Antecipação ocorre devido aos feriados do mês de novembro
Área do Cliente
Notícia
PGFN quer incluir mais devedores em aplicativo
Há, no aplicativo, um link direto para o site Regularize.
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) quer incluir devedores de tributos estaduais e municipais no aplicativo Dívida Aberta, que por ora indica contribuintes inscritos na dívida ativa da União ou que estão com o FGTS em situação irregular. O primeiro acordo de cooperação técnica foi fechado com o Estado do Rio Grande do Sul. E a previsão é de que os inadimplentes sejam incluídos no aplicativo ainda neste ano.
A ferramenta, disponível desde 2020, permite a qualquer pessoa fazer consultas. Podem ser feitas pelo nome do contribuinte, CPF ou CNPJ ou por tipo de dívida (tributária, previdenciária, FGTS ou multa trabalhista, criminal ou eleitoral). O aplicativo também conta com serviço de georreferenciamento. O usuário informa a sua localização e é feito o mapeamento dos devedores que estão mais próximos. Aparece o nome da empresa e o valor devido. O usuário pode selecionar qualquer uma delas e obter informações detalhadas. É possível ainda confirmar se uma empresa realmente funciona no endereço indicado. Essa informação auxilia a PGFN a identificar indícios de fraudes fiscais – se há, por exemplo, uso de empresa fantasma ou dissolução irregular. Há, no aplicativo, um link direto para o site Regularize, permitindo ao usuário consultar, pagar, parcelar ou contestar débitos. Segundo dados da PGFN, das empresas ativas, 8% têm débitos inscritos na dívida ativa.
Já entre as pessoas físicas que declaram Imposto de Renda, o percentual é de 5,5%. O valor inscrito na dívida ativa é de R$ 2,7 trilhões. São 5,8 milhões de devedores, dos quais cerca de 30 mil são classificados “grandes devedores”. O Dívida Aberta foi criado com a ideia de levar transparência fiscal com base nas melhores práticas de conformidade fiscal dos países da OCDE, segundo Yuri Pereira, procurador responsável por sistemas na PGFN. Ele lembra que o artigo 198 do Código Tributário Nacional (CTN) permite a divulgação de informações relativas a inscritos em dívida ativa. “As pessoas precisam saber quem deve para o Estado”, diz.
Em 2020, depois do lançamento da ferramenta, de acordo com o procurador, foram ajuizadas ações contra a divulgação dessas informações, mas todos os pedidos foram negados. Balanço da PGFN mostra que há hoje cerca de 148 mil usuários ativos e já foram feitas mais de 35 milhões de consultas. “Além de trazer a transparência fiscal, é um grande facilitador para os negócios. Em uma fusão ou aquisição, a empresa pode verificar se há algum débito que precise de due diligence, por exemplo.”
Agora, afirma Pereira, a PGFN tem conversado com Estados e municípios com mais de 500 mil habitantes. “O propósito é implementar uma rede intergovernamental de controle social da dívida ativa”, diz. O Estado do Rio Grande do Sul foi o primeiro a assinar o acordo de cooperação técnica. Há tratativas com os Estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco e Paraíba e com Belo Horizonte, segundo a PGFN. “A ideia é mostrar para o contribuinte que ser devedor é uma exceção e não a regra”, afirma o procurador. Coordenador-geral de Estratégia e Recuperação de Créditos da PGFN, o procurador Darlon Costa destaca que o órgão tem tomado à frente em iniciativas de transparência fiscal. “É natural congregar outras instituições para compartilhar as estruturas para outros agentes também poderem usar”, diz.
Segundo Gustavo Granzotto Manfro, coordenador da Procuradoria Fiscal da PGE-RS e presidente do Colégio Nacional de Procuradorias Fiscais dos Estados e do Distrito Federal, o Dívida Aberta é uma ferramenta “moderna e acessível”, que traz o cidadão como protagonista. A integração, acrescenta, é um passo importante entre instituições para trabalharem de “forma integrada e colaborativa em busca da recuperação de ativos que reverterão para implementação de políticas públicas em proveito da sociedade”.
Para o tributarista Julio Janolio, sócio do Vinhas e Redenschi Advogados, a entrada de Estados e municípios no aplicativo é positiva. “Pode trazer [a integração] mais transparência sobre quais são os devedores e quanto eles devem, em todas as esferas”, afirma. Ainda de acordo com o advogado, não é raro que um contribuinte devedor da PGFN também seja devedor em um Estado e/ou um município. É importante, acrescenta, separar os bons pagadores dos devedores contumazes, que podem até adotar o não pagamento reiterado de tributos como uma estratégia empresarial para atuar com deslealdade no mercado.
Fonte: Valor Econômico
Notícias Técnicas
Conheça o procedimento que incentiva a prevenção e solução de controvérsias tributárias e aduaneiras
Notificação da Receita Federal visa orientar contribuintes na correção de erros comuns na declaração do IR. Veja o passo a passo para consultar pendências e evitar multas
Nos 50 anos da empresa, Carlos Lupi destaca investimentos do governo federal em infraestrutura e na contratação de servidores
Com o ano chegando ao fim, é preciso tomar certas atitudes a fim de estar em dia com o fisco e as contas
Notícias Empresariais
A operação deve continuar nas próximas semanas
Advogados acreditam que nova modalidade trará mais agilidade e praticidade para as partes
Secretário apresentou as ações do MTE para refugiados e migrantes durante 3º Encontro Anual do Fórum Empresas com Refugiados, realizado pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Pacto Global da ONU - Rede Brasil
A operação contou com a participação de aproximadamente 239 policiais federais, 12 auditores-fiscais e analistas-tributários da Receita Federal e servidores da Controladoria Geral da União
Novo sistema Portal de Cadastros RFB – Cooperação Institucional utiliza interface amigável e intuitiva. Ação faz parte do processo de modernização da solução de acesso aos dados cadastrais da Receita Federal
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)
Essas recomendações visam incorporar pontos essenciais defendidos pela classe contábil, os quais poderão compor o projeto final previsto para votação no plenário da Câmara dos Deputados
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!