Área do Cliente

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Área do Cliente

Notícia

Secretaria do Tesouro Nacional orienta municípios sobre uso e benefícios do sistema Cauc

Oficina durante Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas mostrou como regularizar pendências para viabilizar transferências de recursos federais

Representantes de municípios que participaram do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025, em Brasília, receberam nesta quinta-feira (13/2) orientações sobre o funcionamento do Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (Cauc), que vai oferecer mais sete itens a partir da próxima segunda-feira (17/2). Dessa forma, o sistema vai abranger um total de 26 dos 34 requisitos exigidos para que os municípios comprovem sua regularidade fiscal com órgãos federais, a fim de viabilizar transferências voluntárias de recursos da União.

Em oficina com o tema “Regularizando o Cauc”, o auditor de Finanças e Controle Diego Rodrigues Boente, da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, explicou que, para o governo federal realizar transferências voluntárias de recursos aos municípios, é necessário haver um convênio e que são exigidos diversos requisitos, de acordo com a legislação vigente. Hoje, são 34 os requisitos que os municípios têm de cumprir para que sejam possíveis as transferências voluntárias aos entes da Federação.

O Cauc já verifica 19 desses 34 requisitos e passará a cobrir mais sete deles na próxima segunda-feira. “A grande vantagem é a simplificação do processo”, salientou Diego Boente, lembrando que o uso do sistema pelos gestores municipais “não é obrigatório”.

Benefícios

Boente destacou que o sistema traz benefícios aos municípios, pois no Cauc é possível ver detalhamentos sobre pendências e orientações sobre como resolvê-las. As vantagens, segundo ele, incluem acesso centralizado às informações, agilidade na análise de requisitos fiscais, transparência e accountability (responsabilidade) na gestão pública.

Ele frisou que o Cauc reflete os dados da data de consulta, de acordo com as informações apresentadas ao órgão de origem até o dia anterior a essa consulta. Por isso, não é possível obter um extrato histórico de situações anteriores.

O auditor lembrou que o sistema é “um espelho dos órgãos de origem” e que não é responsável por negativar os municípios, quando esses não cumprem alguma exigência. Portanto, quando o contador notar alguma pendência, deve procurar o órgão responsável para regularizar a situação. “No dia seguinte à regularização, o Cauc apresentará um extrato do município com os itens comprovados. É preciso sempre pensar nessa questão do timing e observar os prazos”, destacou.

Simplificação

O objetivo da Secretaria do Tesouro Nacional é cada vez mais fortalecer o Cauc para simplificar e facilitar o processo de transferências voluntárias. “Meu sonho é que a gente consiga fazer os 34 requisitos fiscais dentro do Cauc”, afirmou o auditor.

Boente acrescentou que não é necessário realizar cadastro prévio no sistema do Cauc. “Qualquer cidadão pode realizar uma consulta nesse sistema para verificar o cumprimento de requisitos fiscais pelo seu município”, explicou.

Encontro

O Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 começou na terça e terminou nessa quinta-feira. O evento foi coordenado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI/PR) e correalizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM).

A iniciativa teve apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além do patrocínio dos Correios, Sebrae, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e as parcerias institucionais do Serpro e da Petrobras. O objetivo do Encontro foi fortalecer o pacto federativo e ampliar e acelerar a participação dos municípios em programas e ações do Governo Federal.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Fevereiro/2025
D S T Q Q S S
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
232425262728

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Brasil é o segundo país em que certificação de planejador financeiro mais cresceu em 2024

O Brasil registrou o segundo maior crescimento absoluto de profissionais com certificação de planejador financeiro (Certified Financial Planner, na sigla em inglês), mais conhecida como CFP, em 2024. Foram formados 1.255 novos planejadores no último ano no país, totalizando 10.634 especialistas, conforme dados da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar). A alta anual nacional foi de 13,4%.

19/02/2025

Notícias Estaduais

Notícias Melhores