Objetivo do bloqueio é evitar a recepção de eventos S-1210 e S-2501 na versão S-1.2 que não serão lidos pelo Extrator da DIRF.
Área do Cliente
Notícia
Saiba como garantir a aposentadoria por invalidez e as doenças que dispensam um grande requisito para acesso ao benefício
Sofrer diversos sintomas e incapacidades decorrentes de alguma doença é uma situação bastante delicada e que acaba se tornando a realidade de inúmeros brasileiros.
Sofrer diversos sintomas e incapacidades decorrentes de alguma doença é uma situação bastante delicada e que acaba se tornando a realidade de inúmeros brasileiros. Mais difícil ainda é quando mesmo passando por alguma dificuldade física ou mental, essa pessoa ter que continuar trabalhando, pois, seu esforço é o que acaba trazendo o sustento para sua família.
Nesse cenário, muitas pessoas acabam buscando possibilidades para conseguir se manter caso precisem se afastar do trabalho devido à doença. Onde, neste momento, muitas pessoas buscam a ajuda do INSS. Quando o trabalhador busca ajuda ao INSS, muitas vezes o mesmo procura o Instituto com a intenção de se aposentar por invalidez, contudo, devido à falta de informação, não sabe se tem ou não direito ao benefício.
Para tentar ajudar você, hoje nós conheceremos quais doenças que dão direito a aposentadoria por invalidez e, quais os requisitos necessários para garantir a concessão do benefício.
Quem tem direito a aposentadoria por invalidez
O primeiro ponto a se esclarecer aqui é que não existem doenças específicas que dão direito a aposentadoria por invalidez, na verdade, qualquer doença pode garantir acesso ao benefício previdenciário.
O que acontece é que, para garantir a aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve se encontrar permanentemente incapaz de trabalhar por tempo indeterminado.
Aqui vai uma informação importante para quem está incapaz permanentemente de trabalhar e tem a aposentadoria por invalidez negada durante a perícia médica do INSS.
Normalmente o INSS pode reconhecer que você, de fato, está incapaz de trabalhar no que você trabalha, contudo, o mesmo pode acabar entendendo que você poderia exercer outras funções, dessa forma, você não está permanentemente incapaz de trabalhar.
Por exemplo, uma pessoa que trabalhava com carga e descarga de caminhão, um serviço braçal, o INSS pode entender que você está incapaz para essa função, mas que pode ser designado para outro setor no escritório da empresa.
Dessa forma, o principal ponto para conseguir garantir a aposentadoria por invalidez é estar permanentemente incapaz de exercer qualquer tipo de trabalho.
Entendendo isso, os requisitos para garantir a aposentadoria por invalidez são:
- Estar permanentemente incapaz de trabalhar (deve ser comprovada na perícia médica);
- Ter a qualidade de segurado (toda pessoa que contribuí para o INSS possuí qualidade de segurado);
- Cumprir a carência mínima de 12 meses (ter contribuído pelo menos 12 meses para o INSS).
15 doenças que garantem a aposentadoria por invalidez
Apesar de termos falado que qualquer doença pode dar direito a aposentadoria por invalidez, existe um total de 15 doenças que garantem a isenção da carência mínima para pedir a aposentadoria por invalidez.
Dessa forma, mesmo que a pessoa tenha contribuído somente 5 meses para o INSS, o trabalhador acometido por alguma dessas doenças não precisará comprovar a carência. Veja quais são essas doenças:
- tuberculose ativa;
- hanseníase (lepra);
- alienação mental;
- câncer (neoplasia maligna);
- cegueira;
- paralisia irreversível e incapacitante;
- cardiopatia grave;
- mal de Parkinson;
- espondiloartrose anquilosante;
- nefropatia grave;
- estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
- Síndrome da Imunodeficiência Adquirida — AIDS;
- contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada; e
- hepatopatia grave.
Valor da aposentadoria por invalidez
Após a Reforma da Previdência em 2019, o cálculo para identificar o valor da aposentadoria ocorre da seguinte forma:
- Média de todos os salários desde 1994 ou a partir do momento em que começou a contribuir ao INSS;
- Dessa média, será pago 60% desse tempo de contribuição + 2% ao ano que passar de 20 anos de contribuição para homens e 15 para mulheres.
Todavia, caso a aposentadoria por invalidez seja concedida em decorrência de acidente do trabalho ou doença do trabalho, o trabalhador receberá 100% da média dos seus salários de contribuição.
Notícias Técnicas
As notas técnicas n.12/2024 e 13/2024 foram publicadas no DEJT de 8/11
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Os criminosos se fazem passar pelos sócios de um escritório de advocacia ao contatar clientes, via telefone ou WhatsApp
Medida visa salvaguardar direitos e garantias fundamentais
Notícias Empresariais
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Para a confederação do comércio, 2025 será “mais desafiador” no setor diante da tendência de aperto monetário, pelo menos no primeiro semestre
O país amarga uma taxa de desemprego mais alta para a população negra, principalmente, para as mulheres negras
A medida vale para empresas que tenham iniciado suas operações antes da vigência da lei e que atendam a critérios de inovação e potencial de crescimento estabelecidos em regulamento
Quer trocar de contador e não sabe como funciona o processo? Vamos te orientar.
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)