Impactos da Resolução Normativa 435 para as Operadoras de Planos de Saúde
Área do Cliente
Notícia
PGBL no Imposto de Renda: Veja como deve ser declarado!
O Plano Gerador de Benefício Livre é um tipo de previdência privada e, como qualquer outro investimento, deve ser informado na declaração anual do Imposto de Renda
O Plano Gerador de Benefício Livre é um tipo de previdência privada e, como qualquer outro investimento, deve ser informado na declaração anual do Imposto de Renda.
Embora diferente de outros títulos, o PGBL é considerado uma previdência complementar e, por isso, ao invés de aumentar o valor do IR, pode deduzir até 12% da renda tributável anual do tributo federal quando declarado, já que o IR sobre o investimento será cobrado apenas no momento do resgate.
No entanto, é importante mencionar que o Plano Gerador de Benefício Livre apenas possui o poder de deduzir até 12% da renda tributável anual no modelo completo da declaração.
Dito isso, também é importante aprender como declarar o PGBL adequadamente no Imposto de Renda e, assim, usufruir dos seus benefícios de dedução. Sorte a sua que estamos aqui justamente para ensiná-lo!
Como funciona o cálculo, o resgate e a tributação do PGBL?
O cálculo do Imposto de Renda sobre os rendimentos de previdência privada está totalmente relacionado ao modelo de tributação escolhido pelo contribuinte no momento do resgate ou aquisição do investimento.
Em outros termos, as alíquotas aplicadas variam de acordo com a tributação escolhida. Confira alguns exemplos logo abaixo.
PGBL no modelo de tributação progressiva
Nesse modelo, o tributo será pago conforme o valor resgatado e de acordo com a tabela de alíquotas da Receita Federal. Caso o contribuinte tenha escolhido receber o benefício em forma de mensalidade, pagará o tributo mensalmente, agora, se escolheu o resgate único, recolherá o tributo de uma única vez.
Esse investimento deve ser inserido na declaração anual do Imposto de Renda tanto no período de contribuição quanto no momento em que o benefício está sendo usufruído.
Nesse último caso, os valores recebidos serão declarados de acordo com o modelo de tributação escolhido, veja:
Contribuições feitas durante o ano-calendário da declaração
- Abra o Programa Gerador do Imposto de Renda.
- Selecione a ficha “Pagamentos Efetuados”.
- Escolha o código 36, referente à previdência complementar.
- Insira o nome e o CNPJ da instituição responsável pelo plano.
- Declare as contribuições feitas durante o ano-calendário da declaração.
Benefícios usufruídos no modelo de tributação progressiva
- Abra o Programa Gerador do Imposto de Renda.
- Selecione a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”.
- Insira o nome e o CNPJ da instituição responsável pelo plano.
- Declare os valores recebidos no ano-calendário da declaração.
Benefícios usufruídos no modelo de tributação regressiva
- Abra o Programa Gerador do Imposto de Renda.
- Selecione a ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.
- Insira o código “Outros”.
- Preencha as informações solicitadas pelo programa.
Como deduzir o PGBL no Imposto de Renda?
Para deduzir o PGBL no Imposto de Renda basta mencioná-lo na declaração anual do tributo federal, como apontado no tópico anterior. O simples movimento de inseri-lo na declaração já garante a dedução de até 12% da renda tributável anual do tributo.
Mas, lembre-se, apenas é possível deduzi-lo no modelo de declaração completo, uma vez que o modelo de declaração simplificado possui um desconto padrão e não admite deduções, ok?
Notícias Técnicas
O levantamento revela que das mais de 11 mil empresas habilitadas no Perse, 2.232 são optantes do regime de lucro real e 9.219 são empresas do lucro presumido.
Justiça determina devolução de valores pagos indevidamente em anos recentes.
Resultados e novos recursos da plataforma, criada pelo Ipea para o acompanhamento de benefícios sociais foram abordados durante seminário
Receita lança nova Declaração de Bens do Viajante, mais simples e intuitiva.
Notícias Empresariais
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
O presidente do Banco Central estará na Associação Comercial de São Paulo (ACSP) na terça-feira (19), às 10 horas, para falar sobre os cenários e tendências para 2025
Normativo detalha competências do Centro de Prevenção e Solução de Conflitos Tributários e Aduaneiros (Cecat).
Prepare-se para a Black Friday, veja dicas para o varejo e o impacto da reforma tributária
Pasta responsável pelas MPEs divulga vantagens do edital de regularização de débitos do Simples Nacional.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)