Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
Esclarecimentos sobre o eSocial pautaram Seminários Técnicos desta semana
Integrantes do grupo 4 do eSocial, os Municípios tiveram a oportunidade de participar e obter orientações sobre a implantação da plataforma on-line que unifica 15 obrigações trabalhistas e previdenciárias do poder público e das empresas privadas...
Integrantes do grupo 4 do eSocial, os Municípios tiveram a oportunidade de participar e obter orientações sobre a implantação da plataforma on-line que unifica 15 obrigações trabalhistas e previdenciárias do poder público e das empresas privadas. Ao longo desta quinta e sexta-feira, 25 e 26 de novembro, os Seminários Técnicos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) reúne os maiores especialistas no tema em evento virtual e presencial.
Representando o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, o consultor João Luiz abriu os trabalhos. Ele fez questão de afirmar o objetivo do projeto de promover direcionamento aos gestores municipais sobre os desafios da administração local. As primeiras palestras foram mediadas pela técnica jurídica Ana Carla Teixeira que abriu a palavra à consultora Marice Fronchetti que explicou o que é o sistema. “O eSocial começou lá atrás, quando surgiu a nota fiscal eletrônica. Então, é uma construção muito rica e, no futuro, nós vamos agradecer”, disse Marice, que é contadora, administradora, advogada e diretora da empresa Proceconta. De acordo com ela, o maior impacto nos Municípios é resultado de problemas na implantação da fase um da ferramenta. Ao todo são quatro fases, e os Entes municipais finalizaram a dois — cadastro dos trabalhadores e eventos não periódicos.
A abertura do evento contou ainda com as participações de representantes das secretarias da Receita Federal do Brasil (RFB), Wolney Oliveira; e do Trabalho, João Paulo Machado. O primeiro painel contou com a especialista Laura Shwerz que introduziu as considerações iniciais do eSocial, abordando sua conceituação e seus objetivos. Além disso, foram apresentadas as mudanças trazidas com o eSocial e seu impacto em toda estrutura de pessoal nos Municípios. Em seguida, foram abordadas as ações prévias que os Municípios deverão realizar para se prepararem para a implantação do eSocial, como a conscientização, diagnóstico de sistemas, qualificação cadastral e tratamento dos dados dos Entes locais.
Conhecimentos técnicos
Ao abordar a parte mais técnica do sistema, no período da tarde do primeiro dia da programação, os painéis Eventos Iniciais e suas particularidades e Evitando erros com os eventos não periódicos trouxeram orientações minuciosas sobre os leiautes (forma que a plataforma do eSocial disponibilizará os eventos para registros, cadastros), com foco em explanações relacionadas aos eventos iniciais e a forma de categorizá-los. Além disso, foram debatidos os principais erros identificados nessa fase, bem como a forma de evitá-los.
Os painéis tiveram a colaborações dos representantes da Secretaria de Previdência Thomas Gomes, Órion Sávio e Laura Schwerz; da Secretaria do Trabalho Fernando Lisboa e Luiz Antônio; e dos especialistas em sistemas Nilton Viscardi e Nadia Baldissera. A abertura do segundo dia de programação contou novamente com a participação dos representantes das secretarias do Trabalho, Luiz Antônio e Fernando Lisboa, e da Previdência, Thomas Gomes, onde foram tratados os eventos periódicos da Folha de Pagamento, tais como, registros de folha de pagamento, conformidades tributárias e trabalhistas, desligamento e procedimentos para a correção da folha de pagamento. Foram abordados ainda os eventos de Benefícios Entes Públicos (RPPS) e pagos pelo Tesouro Municipal. Os participantes ainda tiveram espaço na programação para esclarecimentos de dúvidas com os painelistas.
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)