Pagamento inicia no dia 17 de fevereiro para trabalhadores das iniciativas pública e privada que atendem ao requisito do programa
Área do Cliente
Notícia
Entenda a implementação do MIT e prazo para substituição da DCTF
Mudança no prazo de entrega pode ser adiada após pedidos do setor contábil
A Receita Federal havia decretado, desde o ano passado, o fim da Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) e sua substituição pelo Módulo de Inclusão de Tributos (MIT), integrado à plataforma DCTFWeb, a partir de janeiro de 2025.
Contudo, devido a solicitações de entidades contábeis, como o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Receita emitiu um comunicado na última quinta-feira (30) afirmando que está avaliando a possibilidade de prorrogar os prazos para a implementação dessas mudanças.A transição para o MIT levantou questões críticas entre os profissionais da contabilidade, especialmente relacionadas ao curto prazo para adaptação e à complexidade do treinamento necessário.
Entenda o MIT
O MIT funcionará como um novo canal de escrituração digital, semelhante ao eSocial e à Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). Ele permitirá o registro unificado e simplificado de diversos tributos federais.
Após a inserção das informações no MIT, estas serão automaticamente vinculadas à DCTFWeb, que servirá como instrumento para formalizar a confissão das dívidas tributárias.
O objetivo principal do MIT é centralizar e integrar a declaração de tributos como o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) , a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) , o Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) , entre outros.
Além disso, o MIT complementará informações provenientes de sistemas já utilizados pelos contadores, como o eSocial, a EFD-Reinf e o Sistema de Escrituração das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (Sero).
Essa integração visa tornar o processo mais prático, reduzindo a duplicidade de informações e proporcionando maior clareza para os contribuintes.
Tributos que serão apresentados no MIT
De acordo com a Instrução Normativa nº 2.237/2024, que extingue a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF) mensal, o MIT abrangerá os seguintes tributos federais:
- Contribuição Social sobre apostas de quota fixa
- Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ)
- Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF)
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Programa de Integração Social/Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP)
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins)
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF)
- Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre combustíveis
- Cide sobre remessas ao exterior
- Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine)
Benefícios esperados
A implementação do MIT promete facilitar a rotina dos profissionais de contabilidade e reduzir inconsistências nas declarações fiscais. Ao centralizar as informações tributárias em uma única plataforma digital, espera-se uma diminuição de erros e maior segurança no cumprimento das obrigações tributárias.
Além disso, a integração com sistemas já existentes busca otimizar o processo de escrituração fiscal, proporcionando uma experiência mais eficiente para os contribuintes.
Prorrogação
Em resposta a solicitações do setor contábil, a Receita Federal do Brasil anunciou que está reavaliando os prazos estabelecidos para a implementação do Módulo de Inclusão de Tributos (MIT) e as atualizações na plataforma DCTFWeb. A conselheira do CFC, Angela Dantas, destacou que os prazos apertados coincidem com o período de alta demanda no setor, o que poderia comprometer tanto a qualidade quanto a eficácia na entrega das obrigações tributárias. "A implementação acelerada sem um período adequado para preparação e treinamento pode resultar em falhas na execução das novas obrigações", explicou Dantas.
Diante das solicitações para revisão dos prazos, a Receita Federal emitiu um comunicado considerando a possibilidade de estender os períodos para adaptação às novas diretrizes, porém, até o momento, ainda não foi divulgada uma decisão oficial sobre a prorrogação do prazo.
Com informações do CFC
Notícias Técnicas
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) garante uma série de benefícios para milhões de brasileiros, como aposentadorias, pensões e auxílios. E por falar nisso, dessa vez iremos tratar de um pacotão de 2 viradas do órgão do Governo Federal
Afirmação é da ministra Esther Dweck
O próprio boleto trará um QR Code para uso do Pix. Boleto dinâmico permitirá alteração do beneficiário. Mudanças garantem mais segurança e agilidade aos pagamentos.
Mudança no prazo de entrega pode ser adiada após pedidos do setor contábil
Notícias Empresariais
'É muito provável que mais adiante o Brasil seja alvo das tarifas americanas', diz o economista Otaviano Canuto, ex-vice-presidente do Banco Mundial
O programa da CNI e do Sebrae está com chamada aberta até o dia 4 de fevereiro
Em fevereiro de 2024, a cotação do tipo arábica estava precificada em R$ 1.014,93, mas os valores subiram para R$ 2.565,86 neste mês
Alta no preço dos alimentos preocupa o governo há semanas; Lula voltou a dizer que quer debater com setores inflação específica em itens como carnes e óleo de soja.
Juros e carga tributária lideraram lista dos principais problemas. Em janeiro, confiança dos pequenos empresários caiu para o menor nível desde junho de 2020
Notícias Estaduais
No dia 14 de outubro de 2021, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP)..
A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.
Será possível parcelar em até 60 meses débitos de ICMS, com desconto de até 40% em juros e multas
Acesso ao microcrédito, orientação para microempresa e Micro Empreendedor Individual (MEI), cursos, orientação para o protocolo digital de processos de registro de empresas, e manutenção preventiva de equipamentos, fiscalização e legislação. Esses são alguns serviços que constam no convênio firmado entre o Governo do Estado e o Sebrae, nesta sexta-feira (28).
A Receita Federal notificará 1.070 contribuintes no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia e Pará para explicar declarações de despesas de alto valor no Imposto de Renda. No Amazonas são 281 contribuintes. A Receita não informou os valores.
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional