Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Lotes da restituição do Imposto de Renda acabaram! O que fazer se não recebeu?
No final de setembro, a Receita Federal realizou o pagamento do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2021
No final de setembro, a Receita Federal realizou o pagamento do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2021. Mesmo que os lotes da restituição do Imposto de Renda tenham acabado, houve contribuintes que enviaram a declaração e não receberam os valores.
Entre os meses de março e setembro deste ano, a Receita Federal recebeu 36,8 milhões de declarações do IR 2021. Desse total, 869,3 mil declarações foram retidas em malha fina, sendo 666,6 mil com imposto a restituir. Ou seja, do total em malha, 76,6% possuem direito aos valores a receber.
Além disso, há 181,9 mil do total em malha com imposto a pagar. Este número representa 20,9% do geral. Ainda há 20,6 mil declarações com saldo zero.
Apesar do pagamento dos cinco lotes da restituição do Imposto de Renda, uma parcela dos contribuintes não recebeu os valores — e, consequentemente, não está com o dinheiro na conta. De acordo com a Receita Federal, em certos casos, isso acontece porque algumas declarações ficaram retidas na malha fina.
Entre os motivos que deixam a declaração retida, está o preenchimento errado de alguma informação. Outra razão que causa esse problema é omissão de alguma informação para a Receita Federal.
O que fazer se o contribuinte está na malha fina
Se a restituição não foi liberada, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal, na opção Meu Imposto de Renda. Nessa opção, o contribuinte poderá acessar o extrato de processamento do Imposto de Renda, explica o auditor fiscal da Receita Federal Altemir Linhares.
Todas as informações poderão ser acessadas — inclusive os motivos pelos quais a declaração ficou retida na malha fina. Para solucionar o problema, a pessoa conta com três opções.
A primeira forma é realizar a correção das inconsistências por meio de uma declaração retificadora. Ela pode ser apresentada sem multa ou penalidade. De qualquer forma, essa opção não está disponível depois que o cidadão for notificado ou intimado pela Receita Federal.
A retificação vale para a pessoa que concorda que realmente cometeu algum erro, teve alguma informação insuficiente, de acordo com Altemir Linhares.
Ao realizar a correção, a declaração será processada e voltará para o ritmo normal. Sendo assim, se tiver restituição a receber, ela voltará para a fila de restituição — e a pessoa sai da malha.
Outra opção é apresentar, virtualmente, todos os documentos e comprovantes que atestam os valores declarados e indicados como pendência.
Para apresentar esses documentos, será preciso verificar as orientações do Extrato do Processamento da DIRPF, e formalizar um Processo Digital para a Malha Fina Fiscal. Este procedimento acontece por meio do Portal e-CAC.
Caso a pessoa queira informações sobre o Processo Digital da Malha Final, basta consultar Malha Fiscal – Atendimento, por meio do espaço Onde Encontro.
Além dessas duas opções, o cidadão ainda pode esperar o comunicado da Receita Federal — apontando os documentos que devem ser apresentados para explicar a pendência apresentada, e estipulando um prazo.
O auditor fiscal explica que, ao realizar essa opção espontaneamente, a pessoa tem a vantagem de não ter maiores penalidades. Todo o processo será muito mais rápido e menos custoso para a Receita e para o contribuinte, segundo ele.
Os contribuintes podem descobrir pela internet os possíveis problemas encontrados na declaração (Imagem: Montagem/FDR)
Pagamento da restituição do Imposto de Renda
No caso de restituição liberada, a Receita Federal realiza o pagamento diretamente na conta bancária informada na declaração. Se, por algum motivo, o crédito não for feito (caso, por exemplo, a conta informada foi desativada), o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nessa situação, a pessoa poderá reagendar o crédito pelo Portal BB. O cidadão também poderá ligar para a Central de Relacionamento BB. Os telefones disponíveis são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Se o cidadão não resgatar o valor da restituição em até um ano, será preciso requerer pela internet, por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição; ou no Portal e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)