Lote é formado por 221 mil restituições, distribuídas entre contribuintes prioritários e não prioritários; o valor total do crédito é de R$ 558,8 milhões
Área do Cliente
Notícia
Ministério da Fazenda institui o programa FAZ GRCI para a modernização e integração da Gestão de Riscos
Iniciativa será desenvolvida pelos órgãos e entidades da pasta e permitirá uma visão consolidada
OComitê de Gestão de Riscos e Controles Internos do Ministério da Fazenda (MF) aprovou em 6 de agosto passado a criação do FAZ GRCI. O programa consiste em um conjunto de 31 ações estruturantes voltadas à modernização e à integração da gestão de riscos no Ministério da Fazenda. Segundo Dany Andrey Secco, chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério e presidente do Comitê, trata-se de uma iniciativa que será desenvolvida pelos órgãos e entidades da pasta e permitirá uma visão consolidada para a gestão de riscos, sem comprometer as avaliações individualizadas que cada área poderá fazer para abarcar seus riscos específicos.
A implantação da gestão de riscos e controles internos exige uma abordagem multifacetada que inclua os desafios culturais, estruturais, processuais e tecnológicos. No caso do Ministério da Fazenda, a pluralidade de órgãos que o compõe torna essa implantação particularmente desafiadora. Cada órgão e entidade possui sua própria estrutura, cultura, processos e objetivos, o que torna a tarefa de integrar uma gestão de riscos uniforme e eficaz ainda mais complexa.
O Comitê
Para enfrentar esses desafios, é essencial estabelecer uma governança sólida e um Sistema de Gestão de Riscos e Controle Interno efetivo. Com esse objetivo, em março de 2024, o Ministério da Fazenda instituiu o Sistema de Gestão de Riscos e Controle Interno e a Política Geral de Gestão de Riscos e Controle Interno, por meio da Portaria MF n° 376/2024.
Em seguida, aprovou a estrutura de governança de riscos e controles com a criação do Comitê de Gestão de Riscos e Controle Interno, por meio da Portaria MF nº 892/2024, consolidando assim a base necessária para uma gestão de riscos integrada.
Para viabilizar a implementação da gestão de riscos e dos controles internos em todo o Ministério, foi estruturado o Programa FAZ GRCI (Atas e Resoluções do CGRCI) com 31 ações estruturantes, distribuídas em seis eixos de atuação, cobrindo as diversas capacidades necessárias para uma gestão de riscos.
Segundo Dany Secco, o FAZ GRCI também promoverá a análise de riscos nos níveis estratégico, tático e operacional, de modo a fortalecer as bases para as tomadas de decisões nos diversos níveis da organização.
A implementação das ações será realizada ao longo de 2024, 2025 e 2026. Para este ano, as principais entregas previstas são o Guia Referencial de Gestão Integral de Riscos, o Plano de Gestão de Riscos, o Guia Metodológico de Gerenciamento de Riscos e a Declaração de Apetite a Riscos do Ministério da Fazenda. Esses documentos serão os instrumentos que permitirão iniciar o primeiro ciclo de gerenciamento de riscos integrado do Ministério da Fazenda.
Durante cada ciclo, ocorrerá a revisão, melhoria e instituição dos controles internos necessários à mitigação dos riscos elencados.
Com essa iniciativa, o Ministério da Fazenda busca assegurar a perenidade da gestão de riscos, aprimorar a maturidade e a integração entre seus órgãos, no que tange ao tema, e proteger e maximizar o valor público.
O FAZ GRCI reflete o compromisso do Ministério para garantir a institucionalização, transparência, eficácia e promoção da cultura de gestão de riscos e controles internos em todo o Órgão.
Notícias Técnicas
Para os beneficiários que se aposentaram a partir de junho deste ano, o 13º salário será creditado em parcela única junto com o benefício
Até o dia 20 de novembro, 87.289 pessoas compareceram ao INSS com a mesma finalidade. O prazo para inscrição ou atualização no CadÚnico é de 30 dias após o pedido de desbloqueio. Se não houver atualização dos dados o benefício será suspenso automaticamente
O recolhimento nos dez primeiros meses de 2024 chegou a R$ 2,182 trilhões, informou a equipe do Fisco em coletiva realizada nesta quinta-feira (21/11)
Para a SDI-2, a situação já estava consolidada, e a alteração não se justificava
Notícias Empresariais
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Relatório divulgado nesta quinta-feira (21) sinaliza que o financiamento à economia real voltou a acelerar
MTE lidera discussões com instituições financeiras, órgãos de governo e entidades do terceiro setor para fortalecer o PNMPO
Para a 7ª Turma, o problema afeta toda a comunidade
Linhas de crédito com juros baixo é um dos pontos positivos para o Microempreendedor, entender quais são esses créditos e como eles funcionam é fundamental para o empreendedor
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)