiciais aumentaram 7% até maio deste ano. No mesmo período de 2012, o salto havia sido de 128%.
Já as micro e pequenas empresas têm sofrido com maiores dificuldades para acessar o mercado de crédito e com a desaceleração das vendas no varejo, ante um quadro de inflação e comprometimento de renda elevados. Neste segmento, os pedidos de recuperação judicial aumentaram 20,6% entre janeiro e maio deste ano. O número, no entanto, ainda é menor do que o salto de 45,3% visto no ano passado.
As companhias que se voltaram para o mercado doméstico podem ter mais dificuldades para crescer agora, afirma o economista da Serasa, dado que a ênfase do governo parece estar migrando para os investimentos, enquanto o consumo passa por um processo de acomodação.
Calife, da Boa Vista Serviços, avalia que esse é um quadro que pode beneficiar mais a indústria, potencial fornecedora para os investimentos em infraestrutura, enquanto o comércio dá sinais de arrefecimento. Até março, de acordo com os últimos dados da Boa Vista Serviços disponíveis com essa abertura, a indústria e o setor de serviços concentravam os pedidos de recuperação judicial, com 35% e 36% dos requerimentos, nesta ordem. Para Calife, é possível que o comércio, com 29% dos pedidos, aumente participação nessa composição, reflexo da expansão menor do setor. Já a indústria, apesar da recuperação ainda em ritmo lento, tende a ser beneficiada pelos estímulos já concedidos.
Felipe Galea, sócio responsável pela área da falências e recuperações judiciais no escritório de advocacia Barbosa, Mussnich & Aragão, afirma que ainda tem sido procurado principalmente por credores da indústria e do agronegócio. Em sua avaliação, no entanto, o cenário de aumento das recuperações judiciais também está, de alguma forma, gerando novos negócios.
O escritório, diz, tem sido contratado por investidores interessados em comprar ativos que serão vendidos em processos de recuperação, numa negociação que é menos arriscada para o lado comprador, que se vê livre da sucessão de dívidas fiscais e trabalhistas, por exemplo.
Em sua avaliação, ainda que um aumento dos pedidos de recuperação judicial seja natural, em função do processo de popularização do instrumento, o número ainda elevado de pedidos observados indica um quadro de dificuldades para as companhias. Nesse caso, são as próprias empresas que realizam o pedido, na tentativa de se reestruturar e continuar operando.
O recuo das falências requeridas é bom sinal porque um aumento desses pedidos mostra fragilidade mais acentuada das empresas, já que o pedido parte do credor.
Notícias Técnicas
Outra opção para reativar o pagamento é ligar para a Central 135 e informar que está regularizando os dados, o pagamento será desbloqueado em até 72h. O beneficiário terá de 45 a 90 dias para comparecer ao Cras e apresentar a documentação
O dado veio acima da expectativa em pesquisa da Reuters com analistas de alta de 1,48%
Ataques hackers e instabilidades no Gov.br prejudicam a vida de milhões de empresas e cidadãos, que passaram a depender de um único meio de acesso para mais de 5 mil serviços públicos digitais
Saiba como e em quais situações o recebimento do benefício é concedido pelo INSS
Notícias Empresariais
Prazo termina em 18 de novembro. A autorregularização evita riscos fiscais e litígios.
Cliente poderá pagar sua conta aproximando o celular de uma máquina de cartão
Como o Brasil é um país onde a tributação é muito complexa, cerca de 95% das empresas pagam impostos indevidos todos os anos, e um desses ramos é as autopeças para caminhão
Veja as vantagens e as diferenças para os demais cartões, além da hora certa de utilizá-lo
Secretaria de Prêmios e Apostas contará com novas frentes de monitoramento e inteligência na identificação de movimentações suspeitas
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.