O Senado Federal está avançando com a Reforma Tributária. A tão aguardada, e preocupante reforma trará alguns impactos para empresas vinculadas ao modelo tributário do Simples Nacional
Área do Cliente
Notícia
Imposto de Renda no eSocial, Reinf e DCTFWeb, o que muda em 2023?
O cronograma do eSocial já está todo implementado, contudo, ainda há mudanças relativas a substituições de exigências fiscais que os contribuintes devem estar alertas
O cronograma do eSocial já está todo implementado, contudo, ainda há mudanças relativas a substituições de exigências fiscais que os contribuintes devem estar alertas, como reclamatória trabalhista, Darf IRRF Folha, GRF e GRRF FGTS, DIRF, Darf Retenção das Notas Fiscais, Seguro-desemprego, Manad e DCTF.
“As quatro fases e os quatro grupos já estão completos, mas ainda há bastante novidade pela frente, que afeta o dia a dia nas empresas”, afirma a consultora em DP da SCI Sistemas Contábeis e articulista Portal ContNews, Jení Carla Fritzke Schülter.
Ao longo de 2023, haverá períodos importantes que requerem atenção e, por isso, fizemos um resumo para facilitar a preparação das empresas.
Apuração do IR na Folha
Sobre o IR na Folha, são três situações que o profissional não pode confundir:
– Pagamento de recibos – todo recibo possui uma data de pagamento: folha normal, férias, rescisão, folha complementar, adiantamento salarial, 13° e outros. Não importa quando a empresa paga, o que importa é a informação correta de acordo com a realidade.
– Apuração do IR – é sempre feito por regime de caixa, ou seja, sempre conforme o pagamento informado pela empresa. Tudo o que for pago dentro do mesmo mês de referência é utilizado na apuração de IR.
– Darf IR – os Darfs 0561 e 0588 devem sempre serem emitidos por referência de pagamento e vence no dia 20 do mês seguinte.
A especialista em DP, Jení Schülter, ressalta que o eSocial não realiza cálculos de IRRF e considera o valor que foi efetivamente retido pelo empregador, fazendo a totalização com base nas rubricas de retenção e na data de pagamento informada no S-1210. “O mesmo demonstrativo que informo no S-1200 nunca poderá ser enviado em dois eventos S-1210, então não posso pegar um demonstrativo e falar que paguei em duas vezes. O eSocial aceita, mas o IR naquele S-1200 será duplicado”, explica.
Março de 2023
No mês de março não há muita novidade no eSocial. A única mudança é o novo leiaute, pois a versão S-1.1 passa a ser obrigatória, mas isso que não tem muito impacto ao profissional do DP ou da contabilidade. “A partir de 20 de março se o sistema de folha não estiver enviando os eventos na versão S-1.1 eles serão recusados”, alerta Jení.
Além disso, é preciso entrar no radar o Rendimento Recebido Acumuladamente – RRA, um no do grupo do S-1200, tendo em vista que ele tem uma tributação de imposto de renda exclusiva e um cálculo diferenciado.
Maio de 2023
A partir de maio, quando houver imposto de renda retido do trabalho não haverá mais a necessidade de fazer a emissão do Darf pelo Sicalc e a DCTFWeb será alimentada pelo totalizador S-5012. “Fechada a folha da competência Maio, o sistema já vai gerar um Darf com os valores do imposto de renda a serem recolhidos em relação a esse rendimento do trabalho”, explica o auditor Fiscal do trabalho, João Paulo Machado.
Importante destacar que o Darf da DCTFWeb terá CP e IR e que os Darfs 0561 e 0588, emitidos pelo Sicalcweb, não serão mais válidos.
Setembro de 2023
A grande mudança em setembro é a entrada da série R-4000, novo bloco de informações da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf. Trata-se de retenções de PIS, Cofins, CSLL e IR sobre as notas fiscais. “Estamos falando aqui de notas, tanto para pessoas jurídicas como para pessoas físicas, que tenham retenção”, ressalta João Paulo.
Essa fase acontece apenas na Reinf, deixando de fora a DCTFWeb. A DCTF continua a receber as informações das retenções.
Janeiro 2024
Em janeiro, o Darf Retenções entra na DCTFWeb (necessário aguardar publicação de IN com o novo prazo). Portanto, ela finalmente substitui a DCTF para as retenções. Dessa forma, o Darf das retenções mensais passa a não valer. Contudo, é preciso ressaltar que o Darf das retenções diárias e decendiais ainda são objeto de análise pela equipe técnica. “A intenção é que o vencimento passe a ser todo o dia 20 do mês seguinte”, afirma Jení.
Há também a expectativa que, no início do ano que vem, a DIRF seja substituída pelo eSocial e a Reinf. Para isso acontecer, entretanto, ainda é necessário um novo leiaute do eSocial e um novo também da Reinf, que é esse que entra em vigência em setembro. “O novo leiaute do eSocial deverá implantar o evento S-1220. Ou será a versão 1.2 ou a 2.0”, diz a especialista em DP.
Notícias Técnicas
Mesmo com previsão de reduzir em 60% a alíquota da CBS e do IBS e garantia de não-cumulatividade, categoria vê medida com cautela, pois prestadores de serviço terão que escolher entre permanecer no Simples ou sair e arcar com carga tributária maior
Texto-base havia sido aprovado em agosto; projeto agora segue para o Senado, Casa em que tramita o PLP 68, que regulamenta a maior parte da reforma
Parceria visa intercâmbio de dados, desenvolvimento de pesquisas e ações conjuntas para promover condições justas e seguras no ambiente de trabalho
A decisão impactará processos semelhantes e envolve questões de constitucionalidade e valorização do magistério
Notícias Empresariais
O JSCP beneficia empresas de lucro real, reduzindo a carga tributária e incentivando o investimento.
Os prazos das operações com outorga de garantia variam entre 12 e 120 meses, incluindo uma carência mínima de 3 meses
Magistrada determinou devolução integral dos valores já pagos e fixou indenização aos consumidores
Medidas criadas para aumentar a segurança do meio de pagamento.
Curso é voltado a servidoras e empregadas públicas de estados e municípios. Alunas que se destacarem participarão de atividade presencial na Universidade Harvard, nos EUA
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam uma série de desafios que vão desde a gestão financeira até o cumprimento de obrigações fiscais e planejamento de crescimento
Este artigo explora técnicas práticas e estratégicas, ajudando a consolidar sua posição no mercado competitivo de contabilidade
Saiba como lidar quando o cliente pede redução de honorários: estratégias de negociação, análise de custos e como evitar cair na armadilha de competir por preço. Garanta a valorização do seu trabalho!
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu palestra intitulada ‘Pilares e Ações Estruturantes – Gestão 2024/2025’ para todos os presentes no Plenário da Casa, durante a 73ª Reunião Extraordinária, realizada na quinta-feira, dia 4 de janeiro, em Brasília/DF
Transforme sua carreira e amplie suas receita ao se tornar um franqueado da Omie; faturamento pode chegar até R$1,5 milhão anual.