Os valores estarão disponíveis para saque dos 31.292 trabalhadores até o encerramento do calendário em 27 de dezembro
Área do Cliente
Notícia
Portal único deve agilizar rotina do comércio exterior
Objetivo é unir, em uma mesma ferramenta, a análise de documentos
Um portal na internet, que possibilite que os documentos relativos aos procedimentos de exportação e importação sejam analisados em apenas um lugar e não em diversos órgãos anuentes (Receita Federal, Ministério da Agricultura etc), é uma medida em análise pelo governo federal. Uma das instituições que contribui para a formatação dessa proposta de desburocratização é a Aliança para Modernização Logística do Comércio Exterior (Procomex), que reúne diversas entidades empresariais.
“O governo tem claro o quê fazer, estamos auxiliando sobre o como fazer”, destaca o coordenador executivo da Procomex, John Edwin Mein. Ele acrescenta que a ferramenta, além de atender à necessidade de se ter só uma “janela”, permitirá que todos os atores envolvidos com o comércio exterior, sejam públicos ou privados, tenham maior visibilidade sobre o trâmite da carga.
No entanto, o dirigente ressalta que o mecanismo será aproveitado na análise documental e não quanto à inspeção física das mercadorias. Ele acredita que em três ou quatro anos o sistema poderá ser implantado. “A gente sabe que tempo é dinheiro para o comércio exterior”, afirma Mein. O coordenador da Procomex também frisa que o processo logístico não envolve somente os responsáveis pela liberação das cargas.
Segundo ele, em torno de 15% das cargas em contêineres sofrem overbooking (sobrevenda) nos portos brasileiros. “Igual ao avião que aceita mais passageiros do que tem de acentos”, ilustra o dirigente. No caso das cargas, os produtos precisam esperar no terminal pelo próximo navio, que, muitas vezes, demora mais de uma semana para zarpar. Estudos indicam que, dependendo do segmento e do produto, um dia com a carga parada no porto significa um custo de 0,8% a 3,5% do valor da mercadoria. O executivo sustenta que haveria um ganho de competividade através de uma maior integração entre carga e transporte, uma visão sistêmica do processo e não fragmentada.
Mein palestrou nessa quinta-feira, na Fiergs, durante a 15ª Feira e Congresso de Transporte e Logística (Transposul). O analista de Comércio Exterior da Fecomércio-MG André Luis Notini Rodrigues foi outro participante do evento, que será encerrado nesta sexta-feira. Ele defende que é preciso ser otimista quanto à agilização das exportações e importações brasileiras.
Rodrigues diz que o governo vem criando mecanismos para melhorar o fluxo do comércio internacional. Para o analista, um exemplo disso é o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) – um banco de dados dessas atividades. “Mas ainda há muito o que ser feito”, aponta Rodrigues.
O diretor da Randon Implementos, Esdânio Pereira, complementa que, tanto as empresas quanto o governo, necessitam de um método. “E o Brasil precisa de investimentos”, enfatiza o executivo. Porém, ele lamenta que iniciativas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) têm sido decepcionantes quando o assunto é a materialização do planejamento.
O sócio-diretor da Produttare – Tecnologia e Soluções para Gestão Junico Antunes concorda que a infraestrutura e a energia representam um gargalo para o País. Uma das sugestões de Antunes para atenuar as dificuldades logísticas é a adoção da prática da intermodalidade, com o melhor aproveitamento das hidrovias e ferrovias. Ele cita a indústria naval gaúcha como uma iniciativa bem-sucedida nesse sentido, já que a atividade começou a se desenvolver em Rio Grande e agora se estende para outras regiões ao longo da hidrovia, como é o caso de Charqueadas.
Notícias Técnicas
Material foi produzido com base nas informações constantes da Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária- Dirbi.
Apenas no município do Rio de Janeiro, não haverá funcionamento nas agências nos dias 18 e 19 de novembro. Nos feriados nacionais de 15 e 20 de novembro, todas as unidades do INSS estarão fechadas
Iniciativa contou com a participação de 57 empresas brasileiras de TI
Responsáveis devem apresentar carteira de vacinação e/ou comprovante de frequência escolar
Notícias Empresariais
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Ministro visitou nesta quinta-feira (14) a Fesaúde em São Paulo e abordou mudanças trabalhistas
Sistema da SPE-MF que capta expectativas sobre as principais variáveis fiscais indica melhoras também nas percepções sobre arrecadação, receita líquida e PIB
Veja dicas para colocar em prática no seu trabalho e reduzir o estresse.
Essa produção representa um aumento de 5,8% em relação à safra de 2024, ou 17,2 milhões de toneladas a mais
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)